quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Escola Nossa Senhora da Guia realiza projetos culturais com seus alunos

 

A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, localizada no Trapiche da Barra, realizou a culminância dos projetos Ciranda das Parlendas, Turma da Mônica e Vinícius de Moraes com os alunos da educação Infantil. Na ocasião, toda comunidade escolar participou das apresentações realizadas pelos alunos no pátio da escola. Durante três meses, cerca de 100 crianças trabalharam os projetos na sala de aula com pinturas, quadrinhos infantis, construção de maquetes e vídeos, além de livros sobre os assuntos.

De acordo com a diretora da escola, Andréa Regina Tenório, a ideia de trabalhar os projetos com os alunos foi de fazer com que eles possam aprender brincando parte de nossa cultura. “Eles demonstraram muito interesse. Trabalhamos os projetos incentivando a criatividade, ampliando o universo cultural do aluno”, afirmou a diretora.
   
O projeto Ciranda das parlendas foi criado em situações de aprendizagem nas quais os alunos interagiram de forma lúdica a diversidade da cultura, resgatando dessa forma, as tradições e o saber popular. São pequenos versinhos com palavras que rimam entre si proporcionando divertimento e aprendizado.

Neste projeto, que teve a frente as professoras Jaqueline Pereira, Maria Goretti e Luíza Justino, foi elaborado um livro, uma maquete e trabalhos com massa de modelar. Ao final, houve uma apresentação de poesias para os pais que estavam presentes. 
  
 O projeto Turma da Mônica teve como objetivo desenvolver trabalho com os seus personagens associando os temas com o dia a dia das crianças. Foi incentivado, por exemplo, a criatividade e a reflexão sobre a família, higiene, alimentação saudável e as diferenças entre pessoas, ampliando o universo cultural do aluno. A professora responsável pelo projeto foi Patrícia Agra.

Já o projeto Vinícius de Moraes, que teve como responsável a professora Flávia Miranda, teve como objetivo levar os alunos a pesquisar um pouco a vida e a obra de um dos grandes poetas da literatura brasileira. Na ocasião foi possível despertar nas crianças o prazer de ler e escrever, e, consequentemente torná-los leitores e produtores de textos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escola Municipal Brandão Lima realiza VII Jogos Estudantis

Foto: Roberto Lopes

A Escola Municipal Padre Brandão Lima iniciou nesta terça-feira (30), no Ginásio Tenente Madalena, os VII Jogos Estudantis, que este ano teve como tema construindo valores através do esporte. Alunos da educação infantil até o 5º ano, participam de jogos como queimado (para as meninas) e futebol de salão (para os meninos).

A abertura dos jogos contou com a presença de professores, coordenadores e pais de alunos que acompanharam o desfile dos atletas, a execução dos hinos do Brasil, de Alagoas e de Maceió, além de uma apresentação artística e o juramento do atleta, feito por todos os alunos que irão participar dos jogos.

De acordo com a diretora da escola, Jeane Mendonça, a ideia do tema construindo valores através do esporte tem como objetivo, incentivar a participação do estudante através de uma perspectiva de cooperação e não de competição. “Trabalhamos nas aulas de educação física o esporte como cooperativos estimulando a participação de todos, mesmo aqueles que não possuem habilidade para o esporte”, afirmou.

Já a vice-diretora da escola, Luzia Rodrigues, destacou a ligação dos jogos cooperativos e a paz. “Quando trabalhamos nesta perspectiva de cooperação estamos respeitando os limites de cada criança e consequentemente valorizando a paz em todo os seus sentidos”, disse.

Durante toda semana, os alunos da escola participarão de jogos que estimula à socialização e o fortalecimento da cidadania. Para o aluno Matias Fabiano, 10 anos de idade, cursando o 5º ano, os jogos estimulam a convivência com os outros colegas da escola. “Estar aqui é muito emocionante. É um momento feliz participar destes jogos com meus amigos”, disse.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Centro de Educação Infantil Elza Lira realiza desfile pelas ruas do Benedito Bentes

 

Dando continuidade ao projeto Mundo da Literatura Infantil, os alunos da Centro de Educação Infantil Elza Lira, localizada no conjunto Selma Bandeira, Benedito Bentes II, realizaram um desfile pelas ruas do bairro. O desfile aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) e contou com a animação da Banda da escola municipal Luiz Pedro.

O projeto idealizado pelos professores da escola, partiu do interesse de resgatar para a comunidade o hábito da leitura. Ao todo são cerca de 180 alunos que trabalharam o tema na sala de aula como contação de história, dramatização e teatro.

O desfile escolar foi considerado o ponto alto de todo trabalho desenvolvido na sala de aula. De acordo com a diretora da escola, Carmem Lúcia Couto, durante as últimas semanas, os alunos trabalharam o tema na escola. “Pesquisamos escritores de nossa literatura infantil, como Monteiro Lobato, Maurício der Souza e Ziraldo”, afirmou.


O tema central do desfile foi o Mundo da Literatura Infantil e foi dividido em vários pelotões: Turma da Mônica, Sítio do Pica-pau Amarelo e Menino Maluquinho. Além desses, a escola trabalhou histórias infantis como Cachinhos Dourado, Festa no Céu e a Cigarra e a Formiga.

Vestidos com indumentárias temáticas que representavam personagens da literatura infantil, os alunos percorreram a avenida e ruas do conjunto distribuindo sorrisos e aguçando a imaginação dos moradores que assistiam ao desfile

O aluno Harlen de Souza, 9 anos de idade, falou da satisfação de desfilar pelas ruas do seu bairro. “A professora contou histórias para gente na sala de aula e desfilar esta sendo muito legal. Nossa roupa foi feita aqui mesmo na escola”, disse Harlen que estava desfilando na ala da Festa no Céu.

O desfile contou com o apoio da Polícia Militar e da Escola Municipal Luiz Pedro, além dos pais dos alunos e funcionários da escola. Na próxima semana, o Centro de Educação Infantil Elza Lira realizará um café literário com os alunos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maceió vai realizar licitação para 13 novas unidades de ensino


Foto: Mauro Fabiani

Coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa Conceição



O município fará licitação para 13 novas unidades de ensino na rede oficial de Maceió. Para isso, foram publicados no Diário Oficial (DOM) os avisos de licitação das novas creches, cujas ofertas serão apresentadas nos dias 5, 6 e 7 de novembro. A chefe de gabinete da secretaria municipal de Educação (Semed) e coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa Conceição, explica que a meta é aumentar o número de escolas do município em 20 unidades e 2013.

De acordo com Josefa, o aumento deve ampliar o atendimento de crianças em pelo menos 18%. “Hoje, temos cerca de 3mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da capital e o governo federal tem um planejamento para aumentar ano a ano”, explica ela. Josefa Conceição acrescenta que esse índice pode até aumentar. “Vai depender da necessidade da comunidade e decisão da gestão da escola”, acrescenta a chefe de gabinete.

Para cada escola entrar em funcionamento, ela precisa de, pelo menos, 35 profissionais. Esse é o impacto que deve ser analisado pela gestão, levando em consideração questões como salários, estrutura e até mesmo a possibilidade de realização de concurso público. “ uma demanda real e concreta, que precisa ser atendida até o ano de 2020, conforme planejamento do governo federal, através do programa Cidade Educar”, declara Josefa Conceição.

O governo federal disponibilizou 59 centros de educação. Dentro desse número, o município conseguiu 24 terrenos, dos quais serão licitados os 13 no início de novembro. O processo ocorrerá durante três dias por se tratar de lotes grandes e com especificidades próprias para cada construtora. As novas creches serão construídas em alvenaria, atendendo a padrões definidos pelo Ministério da Educação (MEC), cada uma das quais com, no mínimo, 2.400m².

Os editais de licitação indicam que todas as creches a serem construídas serão localizadas na parte alta da cidade. “Isso porque a grande demanda para novas vagas na rede fica em bairros distantes”, complementa Josefa Conceição, como Benedito Bentes, Riacho Doce e Guaxuma, entre outros.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Encerramento da Semana da Criança na Creche Lidolfo Collor

Fotos: Fabiana Santos



A Creche Escola Municipal Lidolfo Collor, realizou nesta quinta-feira (11), o encerramento das atividades da Semana da Criança. A unidade escolar proporcionou para as crianças momentos de descontração, com a apresentação do palhaço Atchim e do grupo de dança da Escola Estadual Edson Bernardes, além de brincadeiras, lanches e brindes para criançada.
A temática escolhida pelos alunos para este ano letivo foi o Circo, de acordo com a diretora Walkíria Belo, o tema estava sendo trabalhado na sala de aula, e na Semana da Criança foi realizado a culminância do projeto. "Os alunos aprenderam sobre a história do circo e seus personagens, brincadeiras, malabarismo. E durante toda essa semana  puderam colocar em prática o que aprenderam em sala", afirma ela.
Walkíria Belo, enfatiza ainda, "a escola esta sempre realizando atividades lúdicas nas datas comemorativas, é importante para interagir com os alunos, e estimular a participação dos pais no dia a dia da escola. Eles participam das atividades escolares dos seus filhos, e também presenciam o trabalho que a escola, com seus professores, coordenadores, diretores e colaboradores desenvolvem com os alunos", afirma ela.
A Cheche Escola Municipal Lidolfo Collor, esta localizada no Vergel do Lago, e atualmente atende 130 alunos da região, nos turno da manhã e tarde.

Brinquedos, doces e palhaço fizeram a alegria das crianças na escola Gerusa Costa


 Foto: Janaína Farias


O dia das crianças na escola Gerusa Costa, no Jacintinho foi muito especial. Brincadeiras, doces e brinquedos fizeram a alegria das crianças que não escondiam no rostinho o brilho da felicidade. A festa teve ainda direito a palhaço e sessão de cinema. Os pais também participaram e caíram na brincadeira.

“É muito bom a gente ganhar presente, e brincar o dia todo”, define o momento a aluna do 3º ano, Renata Conceição da Silva de 8 anos. “A festa com palhaço e brincadeira é muito melhor ”, diz ela.  Lourdes Maria da Silva, mãe de Marcone José da Silva, frisou que está sempre presente em todas as festas realizadas pela escola e que se sente como uma criança quando vê seu filho se divertindo, “ Me torno uma criança participando dessa festa linda”, afirma emocionada.

A diretora da escola, Maria de Jesus Leal disse que todo ano se empenha para a realização da semana das crianças. A proposta, segundo ela, é fazer cada ano melhor do que o outro, ela reforça ainda o apoio dos profissionais que estão dia a dia trabalhando para tornar o serviço de qualidade.


Durante a semana toda foram realizadas diversas atividades como recreação e jogos internos. A cada fim de aula as crianças receberam guloseimas como algodão doce, pipoca, churros e picolé. A turma do 4º e 5º anos por serem maiorzinhos tiveram direito a sessão de cinema, cerca de 180 crianças assistiram a era do gelo 4, um filme bastante emocionante que prendeu a atenção da criançada.