quarta-feira, 14 de abril de 2010

Semed forma multiplicadores em DST/AIDS

Foto Marcos Rodrigues


Formar multiplicadores para atuar nas escolas da rede municipal. É o que tem garantido a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na manhã desta quarta-feira (14) professores comunitários e assistentes sociais iniciaram uma formação de 40h com o objetivo de conhecer a didádita e ensinar os estudantes a se prevenirem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS.

A orientação das discussões foi feita pelo psicólogo da SMS, Fábio Mota que apresentou o programa Saúde e Prevenção nas Escolas, na sede da Sociedade de Medicina. No conteúdo a abordagem incluiu informações sobre saúde sexual reprodutiva e os cuidados para se evitar a gravidez na adolescênia.

"Além da temática central também abordamos a questão das drogas porque elas também são fatores de risco já que os usuários, no processo de perda da consciência se descuidam e não se previnem", acrescentou Fábio.

Os encontro com os educadores têm tido boa repercussão nas unidades. Segundo Fábio a experiência indica bons resultados, já que estão sendo formados multiplicadores de conhecimento. Isso se deve ao acompanhamento feito pelo Grupo Gestor do programa que tem a responsabilidade de adaptar seu conteúdo de acordo com as necessidades dos multiplicadores.

O público alvo, neste momento, envolveu professores comunitários do Programa Mais Educação que conta com recursos do Governo Federal. Sua coordenedadora, a técnica pedagógica, Edleuza Maciel Brandão, destacou a importância do envolvimento da comunidade escolar com o tema. Para ela os resultados serão sigficativos se, em todas as áreas do ensino, como abordagens transversais ao conteúdo, os professores discutirem o problema.

Durante o encontro os participantes puderam trocar experiências sobre os avanços e dificuldades em abordar questões relacionadas a sexualidade. O maior entrave ainda é o tabu que cerca as discussões. Mas aos poucos os multiplicadores tem garantido maior assimilação e a participação da comunidade que reconhece no conteúdo a importância para a saúde de todos.

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