quinta-feira, 30 de abril de 2015

Alunos do Município acompanham Circuito Nacional de Vôlei de Praia



Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Gerusa Costa foram acompanhar os jogos do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia nesta quinta-feira (30). A arena foi montada de frente para o mar, na praia de Pajuçara, o que proporcionou uma bela vista aos alunos.
Para Daniela Raposo, professora de Educação Física da unidade, é gratificante proporcionar a experiência de vivenciar partidas de vôlei no âmbito profissional para que eles possam enxergar o esporte, além da quadra de esporte escolar. “Nós trabalhamos para que eles tenham consciência de que o esporte pode trazer um futuro melhor para cada um deles num sentido geral”, completou Daniela.
O aluno Lucas Santos disse estar muito contente em acompanhar o jogo e por ser a primeira vez em que ele esteve numa arena esportiva. “Está sendo muito legal. Eu nunca assisti a um jogo de perto. É diferente ver aqui e pela TV”, relatou Lucas. Williane Oliveira, também aluna da escola Gerusa Costa, disse que gosta de praticar o esporte e que, um dia, gostaria de estar em quadra profissionalmente.
A iniciativa se deu a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que adotaram o Programa Viva Vôlei, viabilizado por meio de parceria entre Banco do Brasil, Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Alagoana de Voleibol (FAV).
Erick Nogueira (estagiário) – Ascom Semed

Portaria define comissão eleitoral para escolha de diretores



Uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) institui a comissão eleitoral central, com vistas ao processo de escolha dos novos diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino da capital. A composição é feita por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), União dos Estudantes Secundários de Alagoas (Uesa), Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado (Sinteal) e Associação de Pais e Mestres.
A eleição para a renovação da gestão de 120 escolas do município deve acontecer no mês de outubro, mas até lá serão abertos os prazos referentes a cada uma das etapas. Ex-presidente da comissão responsável pelo pleito anterior, o advogado Antônio Benedito de Barros Filho também integra o grupo nomeado pela secretária Ana Dayse Dorea para organizar a eleição. Segundo ele, a comissão apresentou uma lista de demandas necessárias para o trabalho.
De acordo com Benedito, as necessidades da comissão já tiveram o devido encaminhamento por parte da secretária e o trabalho da equipe deve ter início na próxima semana. “Solicitamos apoio da Secretaria na divulgação do processo eleitoral como um todo, transporte e alimentação, por exemplo, os quais já receberam o aval positivo da secretária”, explicou.
Em atendimento a parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), com a finalidade de garantir maior lisura no processo, a comissão deste ano apresenta uma pequena alteração na sua formação. A representação da Semed foi ampliada de dois para três nomes na composição do grupo. A portaria que nomeia a comissão está publicada na edição dessa terça-feira (28), do Diário Oficial do Município.
Delane Barros / Ascom Semed

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Educação participará de diagnóstico sobre violência na escola



A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, recebeu nesta quarta-feira (29) o pesquisador Luciano Cerqueira, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flasco). O pesquisador, mestre em ciências sociais, veio sensibilizar a Secretaria sobre a Pesquisa Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência em Nível Nacional. A pesquisa será realizada pela instituição, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), atingindo sete estados brasileiros e levará dez meses para ser finalizada.
O Estado de Alagoas foi selecionado por estar entre os cinco do país com maior índice de violência. A pesquisa será aplicada em 20 escolas, sendo 19 estaduais e apenas uma municipal. Serão entrevistados jovens de 15 a 29 anos, alunos do 8º e 9º ano, além do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
De acordo com o Cerqueira,  a adesão à pesquisa é voluntária e a metodologia envolve a participação do aluno na aplicação dos questionários, como forma de protagonismo escolar. “Não há muitos dados sobre violência na escola. Nosso objetivo é mapear e disponibilizar estas informações para os Estados e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas”, reforçou o pesquisador.
Segundo a secretária Ana Dayse, a violência na escola é uma temática que interessa a pasta, pois Maceió já tem um trabalho integrado com o Unicef e articulado pelas Secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (SMS) e Educação (Semed). “Estamos envolvidos na Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef, que nos trouxe um dado geral sobre a violência, mas ainda não temos informações tão precisas sobre o que acontece dentro da escola”, destacou.
A escola municipal que será o objeto da pesquisa é a Antídio Vieira, no bairro do Trapiche. Ao longo de quatro meses, serão formados os mediadores e aplicados os questionários. A previsão de início dos trabalho é junho de 2015.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

terça-feira, 28 de abril de 2015

Prefeito Rui Palmeira inaugura escola no Tabuleiro do Martins



Inauguração da Escola de Ensino Fundamental Gastone Lúcia Carvalho Beltrão
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira inaugurou, nesta terça-feira (28), uma nova unidade de ensino com capacidade para cerca de 400 alunos da rede pública de Maceió. Situada no Conjunto Jardim Royal II, no bairro Tabuleiro do Martins, a Escola Municipal Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão foi entregue com uma ampla estrutura e atenderá inicialmente os alunos da Escola Corintho Campelo da Paz, que fica na mesma região e está sendo contemplada com obras de revitalização para ampliar e melhorar a estrutura.

Inauguração da Escola de Ensino Fundamental Gastone Lúcia Carvalho Beltrão
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Rui destacou que, no próximo mês, três creches construídas pela gestão serão inauguradas e também comentou a qualidade dos serviços entregues à população. “A Gastone tem uma ampla estrutura, uma construção de qualidade. Assim poderemos avançar nas melhorias da educação de Maceió, como temos feito com a construção de outras escolas e creches, além da série de reformas que irá reestruturar as 48 unidades municipais”, completou.
Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, a entrega da nova escola é uma das comprovações de que a Educação está entre as prioridades listadas na gestão Rui Palmeira. “Esta escola representa mais um salto de qualidade para o ensino da nossa capital. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano passado nos mostrou esse avanço, com uma média satisfatória, e agora, com a inauguração de creches e escolas, a tendência é melhorar esse índice que mede a qualidade do ensino. Nosso objetivo é elevar a qualidade e chegar à média das escolas do sul”, disse.
Inauguração da Escola de Ensino Fundamental Gastone Lúcia Carvalho Beltrão
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Durante a solenidade, a secretária Ana Dayse ressaltou que, a partir do próximo ano, a Escola Gastone Lúcia funcionará em tempo integral. Em seu discurso, a gestora comentou a importância da nova unidade e destacou o empenho da gestão para melhorar o ensino da capital.
“Entregar uma escola é promover mudança. E é isso que o prefeito Rui Palmeira tem feito, promovido mudança na vida destas crianças que também precisam da atenção do gestor público. Esta escola não é patrimônio da Prefeitura, é do povo e, por isso, ela deve ser bem conservada para que funcione com a qualidade que estamos entregando”, disse a titular da Semed.
Ana Dayse acrescentou que, com conclusão das obras na Escola Corintho Campelo da Paz, a Gastone continuará em funcionamento com a abertura de cerca de 400 novas vagas.

Homenagem
A escola leva o nome de Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão. Ela foi militante política contra a desigualdade social e morreu aos 22 anos em São Paulo, em 1972, por se contrapor ao regime militar vigente à época. O irmão de Gastone, Thomaz Beltrão, prestigiou a solenidade acompanhado de outros familiares, que reconheceram a iniciativa.
“Ficamos felizes com essa homenagem, principalmente por se tratar de Educação. Vejo que, agora, esta área é prioridade da Prefeitura. Fui secretário e sei das dificuldades que o gestor tem para implantar essas mudanças. Parabenizo Rui Palmeira e a secretária Ana Dayse pelo trabalho”, afirmou o irmão da homenageada.



Lucas Alcântara (estagiário)/ Secom Maceió




segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura inaugura escola no Tabuleiro nesta terça-feira





O prefeito Rui Palmeira inaugura nesta terça-feira (28), às 9h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, localizada no Conjunto Jardim Royal II, bairro do Tabuleiro. A Secretaria Municipal de Educação  (Semed) informa que a unidade tem capacidade para atender a 400 alunos e foi criada por meio da Lei 6.171, de 20 de setembro de 2012.
De acordo com a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a escola atenderá a duas demandas. “Ela vai receber novos alunos oriundos da matrícula online, mas inicialmente, abrigará a Escola Corintho da Paz, localizada no Eustáquio Gomes, que passa por reforma”, esclareceu a secretária.
A escola foi construída e doada pela Contrato Engenharia, durante a construção do novo conjunto habitacional na região.
A homenageada
Nascida em 12 de janeiro de 1950, na cidade de Coruripe, filha de João Beltrão de Castro e Zoraide de Carvalho Brandão, Gastone Beltrão estudou nos colégios Imaculada Conceição e Moreira e Silva, em Maceió. Concluiu o Ensino Médio no Rio de Janeiro, retornando para Maceió em 1968, quando prestou vestibular para Economia na Ufal, onde ingressou na militância política, contra a desigualdade social. Num acordo para atingir a maioridade, casou-se com o amigo José Pereira, em 8 de agosto de 1969. Logo em seguida, foi morar em Roma, de onde se mudou para Cuba, permanecendo lá até o segundo semestre de 1971, para receber treinamento militar. De Cuba rumaram para o Chile, com destino ao Brasil. Já em território nacional, foi morta por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), em 22 de janeiro de 1972, em São Paulo, por se contrapor ao regime militar, vigente à época.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Justiça confirma acordo e determina fim da greve na Educação



Decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) proferida nesta sexta-feira (24) confirma a existência de acordo entre o Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas) e a Prefeitura de Maceió, considera abusiva a greve dos professores da rede pública municipal de ensino e determina o retorno imediato das aulas na capital, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento por parte do sindicato.
Na decisão, o desembargador James Magalhães observa o Procedimento Ordinário n.º 0802524-18.2014.8.02.0000. “Consta do termo acordado pelas partes que apenas se fariam negociações referentes à data-base de janeiro de 2015, a partir do segundo quadrimestre do exercício vindouro, ou seja, a partir de maio de 2015, posto que as tratativas ocorreram em meados de setembro de 2014”.
O acordo foi firmado entre Sinteal e Prefeitura de Maceió em setembro de 2014. Na ocasião, o sindicato aceitou a proposta do município, mas não cumpriu o que foi acordado e decretou greve na educação. Em sua decisão, James Magalhães considera a greve abusiva. “A deflagração do movimento paredista que tem como um de seus fundamentos a ausência de definição acerca da data-base/2015 é abusiva, uma vez que já firmado pelas partes que tais negociações apenas seriam iniciadas a partir do segundo quadrimestre de 2015 (maio/2015)”.
Com a determinação, a Justiça restabelece o período de negociações entre Prefeitura e Sinteal, a partir de maio de 2015, revalidando o que foi pactuado entre a entidade sindical e o município. O acordo de 2014 também estabelece que o reajuste não pode exceder o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Semed inicia formação em atendimento especializado



A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) deu início à formação continuada em atendimento educacional especializado para os professores das salas de recurso multifuncional. O curso acontece no auditório da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro de Estudo e Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol. O objetivo é formar professores da rede pública e conveniadas para o atendimento especializado a ser oferecido aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, como superdotação.
De acordo com a técnica do Departamento de Educação Especial da Semed Maria do Socorro Tenório, o treinamento é justificado pela necessidade de melhor compreensão quanto à importância e à contribuição das salas de recurso na formação dos alunos. “As salas de recursos objetivam atender as necessidades históricas e promover as condições necessárias de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes do ensino regular”, reforçou.
“Todos se igualam pelas suas diferenças. A inclusão escolar impõe uma educação na qual todos sejam favorecidos sem ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo educacional, seguindo suas capacidades”, disse a coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria, Neusa Scortgagna,
Conforme programação pedagógica, a formação será ofertada mensalmente por formadores específicos da área de educação especial, com calendário que vai de abril a dezembro. Os encontros terão como princípio a reflexão qualificada na construção dos saberes necessários para a atuação do professor, a partir das suas práticas específicas na atualização da prática e segue os novos referenciais teóricos e das Diretrizes Curriculares para a Educação Especial.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Alunos do Polo Maceió da Universidade Aberta farão colação de grau sábado





O próximo sábado, dia 25, será de muita festa, alegria e emoção para os formandos e familiares dos alunos do curso de pedagogia do polo Maceió do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). É que acontece a colação de grau dos alunos que, pela primeira vez, conseguem organizar esse momento festivo. A programação está marcada para a Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir das 9h.
A coordenadora do polo, Elielba Mendes, explica que o programa é aberto ao público em geral, mas atende principalmente professores da rede municipal de Maceió e de cidades circunvizinhas, tanto de escolas públicas quanto particulares. “O polo Maceió da Universidade Aberta do Brasil foi criado a partir de um acordo celebrado entre o Ministério da Educação, Ufal e Prefeitura de Maceió em 2007”, explica.
Com a parceria, coube ao município, como proponente, criar e manter uma infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos necessária ao funcionamento adequado do local para oferta de cursos de graduação e pós-graduação em educação à distância, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento do município de Maceió. O resultado é o aumento de professores da rede oficial de ensino da capital com curso de graduação.
A turma que terá colação de grau no próximo sábado conta com 49 alunos. Com isso, apenas 124 professores da secretaria municipal de Educação (Semed) estão sem graduação em Pedagogia, um número que só tem caído nos últimos anos. “Mas 15 escolas do município ainda não entregaram suas informações sobre o censo. Ou seja, esse quantitativo pode ser ainda menor”, adianta Elielba.
O que é
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.
A UAB Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.
Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.
Delane Barros / Ascom Semed


Técnicos da Semed participam de oficina com representantes do Projeto Edukatu





Pensando na formação sustentável  dos alunos,  técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram de oficina com representantes do Projeto Edukatu, que faz parte do Instituto Akatu, na manhã desta sexta (24), na sede da secretaria. Na ocasião, foram apresentados vídeos, site com jogos e cartilhas educativas. O propósito do encontro foi capacitar os servidores para visitar as escolas com a Estação Saber – Biblioteca Volante da Semed -,  levando informações sobre educação ambiental, consumo consciente, alimentação saudável e coleta seletiva.

De acordo com Virgínia Miller, técnica do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), o principal objetivo do projeto é a construção da sustentabilidade nas escolas. “É fundamental que as ações de educação ambiental sejam feitas nas escolas, divulgando e incentivando o desenvolvimento de projetos que disseminem a consciência com o meio ambiente”, disse Miller.
Na Estação Saber, os alunos terão acesso aos jogos interativos e educativos no site do Projeto Edukatu, além de da Estante Verde, que deixará livros sobre o bioma, o ecossistema de Maceió,  uso consciente da água, além de materiais didáticos que vão auxiliar na formação sustentável.
Neste primeiro momento, a expectativa é de atender 70 escolas da rede municipal de educação, em parceria com o Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva.
Erick Nogueira (estagiário) – Ascom Semed

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Copeve divulga resultado final de seleção simplificada de professor



Já está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para professor em contratação temporária da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). A lista com os nomes dos aprovados pode ser consultada aqui, assim como outras publicações sobre o concurso.
O Processo Seletivo Simplificado contou com etapa única, de análise de títulos, visando o preenchimento de 147 vagas temporárias para cargos de professor para diversas disciplinas. Os contratos serão formalizados para o prazo de 24 meses e poderão ser renovados por igual período e uma única vez.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, explica que há previsão de concurso público para a pasta, mas como se trata de procedimento que leva mais tempo, requer estudo de impacto financeiro e orçamentário, houve a preferência pela seleção temporária. “É um procedimento previsto por lei”, explica. “Nosso concurso demanda tempo porque iremos abrir vagas não apenas para professor, mas também para servidores de outras áreas e como temos necessidade, decidimos optar pela seleção temporária”, acrescenta a secretária, ao justificar a modalidade de seleção simplificada.
Creches
Ela lembra ainda que a seleção também é necessária porque o município está abrindo novas creches para aumentar a oferta de vagas para a rede pública de ensino de Maceió. “Estão em andamento as obras de 17 creches para a oferta da educação infantil de Maceió e, para isso, é necessário ampliar nosso quadro funcional”, explica a secretária.
Serão convocados, após a publicação das nomeações em Diário Oficial,  professores de Ensino Fundamental de Artes, Ciências, Geografia, Educação Física, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, professor de 1º ao 5º Ano e professor de Educação Infantil.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

terça-feira, 21 de abril de 2015

Semed prepara ação de combate à violência contra a criança



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também é responsável por promover e defender os diretos das crianças e adolescentes. Por esta razão, realizará no dia 25 de abril a 18 de maio, uma ação alusiva ao Enfrentamento ao Abuso e a Violência Sexual Contra a Criança e ao Adolescente, contrapondo as agressões sexuais contra crianças e adolescentes e como parte da Rede de Proteção de Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
A programação contará com atividades pedagógicas, incluindo apresentação artística de crianças e adolescentes, palestras com especialistas acerca da temática, tapete lúdico, quadro de acertos e erros e Ônibus Estação Saber. A ação é destinada a professores, alunos e comunidade da Rede Municipal de Ensino de Maceió.
A culminância da ação será realizada pela Direção do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente, em parceria com os departamentos como a Biblioteca, Mais Educação e programas especiais e ocorrerá no dia 18 de maio, no turno da manhã e da tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Donizette Calheiros, no bairro Santa Lúcia.
O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar da importância do seu envolvimento a proteção contra o abuso e violência sexual contra as crianças e adolescentes, através de atividades pedagógicas e reflexões tendo como diretrizes o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de socializar ações pedagógicas relacionadas ao tema
Thaís Lins (estagiária)/Ascom Semed

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Rui Palmeira assina ordem de serviço para reforma de escolas



Mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Maceió serão revitalizadas. As unidades contempladas são a Escola de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no Conjunto Rosane Collor, e a Escola Municipal Corintho Campelo da Paz, no Tabuleiro do Martins. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea assinaram as ordens de serviço para as obras na manhã desta sexta-feira (17) no gabinete do prefeito.



“Essas duas escolas estão incluídas no primeiro pacote de serviços que o município está realizando e inclui 11 reformas. Cinco delas já estão em andamento e temos mais essas duas que serão iniciadas e tem outras duas já licitadas também. E as demais estão em processo de licitação”, enumerou Rui Palmeira.
As obras de revitalização estão orçadas em R$ 4,1 milhões e serão custeadas com recursos próprios da Prefeitura de Maceió. As súmulas dos contratos com as empresas responsáveis pelas obras foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta.
“A prioridade dada pelo prefeito Rui Palmeira à Educação de Maceió se firma cada vez mais com as decisões tomadas, com as ordens de serviço assinadas, com a autonomia depositada na gestão da Semed e, principalmente, na garantia do repasse dos 25% dos recursos garantidos no orçamento à Educação. Hoje é um momento especial e firma o nosso compromisso de mudar a realidade do ensino público da capital”, destacou a secretária Ana Dayse.
Na revitalização da Escola Zumbi dos Palmares, executada pela AC Construções, serão investidos quase R$ 2.291.480,87 (Dois milhões, duzentos e noventa e um mil, quatrocentos e oitenta reais e oitenta e sete centavos). Já na Escola Corintho Campelo da Paz, o investimento é de R$ 1.854.238,66 (um milhão, oitocentos e cinquenta e quatro mil, duzentos e trinta e oito reais e sessenta e seis centavos) e a Grécia Construtora será responsável pelos serviços.  A revitalização deve estruturar a Zumbi dos Palmares para se transformar em escola de tempo integral. A notícia das obras foi comemorara pela comunidade escolar. Direção e mães de alunos que compõem o conselho escolar das duas unidades participaram da solenidade.
A secretária Mônica Suruagy, de Segurança Comunitária e Cidadania, também esteve presente. A solenidade contou ainda com a presença de representantes das duas construtoras que serão responsáveis pelas obras e do vereador Guilherme Soares, que assinou como testemunha. O parlamentar pontuou: “É um trabalho sério. Irei participar diretamente destas obras, não como vereador, mas como engenheiro, para garantir a qualidade dos serviços e a celeridade junto às construtoras. Nossa missão, agora, é concluir essas obras e deixar as escolas com um alto nível de qualidade”.
Reformas na Rede
As cinco maiores unidades do município estão recebendo reforma total. As escolas municipais são: a Jaime de Altavilla, no bairro de Santa Lúcia; Rui Palmeira, no Vergel do Lago; Haroldo da Costa, no Salvador Lyra; Maria José Carrascosa, no Poço, e Nosso Lar I, localizada na Levada.

As escolas estão sendo reformadas dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer mais conforto e funcionalidade aos professores e alunos. Sobre isso, Ana Dayse comentou que, em grande parte, os serviços estão em fase de conclusão e o prazo de entrega deverá ser cumprido, com inaugurações previstas para o segundo semestre.
Serviços estruturantes
Rui também reforçou outro importante avanço na Educação Municipal: as creches. Ele explicou que quatro unidades já estão praticamente prontas e devem ser entregues à população até o próximo mês. “O município está finalizando a compra de materiais, mobiliário e equipamentos para que, quando eles forem inauguradas, já entrem em funcionamento”, prevê.
O prefeito comentou ainda as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo na estruturação de equipamentos públicos. “Assim como acontece na Educação, estamos reestruturando a Saúde e a Assistência Social, dotando toda a rede com a estrutura adequada, de qualidade, como o maceioense merece”, finalizou Rui.
Fernanda Calheiros e Lucas Alcântara (estagiário)/Secom Maceió


Pesquisadora dinamarquesa ministra palestra na Semed



O auditório do hotel Ponta Verde ficou lotado nesta quinta-feira (16), com professores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino da capital. Eles participaram do seminário Compreendendo a Prática Pedagógica em centros de educação infantil da Dinamarca. O evento, realizado em parceria entre a secretaria municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), contou com a presença da pesquisadora em educação infantil dinamarquesa Jutte Luul Jensen.
A professora discorreu sobre a educação infantil na Dinamarca, com sua estrutura, pedagogia e prática e o contraponto apresentado pela professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Lenira Haddad. A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, participou da abertura do evento, no qual destacou a importância no investimento em educação para a melhoria da qualidade de vida e ressaltou o apoio que tem recebido para a execução das politicas públicas na área educacional por parte do Executivo municipal.
A secretária falou sobre a importância do seminário e a contribuição que pode ser ofertada aos professores da rede municipal de ensino. “A Dinamarca é a melhor escola para professores do mundo. Esse é um relacionamento fantástico, para que possamos ver o que pode ser feito na educação de Maceió. Nós queremos fazer e os nossos professores têm a oportunidade de reconhecer isso. Reunimos os coordenadores e todos aqueles ligados à educação na escola nesse seminário”, resumiu a secretária.
Ainda a respeito da iniciativa, ela lembrou da legislação atual, a qual aponta para 2016 como o ano em que todas as crianças deverão estar atendidas pela escola. “Esse é um grande desafio e estamos nesse encalço, contando com o apoio do prefeito Rui Palmeira para atingir esse objetivo”, concluiu.
Durante o evento, foram realizados workshop com a equipe de educação infantil da Semed e contou com a participação da representante do Pnud, Rita Ippolito.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Semed e Sesc realizam concurso de quadrilhas matutas



Os festejos de juninos promovidos nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) já são uma tradição, trazendo toda a originalidade e o resgate das quadrilhas matutas. Este ano os festejos vão comemorar os 200 anos de Maceió e acontecem em parceria com o Sesc.


Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino poderão participar do evento. O objetivo do concurso é promover um trabalho pedagógico, valorizando a tradição e incentivando a participação das escolas e comunidades a vivenciarem a cultura nordestina. As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser feitas por meio dos formulários emitidos pela Coordenação de Arte e Cultura. O diretor ou professor responsável deverá entregar o formulário até o dia 27 de maio.
As quadrilhas inscritas no concurso deverão ter no mínimo 10 pares e no máximo 14, e só serão aceitos marcadores da escola ou da própria comunidade. A ordem de apresentação das quadrilhas será por meio de sorteio, que acontece no dia 31 de maio, determinando o dia e hora de cada apresentação. A originalidade, animação, desempenho, marcação e pontualidades serão os principais requisitos para avaliação. Todas as quadrilhas deverão ter obrigatoriamente os passos tradicionais que são cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, Rose-Marie, Marie-Rose, túnel, grande roda e caminho da roça.
A premiação será feita no dia 11 de junho e as três quadrilhas que obtiverem maior pontuação receberão troféus e medalhas para os alunos, professores e diretores envolvidos na organização. O melhor marcador de quadrilha matuta receberá um troféu especial. O concurso ocorrerá de 08 a 11 de junho, no Sesc, localizado no bairro do Poço, das 16 às 21 horas.
Thaís Lins (estagiária)/ Ascom Semed

Escolas de Maceió vão receber apresentações de espetáculos teatrais



Foto: Mauro Fabiani / Ascom Semed
Promover espetáculos teatrais, bem como estimular a reflexão acerca de temas relevantes nas escolas municipais foi a proposta da reunião realizada no gabinete da Secretária Municipal de Educação com representantes da Petrogal Brasil. O objetivo da empresa, que pertence ao grupo Gal Energia, é desenvolver um trabalho voltado para a área sociocultural contando com a parceria da Semed.
Participaram da reunião o representante da Petrogal Brasil, Renato Paixão, o diretor geral do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez, a secretária Ana Dayse Dorea, a diretora geral de ensino, Sônia Moraes, a diretora de gerenciamento escolar, Virginia Ferreira e demais coordenadores da instituição.
O projeto vai beneficiar cerca de 30 escolas da rede. Serão cerca de 60 espetáculos com duas apresentações. De acordo com a diretora geral de ensino, Sônia Moraes, o projeto oferece abordagens em várias temáticas, mas na Semed o tema escolhido vai a discutir a “Cultura e a diversidade Étnico racial”.
Ela explica que o encontro teve a intenção de consolidar a parceria, além apresentar toda a proposta do projeto. “Apoiamos projetos que promovam a cultura dentro da escola, principalmente aqueles que propõe discutir e refletir sobre temas relevantes como a questão cultural, gêneros e religiosidade. Esse é um deles”, ressalta a diretora.
O projeto Diverte Teatro Viajante leva apresentações teatrais às escolas e a lugares públicos e aborda assuntos que fazem parte do dia a dia das crianças na tentativa de estimular uma reflexão acerca de temas que possam complementar o conteúdo didático educacional abordado na sala de aula.
Janaina Farias / Ascom Semed

Novo fardamento escolar é entregue a alunos da rede municipal





Após as inovações feitas pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) com a implantação da matrícula online, as parcerias estratégias com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outras instituições têm garantindo bons resultados para a cidade.
O trabalho em conjunto já resultou na elaboração de padrões mínimos e no lançamento das diretrizes curriculares para o ensino fundamental, não esquecendo o aumento de 3,9 para 4,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) alcançado em 2013. Maceió agora vê os estudantes com fardamento novo.
Essa novidade na Rede Municipal vai atender mais de 55 mil estudantes que receberão gratuitamente os kits de uniformes, com blusa, calça, bermuda e tênis, numa somatória de investimentos da ordem de R$4.489.455,25, feito com recursos próprios. O fardamento vai atender a todos os alunos matriculados nas 135 escolas municipais de Maceió, desde a educação infantil até Jovens e Adultos.
Segundo a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a iniciativa é inédita na capital. “Nunca antes o Município havia dado um kit escolar com todos estes itens. Além da farda, o estudante receberá ainda outro kit com itens importantes para o seu desenvolvimento intelectual, pedagógico e social”, afirmou Ana Dayse. O kit do estudante é formado por mochila, caderno, caneta, lápis, borracha e outros.
As alunas da Escola Municipal Padre Brandão Lima, estavam eufóricas com o novo fardamento. “Gostei muito porque a farda é bonita e eu estou linda”, disse a estudante Ingrid Isabela, de nove anos.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Copeve divulga resultado preliminar da prova de títulos do PSS




Já está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) o resultado preliminar da prova de títulos do Processo Seletivo Simplificado para a Semed. A lista com os nomes dos selecionados, assim como outras publicações acerca do concurso, poderão ser encontradas neste link: http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=2717627. O resultado final do certame está previsto para o dia 20 de abril.
De acordo com a assessora de planejamento do Núcleo Executivo de Processos Seletivos/Copeve, Luiza Cabral, como o resultado é preliminar, o candidato que desejar interpor recurso tem até 72 horas ininterruptas após a divulgação desse resultado. Esse recurso é feito direto no site neste endereço: www.copeve.ufal.br.
Ana Luiza ressalta que é preciso estar atento ao prazo para a interposição do recurso, visto que o candidato só poderá recusar, a partir da 0h do dia posterior à publicação do resultado preliminar, ou seja, como o resultado preliminar foi divulgado nesta terça (7), os interessados em entrar com recurso têm, a partir da 0h desta quarta-feira (8), para protocolar o questionamento.
Para interpor recurso contra o resultado provisório do concurso, o candidato precisa preencher um formulário de recurso que está disponível no sistema da Copeve, por meio do endereço eletrônico, e seguir as orientações de como montá-lo de acordo com as instruções. O formulário de recurso deve ser encaminhado via internet pelo sistema Copeve/Ufal.
Revogação/auxiliar de sala
A secretaria municipal de Educação(Semed) informa que foi publicado no diário oficial da Prefeitura de Maceió desta quarta-feira (8) o comunicado que revoga a prorrogação do prazo para o requerimento de devolução de taxa de inscrição do Processo Seletivo Simplificado para posto de Auxiliar de Sala.
Os candidatos que realizaram o pagamento da taxa de inscrição para a participação do processo seletivo para o posto de auxiliar de sala precisam protocolar um formulário de requerimento que se encontra disponível no site da Copeve neste endereço: http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=2717627.
O documento precisa ser protocolado na sede do Núcleo Executivo de Processos Seletivos- Copeve da Universidade Federal de Alagoas(Ufal), situado no campus A.C Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins, Maceió-AL, no período compreendido entre 08/04/2015 a 22/04/2015 de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O requerimento precisa estar devidamente preenchido e assinado pelo candidato. Os dados de conta bancária devem ser informados no documento para fins de devolução da taxa de inscrição paga no certame. Se o candidato não possuir conta bancária em que seja titular, ele deverá optar pelo recebimento por meio de cheque. Para protocolar o requerimento da devolução da taxa de inscrição, o candidato precisa apresentar documento oficial com foto.
O prazo para a devolução, a partir da entrega do requerimento na sede da Copeve, é de dez dias úteis.
Ascom Semed/ Janaina Farias

segunda-feira, 6 de abril de 2015

ProJovem atinge meta de inscritos no programa em Maceió


Pela primeira vez, a meta estabelecida para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) foi alcançada em Maceió. A coordenação nacional do programa, de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), havia estabelecido o mínimo de dois mil alunos e o número de inscritos na capital alagoana chegou a 2.010, conforme informações da coordenação local do ProJovem. As aulas foram iniciadas no último dia 23.
O programa, gerenciado na capital pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. Com isso, o ProJovem objetiva a conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.
Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã. Aos jovens que cumprem determinados requisitos de frequência e elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal de R$ 100, depositado pelo Governo Federal diretamente na conta do estudante.
Ascom Semed

Semed revisa o Plano Municipal de Educação de Maceió



A Comissão de avaliação e adequação do Plano Municipal de Educação de Maceió (PME) tem se reunido com frequência para discutir as ações e compor as subcomissões que vão trabalhar na sua elaboração, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE).
O grupo é composto por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representantes de vários seguimentos e setores sociais ligados à Educação. A Comissão do PME está dividida nas subcomissões de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e diversidade, Gestão e Financiamento da Educação Básica e Valorização dos profissionais da Educação Básica.
Foto: Mauro Fabiani / Ascom Semed
A partir das subcomissões, as equipes irão se reunir para revisar, elaborar e adequar as metas traçadas do PME observando as 20 metas aprovadas no Plano Nacional de Educação. Conforme cronograma da reunião, foram definidas datas e prazos para as ações de organização do trabalho, atualização de dados, elaboração do Documento Base, audiências públicas e encaminhamento do PME ao Legislativo.
Durante o processo de revisão, as subcomissões estarão atentas ao diagnóstico, contendo a descrição geral do município de Maceió, a identificação dos desafios educacionais prioritários a serem enfrentados no município, as necessidades da população e as metas já estabelecidas para o país e para o Estado, além do conjunto de indicadores com os responsáveis pelo seu monitoramento e avaliação.
O Plano Municipal de Educação é um documento orientador de políticas públicas, que define diretrizes, metas e objetivos para o setor no prazo de 10 anos. O Plano aprovado deve orientar as autoridades municipais na formulação do orçamento público, dos projetos de lei que beneficiem a população.
Outro ponto que merece ser observado é que não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação. O plano atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação. Sua revisão pressupõe o envolvimento de representações dos diversos segmentos da sociedade.
João Filho/ Ascom Semed

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bibliotecas: Semed promove curso para professores



A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio da Biblioteca Carlos Moliterno, está oferecendo um curso de Formação de Noções Básicas de Organização e Dinamização de Biblioteca. A iniciativa é voltada para professores lotados em bibliotecas da rede municipal de Educação.
As aulas, ministradas pela bibliotecária e coordenadora de Bibliotecas, Maria Cristina Rezende M. Barbosa, conta com o auxílio de Mariângela dos Santos Silva. O curso segue até 28 de maio, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 12h, totalizando assim 30 horas. São três diferentes turmas por semana, com total de 56 formandos ao final do curso.
O objetivo da formação é preparar os readaptados lotados em bibliotecas da Rede Municipal de Educação, oferecendo noções básicas de organização e dinamização, com foco no incentivo à leitura e no conhecimento técnico.
O curso abrange os seguintes temas: Biblioteca passado e presente, A Biblioteca Escolar e a Lei 12.244, de 24 de maio de 2010, Biblioteca Escolar: Tudo começa aqui, A importância da leitura para o desenvolvimento da cidadania, Noções básicas de organização de biblioteca, Noções básicas de preservação e conservação do acervo, Hora do conto, Oficinas de Técnica para contação de história, Contação com origami, Cotação invertida e Relato de experiência. A Biblioteca Carlos Moliterno está localizada na sede da Semed, na Cambona, e fica aberta a comunidade para consulta e locação, das 8 às 17h.
Thaís Lins (estagiária)/ Ascom Semed