segunda-feira, 7 de março de 2016

Escolas da rede municipal oferecem merenda saudável


O ano letivo 2016 já iniciou e, pensando na saúde dos pequenos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Nutrição e Alimentação Escolar (Cane), está com o cardápio alimentar pronto para receber e atender os alunos da rede de forma saudável e balanceada.



Uma variedade de frutas, verduras, raízes e outros alimentos que são fonte de nutrientes necessários para nosso dia a dia fazem parte do cardápio escolar que tem o objetivo de contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes. A Semed também pretende inserir o hábito de práticas alimentares saudáveis pelo aluno, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Seguindo a Resolução 26/2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o cardápio atende às necessidade nutricionais da criança, jovem e adulto. Como explica a assessora técnica em Nutrição, Bruna Gusmão: “O cardápio é pensado para atender às necessidades diárias das crianças de acordo com sua faixa etária, dessa forma, o cardápio indicado para a educação infantil é diferente do cardápio do ensino fundamental, assim como, é diferente do cardápio oferecido para os jovens e adultos que participam do EJA [Educação para Jovens e Adultos]”, disse.
Os alimentos embutidos que oferecem risco à saúde como salsichas, salames e outros que contém um alto teor de sódio como o charque, por exemplo, não constam no cardápio, de forma a estimular hábitos saudáveis nas crianças desde cedo.
Respeitando as condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica, um cardápio especial é elaborado para os estudantes com diabetes, obesidade, hipertensão, alergias ou que possuem outros tipos de restrição ou intolerância alimentar.
Os hábitos culturais da população são igualmente valorizados com a introdução de alimentos regionais e da agricultura familiar, fazendo com que o Município atenda à Lei Nº 11.947, de 2009, que determina que no mínimo 30% dos alimentos para os alunos sejam comprados diretamente de agricultores familiares.
A formação continuada de merendeiros com uma temática anual é outra ação realizada com vistas a promoção e garantia da segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar, além do ensino de técnicas utilizadas na gastronomia para deixar a merenda mais bonita e saborosa. “Este ano nós planejamos focar nas atividades práticas, utilizando a cozinha experimental da Semed e a cozinha da própria escola como laboratório.” Afirma a assessora técnica da Semed.
O cardápio escolar da rede municipal é publicizado mensalmente na internet, na página da Semed http://www.maceio.al.gov.br/semed/merenda-escolar-cardapio/, e na portaria das escolas, para que todos, principalmente os pais, tenham acesso à alimentação de seus filhos no período em que está na escola.
Amanda Bezerra (Estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: