segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rede municipal de ensino dá inicio as matriculas de alunos novos

Texto: Janaína Farias
Foto: Mauro Fabiani

Começa hoje (21) e vai até sexta-feira (25) a matrículas para novos alunos da rede municipal de ensino de Maceió. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é matricular cerca de 10 mil novos alunos na educação infantil e ensino fundamental. O ano letivo para 2013 está previsto para começar no dia 04 de fevereiro.

De 07 a 11 de janeiro foi o período destinado a matriculas de alunos removidos entre a rede municipal. As matrículas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ser feitas em qualquer época do ano letivo, nos três turnos. Para os alunos que já estudam na rede municipal a renovação da matricula foi automática.

A Diretora de Gerenciamento Escolar, (DGE) Maria José Pereira, orienta aos pais ou responsáveis pelos alunos que no ato da matricula são necessários alguns documentos como: registro de nascimento ou casamento; cartão de vacinação para criança até sete anos de idade; comprovante de residência; cartão do programa Bolsa Família (caso possua); duas fotos 3x4; declaração ou histórico escolar para matriculas a partir do 2º ano do ensino fundamental.

A coordenadora da Comissão de Matrículas da Semed, Kay Guimarães, ressaltou que é superimportante que os alunos não percam o prazo e destacou que aqueles que não conseguirem a vaga devem se dirigir á secretaria para que a comissão possa encaminhá-lo para uma unidade escolar.


Quantitativo de vagas nas escolas

De acordo com a coordenadora, a comissão de matricula possui um documento com o número de vagas nas unidades escolares por regiões administrativas. “Esse documento indica o número de vagas que estão sendo ofertadas nas escolas por período. Estamos trabalhando no sistema de parcerias com as escolas que nos informam as demandas de vagas”, salienta ela.

Na região administrativa 1 estão sendo destinadas cerca de 400 vagas do 1º ao 5º ano. Na região administrativa 2, no CAIC Francisco Melo são 140 vagas para crianças de 3 a 5 anos, já na escola Rui Palmeira foram destinadas 210 vagas para o ensino fundamental. Na 3ª região administrativa sobram 200 vagas de ensino fundamental para a escola Radialista Edécio Lopes, com correção de fluxo para alunos com distorção de idade/ano.

Na região administrativa 4, 115 vagas de ensino fundamental para a escola Zilka de Oliveira e 140 vagas de educação infantil para escola Braga Neto.
Na região administrativa 5 há disponibilidades de 280 vagas para a escola Lenilton Alves no ensino fundamental e 50 Vagas para a educação infantil na escola Ruth Quintela. Na 6ª região 45 vagas de berçário e educação infantil para as escolas Heloísa de Gusmão e Maria Ivone. Na escola Petrônio Viana 120 vagas para ensino fundamental e 170 vagas também de ensino fundamental para a escola Cecília Carnaúba.

Na 7ª região administrativa as ofertas são para 70 vagas na educação infantil na escola Kyra Maria da Paz e 195 vagas para a unidade escolar Manoel Pedro incluindo correção de fluxo. Ainda no 7ª região a escola Donizete Calheiros abriu 145 vagas para o ensino fundamental e 86 vagas também do fundamental para a escola Cleto Marques.

Na 8ª região administrativa as vagas são para a educação infantil, na escola Pedro Barbosa são 113, já na escola Sagrado Coração foram 97 vagas. Na unidade Benevides Epaminondas 54 vagas desde o maternal ao 2º período.

Para as escolas que a demanda é maior que a oferta a Semed trabalha com a política de transporte. “A política de transporte já funciona há 3 anos. Várias crianças do Benedito Bentes, por exemplo, vão para escolas no Santos Dumont. Nossa meta é não deixar nenhuma criança fora da sala de aula”, afirma Kay.

A comissão de matriculas estará durante toda a semana visitando as unidades escolares para verificar e garantir a matricula dos novos alunos na rede. “Na próxima semana teremos o levantamento das escolas que deverão continuar com vagas para a comunidade”, informa a coordenadora.


A previsão é para abril nas escolas em reformas

O retorno às aulas está previsto para o dia 04 de fevereiro, já nas escolas com período especial por conta de reformas como é o caso da Paulo Bandeira, Neide França, Santo Antônio e Otávio Brandão, a previsão é para abril.


Texto: Janaina Farias

Nenhum comentário: