quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Secretaria de Educação abre vagas para Educação de Jovens e Adulto


Foto: Delane Barros - Ascom Semed


Começam na próxima segunda feira (20) as aulas para os alunos da Educação de Jovens e Adulto (EJA). As inscrições seguem abertas em 55 escolas da Rede Pública que oferecem esta modalidade. A EJA é destinada para alunos acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. A meta, de acordo com o coordenador do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Adelson Gomes, é atingir mais de três mil alunos.


Para efetivar a matrícula é preciso que o estudante tenha, no ato da inscrição, o RG, CPF e um comprovante de residência. Se o candidato já tiver passado pela escola, ele deve levar o histórico, mas caso o aluno não tenha o documento, ele não é impedido de realizar a inscrição.“O fato de o estudante não ter o histórico escolar não impede ele de realizar sua matrícula. A escola dá um prazo para o estudante possa levar o documento”, afirmou Gomes

Ainda segundo o coordenador do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, o aluno pode fazer a matrícula em qualquer período do ano, mas é muito importante que ele inicie o ano letivo o quanto antes. “Se o aluno chega depois, por exemplo, não será negada a efetivação da matrícula, mas ele poderá ficar de fora do censo e isso pode dificultar tanto a questão do financiamento da Educação como a certificação desse aluno”, concluiu.
EJA
A EJA está voltada para atender uma demanda de jovens, adultos e idosos que não conseguiram estudar no período regular. A modalidade oferece três fases para o primeiro e segundo seguimento, correspondendo um total de seis anos de estudo.
Segundo o coordenador, há alunos que podem concluir esse período bem antes do previsto “Ele pode passa por uma avaliação e diante disso pode pular etapa”, disse Gomes.
As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são feitas nas próprias unidades escolares, distribuídas em oito distritos administrativos. As vagas disponíveis estão nas escolas Maria José Carrascosa, Orlando Araújo, Antídio Vieira, Almeida Leite, Silvestre Pericles, José Carneiro, Hermino Cadroso, Pedro Café, Luiz Pedro I, Bonifácio Silveira, João Sampaio, Baltazar de Mendonça, Dom Helder Câmara, José Correira Costa, Audival Amélio, Lenilton Alves, Lamenha Lins, Arnon de Mello, Eulina Alencar, Kátia Assunção, Pompeu Sarmento, Frei Damião, Nise da Silveira, Elizabethe Anne Lira, Corinto Campelo, Denisson Menezes, Dom Antônio Brandão, Hévia Valéria Maia, Jayme de Alta Villa, Jaime Miranda, Zumbi dos Palmares, Haroldo da Costa, Neide Freitas França e Padre Pinho.
Janaina Farias/ Ascom Semed

Nenhum comentário: