sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pré-matrícula: resultado segue disponível na Internet



O resultado da pré-matrícula da rede pública municipal continua disponível pela Internet. Acessando o site oficial da Prefeitura, pais e responsáveis poderão verificar o resultado, que está disponível desde a última sexta-feira (27), e segue até a próxima quinta-feira (05).

Foto: Mauro Fabiani
A informação é da coordenadora da Comissão de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kay Guimarães. “Será possível visualizar o resultado na mesma plataforma digital aplicada na etapa inicial do processo. Ou seja, os pais dos alunos devem acessar o endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br, no qual encontrarão um banner específico, através do qual será possível confirmar a pré-matrícula”, explica Kay.

“Nesse resultado final, um dos itens levados em consideração foi a maior proximidade possível entre a escola e a residência do aluno”, garante a coordenadora da comissão. Ela também alerta que, apesar disso, há casos em que a demanda para algumas unidades de ensino foi grande e não permitiu a alocação de todos os pleiteantes nas escolas relacionadas pelos pais ou responsáveis. “Nesse caso, se não conseguiu, o estudante será matriculado em outra escola, porque o importante é garantir o acesso à educação”, complementa Kay.

De acordo com Kay Guimarães, as escolas que funcionaram como pontos de atendimento na primeira fase das pré-matrículas, continuam de prontidão nesta etapa para receber pais e responsável, com exceção do polo na sede da Semed, no bairro da Cambona. “Porque na sede da Semed será feito outro tipo de atendimento, o de esclarecimento aos pais de alunos, mas não o de consulta ao sistema”, justifica.
Esta é mais uma etapa do trabalho de matrícula online, desenvolvida de maneira inédita pela Prefeitura por meio da secretaria, o que eliminou as filas que se formavam nas portas das escolas, registradas em anos anteriores. O ano letivo da rede municipal de ensino está marcado para iniciar no próximo dia 9 de março.
Ascom Semed

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Semed realiza encontro para sistemática de avaliação


Os coordenadores pedagógicos das escolas integrantes da rede municipal de ensino da capital se reuniram na manhã desta quarta-feira (25), no Auditório Pualo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo foi oferecer aos profissionais as orientações necessárias para a realização da semana pedagógica, bem como a elaboração da Proposta Pedagógica.

Ana Dayse, secretária municipal de Educação.
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O evento faz parte da programação maior, que é a Semana Pedagógica, que acontece desde o início da semana. A reunião contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, da coordenadora geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, e da Diretora Geral de Ensino da secretaria (Digen), Sônia Moraes.

Durante um rápido pronunciamento de improviso para saudar os coordenadores pedagógicos, a secretária Ana Dayse disse acreditar na realização de uma prática inovadora na formação continuada dos educadores em 2015. “Há um entusiasmo no início de cada ano. Eu espero que tenhamos um formato inovador nas formações e na semana pedagógica, porque o mundo mudou e nós estamos em uma escola onde os alunos estão em um mundo diferente do de agora”, alertou.
Ainda na sua fala para o público, Ana Dayse reforçou a necessidade de um maior comprometimento dos educadores (professores e coordenadores pedagógicos) com a formação dos alunos da rede pública de ensino da capital. “Precisamos introjetar o zelo pela nossa rede, pois temos um compromisso de fazer um projeto pedagógico que atenda a realidade dos nossos estudantes”, concluiu.
Sônia Moraes recordou do recente resultado do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb), cujo desempenho da capital alagoana alcançou resultado satisfatório. “Os índices já estão mudando, graças ao empenho e trabalho de todos os coordenadores e professores”, declarou. “Para nós, que fazemos a educação de Maceió, a Semana Pedagógica é o caminho para trilhar o caminho da melhoria da educação e do trabalho da escola”, afirmou Sônia.
A Semana Pedagógica começou com atividades na última segunda-feira e prossegue até a sexta-feira(27), no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. O evento marca o início do ano letivo de 2015 e a abertura da formação continuada.
Texto: Delane Barros/ Ascom Semed

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Semed desenvolve programação que marca início do ano escolar


Professores e coordenadores escolares participam da abertura do ano escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na próxima sexta-feira (27), no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá. Na oportunidade, haverá palestra magna com a diretora de Currículo e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Clarissa Traversini. Além de representar o início do ano letivo, a programação também significa o lançamento da formação continuada para 2015.
De acordo com a coordenadora de Planejamento da Semed, Leila Moreira, será feita a entrega das Matrizes Curriculares aos professores e coordenadores da rede de ensino da capital. O evento faz parte da parceria firmada entre o Município e o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (Pnud), com vistas à melhoria da qualidade do ensino público.
“É um momento de grande significação, porque estarão reunidos todos os professores e coordenadores da rede de ensino da capital”, explica Leila.


O Encontro de Abertura do Ano Escolar de 2015 está previsto para começar às 9h e vai contar com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, da analista de Programas de Políticas Sociais do Pnud, Maria Teresa Amaral Fontes, e da representante do MEC, Clarissa Traversini. A partir das 10h30, haverá a palestra Experiências Exemplares de Ensino na Rede de Maceió, mediada pelo professor Cesar Nonato, diretor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal) e Rita Ippolito, coordenadora geral do projeto Semed/Pnud.

As matrizes curriculares são as normas que servem de norteamento para as ações educacionais, voltadas para o ensino fundamental na rede pública de ensino da capital.
Delane Barros/Ascom Semed

Pré-matrícula: resultado será divulgado a partir do dia 27


A confirmação da pré-matrícula para alunos novos da Rede Municipal de Ensino será disponibilizada a partir do dia 27 até 05 de março. O relatório irá apontar para qual escola os pais ou responsáveis pelo estudante devem se dirigir para efetuar a matrícula.


O resultado da pré-matrícula estará disponível na mesma plataforma onde ela foi efetuada. Para ter conhecimento, basta acessar o portal da Prefeitura e clicar no banner indicativo. O prazo de matrícula será entre os dias 02 e 06 de março, não adiantando o acesso em um período anterior ao determinado.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai disponibilizar 18 unidades escolares, além da sede do órgão, para que os envolvidos no processo possam fazer a busca pela escola a qual o aluno com a pré-matrícula aprovada foi designado.
Erick Nogueira (estagiário)/ Ascom Semed

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Semed vai realizar semana pedagógica





A próxima semana será de formação para os coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino da capital. Nos dias 23, 24, 26 e 27, o Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fará uma programação, com o objetivo de dar continuidade ao processo de elaboração das Orientações Curriculares de Educação Infantil da Semed.
Para a próxima segunda-feira (23), está prevista reunião de gestão no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, para entrega das orientações pedagógicas para o ano de 2015, a exemplo de calendário, cronograma de formação e pasta de registro, além de oficina para construção de maquete. O objetivo é trabalhar o espaço, os materiais e os mobiliários em interface com a rotina da escola.
Na terça-feira (24), será a vez de uma sessão de cinema. Haverá a exibição do filme Tarja Branca, no cine Arte Pajuçara. A quinta-feira, também no Auditório Paulo Freire, na Semed, haverá estudo para construção das orientações curriculares para educação infantil. Já na sexta-feira, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, acontece um estudo para construção das orientações curriculares para educação infantil. O evento, marcado para começar às 8h, deve se estender até o meio dia e servirá para debate de diversos temas voltados para a construção das orientações curriculares.
A quarta-feira (25) está reservada para uma reunião com os coordenadores pedagógicos das escolas para orientá-los sobre a construção do planejamento para o ano de 2015, de acordo com a técnica do Departamento de Educação Infantil da Semed e responsável pela formação dos professores, Laudicéa Souza.
Conforme Laudicéa, os professores, juntamente com os coordenadores, devem preparar a proposta pedagógica, um documento sem data de validade, que deverá passar por revisões anuais e servirá como instrumento norteador das práticas pedagógicas nas escolas. “O primeiro passo para esse trabalho será feito na quarta-feira, mas os coordenadores precisam ficar alinhados para construírem esse documento nas suas escolas. Eles terão 120 dias para elaboração desse documento norteador de ações”, esclarece Laudicéa.
Ascom Semed

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Matrícula on line evita filas para garantir vagas em escolas


Além de melhorar a infraestrutura com a recuperação de diversas unidades de ensino da capital, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem priorizado os investimentos em projetos inovadores que estão melhorando o serviço prestado à população. Um dos exemplos mais efetivos neste sentido é a disponibilização da matrícula por meio da internet, que acabou com uma cena vista anteriormente durante este período do ano: pais enfrentando filas para garantir vagas para os filhos em uma das escolas municipais.
Prefeito Rui Palmeira. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Segundo o prefeito Rui Palmeira, a novidade foi adotada como um procedimento de praxe da Semed durante as matrículas nos próximos anos. O gestor cita a medida como um dos avanços da Educação em Maceió, que são reflexos do processo de reestruturação da implantado pela Prefeitura desde o início da atual gestão, incluindo os investimentos em infraestrutura, planejamento pedagógico, fardamentos dos estudantes, qualificação dos servidores por meio da formação continuada e a busca por melhorias aos profissionais.

“Assim como temos feito em outros serviços municipais, utilizamos a tecnologia para melhorar o atendimento aos maceioenses. A matrícula on line é um grande passo da gestão e, com este avanço, os pais não tiveram transtornos nem dor de cabeça para poder garantir a vaga dos filhos neste ano letivo. É uma grande iniciativa que deve acabar de vez com a cultura das vergonhosas filas, a reserva de espaços e até a venda de lugares para a garantia de um direito”, disse Rui.
Os pais de estudantes e responsáveis que fizeram a pré-matrícula pela internet devem conferir o resultado no site da Prefeitura, que deverá ser disponibilizado a partir do próximo dia 27 até o dia 05 de março. O resultado irá apontar qual escola deve ser procurada para a efetivação da matrícula.
Reformas
 O prefeito também comentou o andamento das reformas das unidades municipais de ensino. Nesta primeira etapa, as obras estão orçadas em cerca de R$ 18 milhões em recursos próprios e o critério para o início das reformas foi avaliado pela situação da estrutura das unidades. Estão em andamento os serviços estruturais, hidráulicos, sanitários, elétricos e de prevenção de incêndio nas as Escolas Rui Palmeira (Vergel), Nosso Lar I (Levada), Maria José Carrascosa (Poço), Haroldo da Costa (Salvador Lyra) e Jaime de Altavila (Santa Lúcia).
“A infraestrutura é um dos fatores que contribuem no desenvolvimento escolar do aluno. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade na estrutura das escolas, que também influencia no desempenho dos professores e servidores da Educação”, disse Rui Palmeira, acrescentando que a reforma de mais 11 escolas está em fase de licitação e deve ser homologada nas próximas semanas. O prefeito afirmou, ainda, que outras 20 unidades foram incluídas em processos licitatórios e também vão ser recuperadas.
Lucas Alcântara (estagiário)/ Secom Maceió

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Secretários e apoio escolar participam de formação




Com o propósito de capacitar os colaboradores das escolas, visando melhor condição de trabalho, secretários e apoio administrativo das unidades escolares da rede municipal de ensino de Maceió estão participando da formação, que iniciou dia 9 de fevereiro e segue até o dia 12, para o Sistema de Gestão e Controle Escolar (SisLAME).
Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também serão contemplados com a formação no período de 23 a 27 de fevereiro. A formação está sendo ministrada por instrutores do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora – MG (CAEd/UFJF).
Para o secretário adjunto da Semed, João Carlos Barbirato, o SisLAME veio para facilitar a vida dos colaboradores das escolas. “O SisLAME é o sistema que vai otimizar o tempo e facilitar a vida de quem trabalha na secretaria escolar. Todos os dados serão registrados nele e a Semed vai acompanhar de perto o que acontece com cada aluno dentro das unidades escolares”, disse Barbirato.
Durante a formação, os participantes dispõem de computadores e, com o auxílio dos instrutores, fazem todo trabalho no sistema que para Patrícia Salvador, secretária da escola Marilúcia Macedo, vai facilitar bastante a rotina da secretaria e tudo relacionado à vida escolar do aluno.
A coordenadora da Comissão de Matrículas, Kay Guimarães, diz que a Semed vai usar o SisLAME como sistema de administração escolar e por isso, a presença dos colaboradores das escolas é muito importante. “Neste momento, os secretários terão prioridade na capacitação por lidar de imediato com o sistema adotado pela rede”, ressaltou Kay.
Erick Nogueira (estagiário) – Ascom Semed

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pré-matrícula: resultado estará disponível a partir do dia 27


Os pais de estudantes e responsáveis, que fizeram a pré-matrícula, precisam estar atentos a um outro prazo. Encerrada a primeira etapa do trabalho, é preciso aguardar o resultado, que deverá ser disponibilizado a partir do próximo dia 27 até o dia 05 de março. Esse relatório irá apontar qual escola deve ser procurada para a efetivação da matrícula.




Para conhecer o resultado da pré-matrícula, é preciso seguir os procedimentos semelhantes ao primeiro passo do processo, isto é, acessar o endereço eletrônico da Prefeitura na internet e clicar no banner indicativo. De acordo com a coordenadora de planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leila Moreira, a matrícula deverá ser feita entre os dias 02 e 06 de março. “Não adianta os pais acessarem o sistema eletrônico antes disso”, explica ela.
Para essa etapa, Leila alerta que não serão disponibilizados os polos de informática. Para a pré-matrícula, a Semed colocou à disposição 18 unidades de ensino e mais a sede da Secretaria como pontos de acesso à rede mundial de computadores, com o objetivo de possibilitar a todos o primeiro passo da matrícula online.
Ainda de acordo com Leila, todo o trabalho transcorreu dentro da normalidade. “Foi tudo tranquilo, apesar da prorrogação que tivemos que implementar”, ressalta ela. Para conferir o resultado da pré-matrícula, os pais e responsáveis devem acessar o site da Prefeitura, no endereçowww.maceio.al.gov.br a partir do próximo dia 27.
Delane Barros/ Ascom Semed

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pré-matrícula para a Rede Municipal termina no dia 07


O período de pré-matrículas na Rede Municipal de ensino será encerrado no próximo sábado (07). Até lá, os pais interessados em matricular seus filhos devem acessar o endereço eletrônico da Prefeitura na internet (www.maceio.al.gov.br), clicar no banner informativo, quando será direcionado ao hotsite específico para a pré-matrícula. Ao acessar o sistema, o pai, mãe ou responsável pelo aluno faz uma escolha entre três opções ofertadas pelo sistema.


Após esse procedimento, é necessário apresentar a documentação na escola, a fim de confirmar o interesse pela vaga e confirmar a matrícula. A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, explica que houve a prorrogação para essa pré-reserva devido à demanda apresentada pela comunidade. “Além da grande procura, devido a ajustes feitos no nosso planejamento, decidimos ampliar esse prazo por mais uma semana para que ninguém fique sem a oportunidade de buscar a educação pública de Maceió”, justificou ela.
A secretária reforça que a pré-matrícula não garante a vaga. “Esse trabalho irá nos permitir conhecer as demandas da população, que até o momento não tínhamos”, acrescenta Ana Dayse. Ela disse ainda que os alunos da Rede já conseguiram confirmar sua continuidade em 2015, situação diferente para quem busca entrar nas escolas da Semed somente agora.
Após o fechamento do processo, no próximo sábado, a Secretaria terá o quadro real dos novos estudantes que passam a integrar o sistema público de ensino da Prefeitura de Maceió. Além disso, o processo irá possibilitar à Secretaria traçar um novo desenho da Rede, como forma de atender às comunidades, com vistas à construção de novas creches e novos centros de educação infantil.
Delane Barros/ Ascom Semed

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Secretária apresenta em Brasília resultados de parcerias com MEC






A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, tem agenda marcada com o secretário Executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. No encontro, a secretária apresenta as ações desenvolvidas pelo município, em virtude das parcerias com o governo federal, e discute a permanência e o fortalecimento das ações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no município.

Ana Dayse ressalta que os dois primeiros anos de atuação do programa na capital alagoana viabilizaram a concretização de medidas importantes para a qualidade do ensino público de qualidade na capital alagoana. “É necessário que o Pnud permaneça com o trabalho extraordinário que tem feito na prefeitura de Maceió”, justifica a secretária.
Além disso, a reunião também servirá para levar informações sobre as creches que estão sendo construídas com recursos do governo federal, através de outro programa, o Pró-Infância. “Atualmente, temos quatro unidades praticamente concluídas e iremos convidar o secretário e o próprio ministro Cid Gomes para que possam acompanhar a entrega dessas obras”, informou Ana Dayse.
A audiência com o secretário-Executivo do Ministério, está marcada para amanhã (4), às 10h, em Brasília (DF).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Projovem faz matrículas no Comércio até o dia 06




A partir desta segunda-feira (02), a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está com uma equipe do Projovem no Calçadão do Comercio, no Centro, para matricular os interessados em uma das vagas disponíveis para o Programa. Até a próxima sexta-feira (06), das 09 às 16h, a equipe do Projovem segue com o atendimento.





O Projovem também disponibilizou o espaço para matrículas nas 18 unidades escolares que recebem aulas do Programa nos bairros do Feitosa, Trapiche, Eustáquio Gomes, Santos Dumont, Pinheiro, Levada, Prado, Farol, Ouro Preto, Jacintinho, Santa Lúcia, Benedito Bentes, Tabuleiro, Chã da Jaqueira e Clima Bom para plantões de matrículas até o dia 11 de fevereiro. Além de efetuar a matrícula nestes novos pontos, os interessados podem realizar o procedimento na sede da Semed, situada na Avenida General Hermes, 1199, Cambona.
Para a coordenadora do Projovem na Semed, Solange Gouveia, descentralizar os pontos de matrículas facilita a mobilidade do jovem que quer se matricular no programa. “Estamos abrindo plantões com a equipe do programa em alguns bairros onde o programa tem uma boa demanda. Para ficar mais próximo para os jovens, estaremos nas escolas com plantões de 9h às 16h”, completou.
Escolas com plantão de matrícula para a Projovem:
Olavo Bilac
Claudinete Batista
Corintho da Paz
Menoel Pedro
Edécio Lopes
Nosso Lar
Pio X
Higino Belo
Luiza Suruagy
Lamenha Lins
Lenilto Alves
Gerusa Costa
Donizete Calheiros
Paulo Bandeira
Selma Bandeira
Suzel Dantas
Sérgio Luís
Jarede Viana

Ascom Semed