quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Semed firma parceria com Fórum de Combate à Corrupção

Foto: Roberto Lopes
Reunião entre o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, e representantes do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco-AL) resultou em parceria que visa deter a corrupção no Estado tendo como foco principal os jovens. Assim, entidades públicas e privadas, dentre as quais a secretaria municipal de Educação (Semed) estão unindo forças com o objetivo de combater essa prática em Alagoas.

O Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas é formado por 31 entidades públicas e privadas que têm como objetivo implantar o Parlamento Jovem em todos os municípios alagoanos. A iniciativa faz parte do projeto Caravana da Cidadania, que já vem sendo desenvolvido em alguns municípios como Penedo e União dos Palmares. A proposta é desenvolver nos jovens a consciência critica relativa à participação popular no acompanhamento das políticas públicas.

De acordo com o promotor Ubirajara Ramos, o objetivo da reunião é articular as instituições e formar parcerias no sentido de obter êxito no combate à corrupção. Ele informou que o fórum já existe em outros estadoa e ressaltou que ele está vinculado à rede nacional de controle de contas publicas. O coordenador adjunto do Fórum, Pedro Guido, explicou que o Parlamento Jovem será formado por alunos na faixa etária de 16 a 22 anos e observou que o número de parlamentares jovens será igual ao da Câmara de Vereadores.

O secretário Thomaz Beltrão afirmou total apoio ao fórum e se dispôs a colaborar mediante as principais diretorias da Semed: a Diretoria Geral de Ensino (Digen) e a Diretoria Gerenciamento Escolar (DGE) onde ficou acertada uma nova reunião para o dia 20 de outubro. Nesta data, serão definidas as fases do planejamento para implantação do Parlamento Jovem. "A parceria entre o fórum e a educação é fundamental, visto que faz parte do governo formar jovens e conscientizá-los quanto ao combate à corrupção", considerou o secretário.

Participaram da reunião, além do secretário Thomaz Beltrão e o promotor de Justiça e coordenador do Fórum, Ubirajara Ramos, o coordenador adjunto, Pedro Guido, o advogado-geral da União em Alagoas, Miguel Angelo Feitosa Melo, técnicos da Semed e a integrante do fórum e representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), Helenice Balbino.

Nenhum comentário: