segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica movimenta escolas da rede

Texto/Foto: Adriana Cirqueira
 

Começa hoje (28) e segue até sexta-feira (01) a Semana Pedagógica 2013 com o tema "Escola: espaço de construção coletiva". A semana pedagógica movimenta todas as escolas da rede municipal de ensino, com reuniões de professores, coordenadores e diretores que recebem a visita dos técnicos da secretaria Municipal de Educação (Semed) para orientar e acompanhar o processo.

Na última quinta-feira (24) os diretores e coordenadores receberam a agenda pedagógica 2013, em uma reunião com a diretoria Geral de Ensino (Digen) e o diretoria de Gerenciamento Escolar (DGE). A agenda visa orientar os profissionais educadores sobre o planejamento e temáticas para o ano letivo.

Na Escola de Educação Infantil Mascarenhas de Moraes, 12 (doze) professores se reuniram com a direção e a coordenação para traçar as metas e planejar o calendário de atividades e ações para 2013. Segundo Gilvania Ferreira de Moraes, diretora da escola, o planejamento é essencial para a organização das escolas e a otimização do trabalho. "Os professores precisam se organizar e planejar suas atividades em conjunto. Devem estar preparados para as mudanças que precisamos implementar visando a melhoria no aprendizado do aluno", explicou Gilvania.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Semed reúne diretores para construção de semana pedagógica

Texto:Janaina Farias
Foto: Mauro Fabiani


Os departamentos de Diretoria Geral de Ensino (Digen) e de Gerenciamento Escolar (DGE) da secretaria municipal de Educação (Semed) reuniu diretores e coordenadores pedagógicos para sua primeira reunião de 2013, nesta quinta-feira (24), no auditório Professor Paulo Freire. O objetivo da reunião foi apresentar a portaria de nº06 de janeiro de 2013 que trata da semana pedagógica prevista para acontecer entre os dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro conforme o calendário escolar.

Na oportunidade, também foi entregue a agenda pedagógica 2013, que contém informações e orientações acerca de uma pauta unificada para a rede municipal de ensino. A agenda traz um roteiro que estabelece atividades, ações e temas a serem abordados pelas escolas durante o ano letivo. Para a construção da semana pedagógica os educadores receberam orientações em diferentes níveis e modalidade de ensino, a exemplo do planejamento da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Foram sugeridos temas comuns a todas as unidades de ensino como por exemplo, o índice da educação básica (Ideb), distorção de idade série, alunos faltosos, avaliação, planejamento, projeto politico pedagógico e regimento escolar. E outros temas apresentados pela Digen como educação ambiental, diversidade e educação inclusiva.

Na reunião ficou acordado que cada escola deve organizar sua semana pedagógica, durante o período estabelecido, principalmente aquelas que concluíram o ano letivo de dezembro de 2012 . “Para isso, elas terão cinco dias para estudar e planejar”, frisa a diretora geral de ensino, Sônia Moraes. E para aquelas que ainda não concluíram o ano letivo de 2012, sua semana pedagógica deverá acontecer na primeira semana pós-férias considerando as orientações da agenda pedagógica 2013.

As escolas terão até o dia 08 de fevereiro para entregarem esse planejamento à diretoria Geral de Ensino. Durante toda a semana técnicos da Digen e DGE estarão visitando as unidades escolares para assegurar a construção coletiva da proposta pedagogia.

A diretora Geral de Ensino, Sônia Moraes, argumenta que é de extrema importância que as escolas iniciem o ano letivo de forma já organizada, para o seu bom funcionamento é fundamental o planejamento. Dessa forma, o professor pode optar pelo caminho mais adequado para alcançar seus objetivos”, ressalta a diretora que destacou a presença dos educadores na reunião onde demostraram credibilidade à equipe, bem como a vontade de reorganizar a rede municipal de ensino para os próximos anos.

Secretária se reúne com representantes do Sinteal e do conselho

Texto:Adriana Cirqueira
Foto:Mauro Fabiani



A secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) na tarde da última quarta-feira (23) para sua primeira reunião. No início da semana a secretaria e sua equipe já havia se reunido com o Sindicato dos Funcionários da Prefeitura (Sindispref) e com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).



Secretária visita terrenos doados para construção de creches

Texto/Foto: Janaína Farias




Na última quarta-feira(23) a secretaria Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, conheceu alguns dos terrenos que foram doados para a construção de creches. A visita teve a participação de técnicos do setor de Engenharia e do Planejamento da Semed. A diretora de Gerenciamento Escolar, Maria José Pereira, também esteve com a equipe que vistoriou ao todo oito terrenos localizados no Conjunto Benedito Bentes. Nos locais serão construídos futuros centros de educação infantil possibilitando mais acesso da comunidade á educação.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Professores das redes públicas tem oportunidade de formação superior gratuita


Texto: Adriana Cirqueira
A Diretoria de Gerenciamento de Ensino (Digen) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comunica que a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está com as inscrições abertas para o vestibular 2013 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 560 (quinhetos e sessenta) vagas para candidatos do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Pública inscritos na Plataforma Freire. 

O vestibular da Universidade Aberta do Brasil da UFAL para cursos de graduação à distância oferece 900 (novecentas) vagas, divididas para demanda da Plataforma Paulo Freire e Demanda Social (aberta a comunidade), distribuídas para os cursos de Sistemas de Informação, Física Licenciatura, Letras Espanhol, Ciências Sociais, Pedagogia e Geografia. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de fevereiro, pelo site www.copeve.ufal.br. Será exigida a comprovação do ensino médio e uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. As provas estão previstas para o dia 17 de março e os resultados para o dia 17 de abril.

Das vagas oferecidas, 600 (seiscentas são para o primeiro semestre e 300 (trezentas) para o segundo semestre. Os municípios contemplados no processo seletivo são: Maceió, Arapiraca, Maragogi, Olho Dágua das Flores, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Para saber mais sobre os cursos e seus respectivos pólos, o interessado deve ler o edital. 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2005, é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração pública. Todos os cursos são válidos e reconhecidos pelo MEC.

Os cursos são na modalidade a distância, semi presenciais. Assim, existem momentos em que os alunos devem necessariamente comparecer ao pólo para participarem das aulas presenciais ou através do sistema de vídeo conferência com comunicação em tempo real, grupos de estudos para resolução de exercícios e tarefas, realização de provas, sendo que todas as atividades são acompanhadas por professores tutores especialistas em cada área de atuação. O estados e os múnicípios devem disponibilizar e dotar os pólos presenciais de bibliotecas, laboratórios pedagógicos e de informática, tutores presenciais para atendimento e sala para videoconferência.

Matrícula

Além de uma foto 3x4, os documentos necessários para matrícula (originais e duas fotocópias para serem autenticadas no ato), são: 
1. Documento Oficial de Identidade;
2. CPF;
3. Título de Eleitor;
4. Comprovante de votação na última eleição;
5. Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, caso seja candidato do sexo masculino com mais de 18 anos;
6. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Curso Superior devidamente registrado;
7. Para candidatos do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Pública inscrito na Plataforma Freire, será exigido cópia autenticada do Contra-Cheque ou Declaração, expedida pela Secretaria Estadual de Educação ou Secretarias Municipal de Educação, indicando que o candidato é professor.

O conteúdo programático das provas e demais informações podem ser obtidas no edital, disponível em http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=163


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Semed divulga calendário escolar para ano letivo de 2013



Texto: Janaína Farias

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou no D.O.M (Diário Oficial do Município) desta segunda-feira (21), a portaria de nº 06 de 16 de janeiro de 2013, que estabelece o calendário escolar para o ano letivo de 2013. O documento traz orientações e define diretrizes que nortearão as atividades escolares da rede municipal de ensino durante o ano todo. O cronograma prevê carga horária mínima de 190 dias letivos para a educação infantil e 200 dias para o ensino fundamental totalizando 800 horas de trabalho.

Com oito artigos o documento que regulamenta a construção do calendário em sua forma e conteúdo devendo levar em consideração critérios como legenda; feriados; jornada escolar; horário das aulas; divisão das unidades; reunião de pais e mestres; conselho de classe; dias destinados a planejamento e outras necessidades da escola; dias destinados a recuperação final.

Orienta ainda a duração da jornada escolar diária e a quantidade de dias letivos e carga horária. Além de estabelecer a obrigatoriedade dessas orientações na elaboração do calendário escolar, como por exemplo, elaborar um calendário por etapa ou modalidade de ensino por turno quando houver diferença na carga horária como o 6º ao 9º ano diurno e noturno, além de seguir a uniformidade do regimento para que não haja divergência nos formatos, cores e ausência de informações.

Cada escola ao encaminhar seu calendário deve se certificar que nele conste o carimbo e a assinatura do diretor da escola, do presidente e/ou vice-presidente do conselho escolar. O período estabelecido para a entrega do documento é de 18 a 22 de fevereiro. O dia de combate a exploração infantil comemorado internacionalmente no dia 12 de julho deve estar incluído no calendário e as escolas devem promover uma ampla divulgação com pais, alunos e comunidade sobre a importância do dia.

O documento diz ainda que as escolas só poderão suspender as aulas em caso excepcional, onde a situação justifique tal medida, devendo repor as horas e dias letivos não trabalhados. Em todo caso, as escolas que necessitam ter seu calendário escolar alterado e/ou adequado durante o ano letivo, deverão encaminhar a Coordenação de Normas e Legislação (CNL) um novo, contendo o registro de mudanças e justificando as alterações propostas.

Foto: Mauro Fabiani
 Maria José Pereira, diretora de Gerenciamento Escolar

A diretora de Gerenciamento Escolar, Maria José Pereira, frisa que o não cumprimento desta portaria implica na apuração de responsabilidades, segundo o art.5º. A diretora ressalta ainda que o documento completo contendo informações e descrição das normas está disponível no site do diário municipal de Maceió pelo endereço http://maceio.id5.com.br/diario_oficial/

  Texto: Janaina Farias

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rede municipal de ensino dá inicio as matriculas de alunos novos

Texto: Janaína Farias
Foto: Mauro Fabiani

Começa hoje (21) e vai até sexta-feira (25) a matrículas para novos alunos da rede municipal de ensino de Maceió. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é matricular cerca de 10 mil novos alunos na educação infantil e ensino fundamental. O ano letivo para 2013 está previsto para começar no dia 04 de fevereiro.

De 07 a 11 de janeiro foi o período destinado a matriculas de alunos removidos entre a rede municipal. As matrículas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ser feitas em qualquer época do ano letivo, nos três turnos. Para os alunos que já estudam na rede municipal a renovação da matricula foi automática.

A Diretora de Gerenciamento Escolar, (DGE) Maria José Pereira, orienta aos pais ou responsáveis pelos alunos que no ato da matricula são necessários alguns documentos como: registro de nascimento ou casamento; cartão de vacinação para criança até sete anos de idade; comprovante de residência; cartão do programa Bolsa Família (caso possua); duas fotos 3x4; declaração ou histórico escolar para matriculas a partir do 2º ano do ensino fundamental.

A coordenadora da Comissão de Matrículas da Semed, Kay Guimarães, ressaltou que é superimportante que os alunos não percam o prazo e destacou que aqueles que não conseguirem a vaga devem se dirigir á secretaria para que a comissão possa encaminhá-lo para uma unidade escolar.


Quantitativo de vagas nas escolas

De acordo com a coordenadora, a comissão de matricula possui um documento com o número de vagas nas unidades escolares por regiões administrativas. “Esse documento indica o número de vagas que estão sendo ofertadas nas escolas por período. Estamos trabalhando no sistema de parcerias com as escolas que nos informam as demandas de vagas”, salienta ela.

Na região administrativa 1 estão sendo destinadas cerca de 400 vagas do 1º ao 5º ano. Na região administrativa 2, no CAIC Francisco Melo são 140 vagas para crianças de 3 a 5 anos, já na escola Rui Palmeira foram destinadas 210 vagas para o ensino fundamental. Na 3ª região administrativa sobram 200 vagas de ensino fundamental para a escola Radialista Edécio Lopes, com correção de fluxo para alunos com distorção de idade/ano.

Na região administrativa 4, 115 vagas de ensino fundamental para a escola Zilka de Oliveira e 140 vagas de educação infantil para escola Braga Neto.
Na região administrativa 5 há disponibilidades de 280 vagas para a escola Lenilton Alves no ensino fundamental e 50 Vagas para a educação infantil na escola Ruth Quintela. Na 6ª região 45 vagas de berçário e educação infantil para as escolas Heloísa de Gusmão e Maria Ivone. Na escola Petrônio Viana 120 vagas para ensino fundamental e 170 vagas também de ensino fundamental para a escola Cecília Carnaúba.

Na 7ª região administrativa as ofertas são para 70 vagas na educação infantil na escola Kyra Maria da Paz e 195 vagas para a unidade escolar Manoel Pedro incluindo correção de fluxo. Ainda no 7ª região a escola Donizete Calheiros abriu 145 vagas para o ensino fundamental e 86 vagas também do fundamental para a escola Cleto Marques.

Na 8ª região administrativa as vagas são para a educação infantil, na escola Pedro Barbosa são 113, já na escola Sagrado Coração foram 97 vagas. Na unidade Benevides Epaminondas 54 vagas desde o maternal ao 2º período.

Para as escolas que a demanda é maior que a oferta a Semed trabalha com a política de transporte. “A política de transporte já funciona há 3 anos. Várias crianças do Benedito Bentes, por exemplo, vão para escolas no Santos Dumont. Nossa meta é não deixar nenhuma criança fora da sala de aula”, afirma Kay.

A comissão de matriculas estará durante toda a semana visitando as unidades escolares para verificar e garantir a matricula dos novos alunos na rede. “Na próxima semana teremos o levantamento das escolas que deverão continuar com vagas para a comunidade”, informa a coordenadora.


A previsão é para abril nas escolas em reformas

O retorno às aulas está previsto para o dia 04 de fevereiro, já nas escolas com período especial por conta de reformas como é o caso da Paulo Bandeira, Neide França, Santo Antônio e Otávio Brandão, a previsão é para abril.


Texto: Janaina Farias

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Conselho de Alimentação se reúne para buscar soluções na pendência na prestação de contas

Texto:Delane Barros
Fotos: Adriana Cirqueira


A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, reuniu o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), na manhã desta sexta-feira (18), com o objetivo de fortalecer a parceria entre o colegiado e a secretaria, com vistas a resolver pendências de escolas que apresentam problemas na prestação de contas da merenda escolar. No encontro, a secretária ressaltou a importância do Conselho como instrumento de fiscalização, tanto na aplicação dos recursos referentes à merenda escolar, quanto ao controle da qualidade do alimento oferecido às crianças.

Durante a reunião, Ana Dayse estabeleceu o prazo até a próxima terça-feira, dia 22, para a apresentação do relatório do CAE com relação a prestação de contas das escolas. “E esses documentos serão encaminhados ao Ministério da Educação para não interromper o repasse dos recursos por parte do governo federal para a compra de alimentos da merenda”, declarou a secretária.

Ainda na reunião, Ana Dayse reforçou seu objetivo em oferecer educação de qualidade. “Os dados oficiais indicam que nossa situação não é boa. A escola boa não é aquela que está simplesmente aberta ou a que oferece uma boa merenda, mas aquela que tem qualidade. Esse é meu desafio enquanto estiver à frente da educação de Maceió”, afirmou ela.

Texto: Delane Barros

O presidente do CAE, Jaílton Lira, reivindicou melhorias para o funcionamento do colegiado, a exemplo da reestruturação física do local e que o órgão seja reconhecido como parceiro da secretária. Para ele, em alguns momentos o conselho é visto como inimigo da figura do secretário, devido ao seu papel fiscalizador. “Sei qual o papel do conselho e o reconheço como parceiro e não inimigo da gestão”, encerrou Ana Dayse.
Após o encontro, a secretária também recebeu uma visita de cortesia do deputado Judson Cabral (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALE). “Venho trazer meu apoio à secretária e trocar ideias”, explicou Cabral.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Secretária promete melhorias na educação em reunião com diretores

Foto: Mauro Fabiani

Diretores e vice-diretores de 41 Unidades Escolares das regiões administrativas 2, 3 e 8, debateram na última sexta-feira (11) no auditório da Semed, com a Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, e sua equipe gestora, os futuros planos para a melhoria do ensino municipal na gestão do novo prefeito, Rui Palmeira.

Após assumir o cargo em 2001 a 2003, Ana Dayse retorna a secretária, reforçando a missão de tirar Maceió do índice de cidades com o pior desempenho de educação do país. A secretária abordou a importância da alfabetização da criança, a formação dos profissionais de educação e infraestrutura dos prédios escolares, priorizando as 32 escolas que necessitam de reformas com urgência. “É preciso união de todos os profissionais da área de educação para render os resultados esperados”, afirmou Ana Dayse.

A diretora de Gerenciamento Escolar, Maria José Pereira da Silva Bezerra, explica a importância das reuniões durante a semana e sua expectativa em fazer parte da equipe gestora. “A secretária está encontrando os diretores e vices pela primeira vez durante toda a semana, dando as boas vindas e falar sobre a motivação dela para administrar a secretaria como gestora e principalmente, ouvir os diretores com suas reivindicações. Como parte da equipe dela, tenho a melhor expectativa possível para sua gestão, com o peso de um primeiro mandato, que foi bastante relevante”, ressalta Maria José Pereira.

Suely Barbosa, diretora da escola Nosso Lar I, aponta as melhorias que são necessárias na nova gestão, “A expectativa em relação a nova gestora é grande, temos que saber o que irá acontecer, quais são as mudanças para a qualidade de ensino. Estou com muita esperança, já trabalhei com Ana Dayse e reconheço a competência dela e sua capacidade de fazer uma reforma geral tanto na Semed, quanto nas escolas do município e na parte pedagógica”.

Texto: Karen Abraham ( Estagiária)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ana Dayse anuncia medidas iniciais para a Semed

Texto: Delane Barros
Fotos: Mauro Fabiani


A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, reuniu diretores das escolas municipais localizadas nas regiões administrativas 5 e 6 da capital, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da Semed, quando reafirmou seu compromisso em trabalhar para dotar a educação pública de Maceió de mais qualidade. No contato com as diretoras, a secretária anunciou que fará o remanejamento de professores que estão lotados na sede da secretaria para exercer atividades nas escolas, a regularização no contrato de terceirização de funcionários, bem como avaliar o número de prédios alugados para funcionar como escolas.

No contato com as diretoras das escolas, a secretária disse considerar as gestoras das unidades de ensino como aliadas para a execução das tarefas. “No ano passado tive seis momentos com o ministro da Educação e em todos eles, foi citado o caso de Alagoas, como sendo o ‘lanterninha’ da negatividade. Gente, nós fazemos a educação básica; essa é uma responsabilidade nossa. O levantamento do Ministério da Educação nos coloca como sendo o de maior índice de analfabetismo”, disse ela, em tom de alerta e de constrangimento.

Ana Dayse prometeu trabalhar para oferecer a todos os setores da Semed as condições de funcionamento. “Fui questionada quanto ao processo de matrículas, se seria informatizada. Ainda não. Estamos como num trem antigo, uma ‘maria-fumaça’, mas precisamos mudar essa realidade. Precisamos e vamos avançar”, prometeu ela. “Quando o prefeito Rui Palmeira (PSDB) me convidou para assumir a secretaria, ele me deixou clara a sua posição e determinação para eleger a educação como prioridade e isso foi o que me motivou”, acrescentou a secretária.


REIVINDICAÇÕES

Durante a reunião, as diretoras das unidades de ensino apresentaram reivindicações diversas. A principal delas se refere a carência de recursos humanos. É o caso da Paulo Bandeira. Conforme declarou a diretora Shirley Cardoso, a escola vem sendo procurada por alunos de três escolas próximas, todas localizadas no complexo Benedito Bentes, mas não pode atender. “Temos grande carência, tanto de pessoal administrativo quanto de professores”, disse.

O Caic José Maria de Melo não poderá abrir as portas para iniciar o ano letivo em fevereiro por dificuldade na estrutura física. Quem afirma é a diretora Juraci da Silva. “Trata-se de um prédio antigo, cheio de problemas. Fizemos o possível, mas agora não dá mais para esperar. Esse é outro grave problema nas escolas da rede”, alertou Juraci. Outra demanda apresentada pelas gestoras das unidades está no valor repassado para a merenda dos alunos. Fixada há cinco anos em R$ 0,45, o repasse é considerado irrisório pela diretora da escola Monsenhor Antônio Assunção, Cristina de Fátima. “A solução é o município aumentar a sua contrapartida”, sugeriu ela.

A secretária Ana Dayse informou que irá discutir o assunto para saber da viabilidade para atender a reivindicação. A secretária anunciou, ainda, que a forma de pagamento dos terceirizados, como ocorre atualmente, na modalidade indenizatória, está irregular. “Precisamos mudar isso e, para tanto, será necessário haver uma licitação”, antecipou, afirmando que irá abranger os trabalhadores de serviços gerais e auxiliar de sala. Ana Dayse antecipou que a medida não significa desemprego. “Vamos chamar a empresa vencedora da licitação e pedir para que aproveite os trabalhadores que já exercem suas atividades atualmente. E isso é possível porque nenhuma empresa desse setor tem um banco de trabalhadores. Nenhuma. Passamos por um processo idêntico quando era reitora da Ufal e sei como funciona”, concluiu.

URGÊNCIAS

Ainda durante o encontro com as diretoras, a secretária Ana Dayse informou que irá definir uma agenda específica para tratar das diversas demandas da Semed. De acordo com suas informações, as escolas municipais com problemas na prestação de contas dos recursos referentes a merenda serão chamadas nos próximos dias. Além disso, questões como infraestrutura das escolas, recursos humanos, modernização administrativa e a quantidade de prédios alugados são pontos urgentes que precisam ser discutidos logo nesse início de gestão.

O contato da secretária com os diretores de escolas prossegue ainda essa semana, quando haverá novo encontro com os representantes das unidades localizadas nas demais regiões administrativas de Maceió.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nova gestora da Semed tem seu primeiro contato com os diretores escolares

Fotos: Adriana Cirqueira
Representantes de 50 Unidades Escolares (UE) das regiões administrativas 1, 4 e 7 participaram, na manhã desta terça-feira (8), da primeira reunião entre a nova equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e os diretores escolares, cujo objetivo foi apresentar a equipe e as diretrizes trazidas para o aprimoramento da educação municipal na gestão do prefeito Rui Palmeira.

Para a secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea, a missão de gerir a educação no município de Maceió vem acompanhada de um grande desafio: ajudar a mudar nossa imagem negativa no cenário nacional. “Alagoas é sempre exemplo negativo no quesito educação. 35% de nossas crianças não conseguem ser alfabetizadas até os 8 anos de idade. Precisamos trabalhar conjuntamente para mudar essa realidade”, afirma Ana Dayse.

A Diretora Geral de Ensino (Digen) Sônia Moraes, pontua este momento como fundamental para se iniciar o trabalho com o apoio das UEs. “Para que e educação aconteça realmente, as escolas, que estão na ponta do sistema, precisam conhecer as diretrizes para a educação no município e seguir as normas estabelecidas”, analisa. Segundo Sônia, apesar das escolas terem autonomia elas não são soberanas, e apenas o trabalho sintonizado entre todo o sistema pode levar aos resultados esperados.

Ana Dayse explanou ainda sobre a responsabilidade do município com a educação infantil e os desafios da educação como um todo na rede: da alfabetização da criança à formação de professores. De acordo com a secretária, para que as mudanças ocorram conforme o planejado, a hierarquia funcional precisa ser seguida, pois um trabalho bem feito só pode ser realizado dentro da legalidade.

Ana Amélia Vilela, diretora da Escola Manoel Pedro, espera com otimismo o desenrolar da nova administração. “Precisamos dar encaminhamentos aos problemas da rede e aos específicos das escolas para atender as necessidades de todos. Acredito na parceria escola/Semed para isso”, afirmou a diretora desejando sucesso para a secretária.

Como este primeiro contato não foi para a discussão dos problemas específicos de cada escola, Ana Dayse adiantou que está preparando uma agenda semanal para tratar disso e, em breve, os gestores serão chamados para conversar e trazer suas demandas para a secretaria.

Participaram também da reunião a Chefe de Gabinete, Maria José Menezes Messias e a diretora de Gerenciamento Escolar (DGE), Maria José Pereira. No decorrer da semana serão realizadas mais duas reuniões para contemplar toda a rede.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Secretária de Educação apresenta núcleo de gestão e tem 1º reunião com servidores

Texto:Janaína Farias
Foto: Mauro Fabiani

 
Com o objetivo de traçar propostas visando a melhoria da educação em Maceió, a Secretaria Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, realizou, na manhã desta sexta-feira (04), sua 1ª reunião com servidores da educação. Na oportunidade foi apresentada a nova equipe gestora que ficará à frente da instituição nos próximos quatros anos.

A equipe é formada pela Chefe de Gabinete, Maria José Messias, pela diretora Geral de Ensino (Digen) Sônia Moraes, diretora de Gerenciamento Escolar (DGE), Maria José Bezerra e pelos coordenadores do Fundo Municipal para a Educação, Alexandre Chagas, coordenador Geral de Administração, José Lopes de Almeida Filho, da Prestação de Contas, Juciara Carvalho de Melo, e pelo Financeiro, José Mário.

No seu discurso de apresentação, Ana Dayse ressaltou que a educação será prioridade na gestão do prefeito Rui Palmeira, e disse ainda que é intenção do prefeito conhecer de perto a realidade educacional do município. Durante a reunião, a secretaria destacou que aceitou assumir a pasta sabendo do grande desafio que teria pela frente, no que se refere a melhoria dos índices educacionais, e listou algumas das prioridades como o ensino-aprendizagem, recuperação e investimentos das escolas, formação dos professores e modernização da gestão.

Para isso, segundo ela, será de total importância o engajamento e o empenho de todos nesse objetivo. “Pretendo junto com vocês pensar, discutir, trabalhar e fazer as mudanças necessárias para dar um outro rumo à educação em Maceió”. Com a finalidade de conhecer de perto os problemas reais que impedem os avanços na educação, a secretaria logo adiantou que serão feitas reuniões constantes com diretores de escolas. Para ela só faz sentido ser gestora educacional se houver um compromisso forte com o trabalho.

No seu primeiro dia de trabalho após a posse, Ana Dayse fez questão de visitar cada uma das salas da sede com o objetivo de conferir a realidade de trabalho dos servidores. Com isso ela pode perceber a carência da função de técnico administrativo da instituição.

O primeiro contato oficial dos educadores com a nova secretaria foi firmado com uma vontade imensa de querer fazer o diferente. “Estou aqui porque quero junto com vocês fazer mudanças, fazer o diferencial. Não prometo milagres e nem tenho varinha mágica. Não farei nada só. Tenho vontade, coragem e determinação. Esse processo de mudança será feito por nós”, afirma ela.