segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Semed lança Orientações Curriculares para Educação Infantil







A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lança nesta terça-feira (27), às 14h, o livro Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Maceió. O lançamento será no Hotel Jatiúca, durante o Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.
Durante o evento, haverá apresentação cultural das crianças da Escola Maria do Socorro Tavares. A mesa de abertura contará com a presença do prefeito Rui Palmeira, da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios,  além de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Frederico Larceda de Oliveira, do Instituto C&A, Patrícia Lacerda, e da diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Maria Stela Barros Lameiras.
A conferência de abertura tem início às 14h30, com as Diretrizes de Políticas Públicas para a Primeira Infância, sob a responsabilidade do assessor da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Vital Didonet. Em seguida, será a vez da conferência que aborda “A proposta do Currículo Ampliado estabelecidas pelas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió”, essa abordagem será facilitada pela Professora, Lenira Haddad, uma das consultoras para a elaboração do documento.
O evento conta ainda com realizações de painéis com discussão acerca da temática proposta – “Diálogos e Reflexões sobre as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió”. Participam deste momento vários profissionais educadores, como diretores de escola, coordenadores e professores. A diretora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, e a consultora das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Ippolito, serão as mediadoras desta etapa.
O documento
O lançamento do livro Orientações Curriculares para Educação Infantil (OCEI) traça as orientações curriculares para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Maceió, traz um conjunto de conceitos e princípios norteadores de práticas pedagógicas que abrangem todas as instituições de educação infantil vinculadas à Semed. De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil, Angelina Araújo, a obra é composta por três capítulos – A educação infantil entre velhas e novas premissas, recuperando as antigas premissas, Uma visão ampliada do currículo e Maceió em perspectiva.
A diretora reforça que a construção das Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Maceió é um marco na edificação e estruturação desta etapa de ensino. “O documento que será apresentado à sociedade alagoana busca resgatar e dar visibilidade ao direito da criança viver sua infância no momento certo, considerando o que é próprio de cada etapa do desenvolvimento infantil”, destaca.
Angelina ressaltou que o documento é o resultado de intensa pesquisa realizada ao longo desses três anos, em parceria com a Ufal, Pnud , Instituto C&A, equipe técnica da Semed embasada nas mais diversas experiências pedagógicas do mundo e referendadas por inúmeros pesquisadores e estudiosos e adequada a nossa realidade.“Entregamos as famílias, instituições e demais interessados um documento atual, referendado nas pedagogias influentes no mundo inteiro e que sustentará a prática pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil de maceió”, afirma a diretora.
Ascom Semed

Nenhum comentário: