segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto de Tecnologia Educacional é apresentado na Semed


foto: Adriana Cirqueira

Trazendo uma proposta de uma aprendizagem interativa e dinâmica para a Rede Municipal de Ensino, representantes de uma empresa de Portugal(Clasus) que vende produtos e serviços ligados a tecnologias educacionais, estiveram reunidos nessa segunda(19) com o Secretário Municipal de Educação e técnicos da Semed, na sede.


De acordo com José Cortês, Consultor de Tecnologia da Informação da empresa Clasus, o objetivo do encontro teve como pretensão apresentar projetos que podem auxiliar no processo pedagógico permitindo dinamizar o ensino através das tecnologias de ponta. Os especialistas em tecnologia apresentaram na ocasião três produtos específicos: o computador Magalhães, o quadro interativo e o terminal eletrônico.


A empresa tem origem em Portugal e já esta estabelecida no país, há alguns anos. Segundo Cortês a Venezuela,por exemplo, adquiriu 1 milhão desses computadores.“Pensamos que por ser um produto bom pra vários países pode ser um produto bom também para o Brasil e para Maceió”, ressalta Cortês. O projeto da empresa, Clasus, incorpora além das propostas voltadas para educação, segmentos também na área de turismo e cultura em outros países.


O quadro interativo, um dos produtos apresentados pela empresa, oferece um sistema de participação em sala que envolve aluno e professor através de simulação de qualquer ambiente em qualquer disciplina. “Muitas instituições investem em quadro interativo, mais não apresentam nenhum acompanhamento pedagógico. Muitas investem em tecnologia, mas não capacita os professores”, acentua, Laurindo Campi, Diretor Comercial da Clasus.


Na ocasião,Thomaz Beltrão, disse que dos projetos que envolvem educação e tecnologia já apresentados, esse é um dos mais modernos e ousados. Disse ainda, que vai discutir o assunto com os demais setores da Semed. De antemão, o secretário informou aos especialistas que em função do IDEB(Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica) no estado, o MEC juntamente com o PNUD estar empenhado em qualificar a educação em Maceió.


O Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento sugeriu que um projeto fosse elaborado dentro da realidade educacional do município para que possa ser melhor analisado. A partir daí, os especialistas em tecnologia educacional ficou de elaborar um projeto piloto em dez escolas do município, na tentativa de mostrar como o projeto funcionaria na prática.













Nenhum comentário: