quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escolas da Semed concluem dados do censo escolar





As escolas da rede municipal de ensino da capital concluíram a primeira fase do Censo Escolar 2015, dentro do prazo estabelecido pelo governo federal, no último dia 4. Agora, as unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed) fazem os ajustes nas informações transmitidas inicialmente na primeira fase do processo. Essa etapa do Censo estará disponível até o próximo dia 25.
A informação é da coordenadora do departamento de Dados e Informações da Semed, Maria Angélica Espinheira. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos, feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Após a conclusão da etapa inicial, o Inep fechou o acesso ao sistema. “O Inep encerrou o acesso no dia 4 e reabriu no dia 7 passado, com a disponibilidade apenas da função ajuste e correção, que poderá ser feito até o dia 25 desse mês de novembro. Somente depois da conclusão desses ajustes será possível conhecer a realidade da nossa rede, com o real número de alunos”, explica Angélica.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: