quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Coordenadores e Alfabetizadores do EJA participam de formação

Foto: Mauro Fabiani


Coordenadores e alfabetizadores do programa “Maceió Tira de Letra/Brasil Alfabetizado” participaram da abertura inicial do curso de formação, nesta terça feira (15), no auditório do Instituto Federal de Alagoas, (IFAL) antigo Cefet. O programa “Maceió Tira de Letra/ Brasil Alfabetizado” do governo federal é uma parceria com a Prefeitura de Maceió através da Secretaria Municipal de Educação que visa contribuir para a universalização do ensino fundamental em jovens e adultos.


A iniciativa é do departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que tem com o objetivo qualificar cerca de 460 alfabetizadores e 35 coordenadores quanto à importância de se trabalhar a alfabetização com um público diversificado. O curso representa o ponta pé inicial para a qualificação dos alfabetizadores de jovens e adultos.



O grupo “ONG Mais: música, ação e inclusão social” apresentado por crianças de 7 a 17 anos da Vila Emater abriu o evento tocando músicas variadas como: clássicas, MPB e natalinas. O evento contou, também, com a presença do Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, o Deputado Estadual, Paulão (PT), técnicos da Semed e coordenadores do programa.



Em seu discurso Beltrão declarou que todos estão diante de um grande desafio de transformar a educação. Destacou os piores indicadores sociais como obstáculos para o desenvolvimento e salientou que para superá-lo requer participação. “Precisamos superar esses índices sociais negativos, mas para isso requer também o engajamento das pessoas envolvidas nesse processo, principalmente”, ressalta. Finalizou o discurso elogiando o governo Lula e convidou todos a participar da Conferência Nacional de Educação, prevista para abril, que pretende formular o sistema nacional de ensino.



A Diretora do EJA no município, Maria da Penha disse que a finalidade é capacitar os alfabetizadores e coordenadores do programa para ministrar aula de alfabetização no período de 8 meses atingindo um público aproximadamente entre 16 a 80 anos de idade. “Trabalhar com educação de jovens e adultos é trabalhar com público bastante diversificado se referindo a gênero, idade, raça que não tiveram acesso no tempo preciso”, explica.


O Deputado Estadual, Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT) que prestigiou o evento fez uma reflexão quanto aos alfabetizadores. “Não é fácil educar. Vocês são merecedores, vencedores e verdadeiros heróis”, concluindo, ao mesmo tempo em que afirma que nos dias atuais não é fácil não ser alfabetizado.



Durante o evento a professora e coordenadora, Socorro Cedrim recebeu das mãos do Secretário de Educação o livro cujo tema aborda “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” simbolizando todos os alfabetizadores presentes. Na oportunidade foram entregues aos coordenadores e alfabetizadores 500 livros de autoria de Paulo Freire. O livro de acordo com Maria da Penha reforça o projeto de formação continuada. “O livro é mais um instrumento para o processo de formação”, resume.



O curso foi finalizado com a palestra intitulada de “Superação do analfabetismo ainda um desafio” proferido pela doutora em Educação, formação docente pela Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto (Portugal), mestre em educarão brasileira e especialista em alfabetização.


Nenhum comentário: