quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Diretores discutem 3ª edição do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas

Foto: Roberto Lopes

Uma reunião com diretores e coordenadores da rede municipal de Ensino, no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed) discutiu a 3ª edição do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal) que este ano, irá avaliar alunos do 5º e/ou 9º anos do Ensino Fundamental nas áreas de língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com a interlocutora da Semed, junto a Secretaria do Estado de Educação (SEE), Gedida Correia, as provas serão aplicadas entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro nas próprias unidades de ensino. “As escolas devem criar mecanismo para garantir a presença dos alunos na escola, assegurando dessa forma, sua participação nas avaliações. As provas ajudarão a descobrirmos a habilidade de cada um de nossos alunos e construir um quadro fidedigno da nossa educação”, informa.

Além das provas, será aplicado um questionário socioeducativo para análise de dados, com hábitos de estudo, inserção mo ambiente escolar e participação dos pais na vida acadêmica e social do aluno. Gedida disse ainda, que professores, coordenadores e diretores também farão parte do estudo por meio de questionário.

O objetivo de sistema consiste em desenvolver uma sistemática de avaliação permanente e contínua, além de analisar, utilizando sempre o aluno, informações que permitam a adoção de programas e projetos voltados à melhoria da qualidade educacional, subsidiando, se for o caso, a reorientação da prática docente.

A apresentação do sistema foi feita Gedida Correia e pela professora Maria das Graças Correia que receberam formação da Saveal para socializar as informações. “Além dos 5º e 9º anos da rede municipal, o sistema avaliará os alunos dos 3º anos do ensino médio da rede estadual e das escolas particulares que terão suas participações por adesões”, confirma Gedida.

Nenhum comentário: