sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alunos da escola Geruza Costa participam de campanha de combate à violência infantil


Fotos: Roberto Lopes




Os alunos da escola Geruza Costa, no Jacintinho, tiveram uma surpresa na manhã desta sexta-feira (21). O ator Licurgo Spínola, que interpreta o revolucionário Batistelli na novela “Amor e Revolução”, do SBT, visitou a escola durante a campanha de desarmamento infantil, promovido pela secretaria municipal de Educação (Semed), em parceria com o Movimento Pela Paz e Não-violência (MovPaz). Os estudantes expuseram trabalhos, com frases contra o uso de armas por crianças e entregaram armas de brinquedo.




A assistente social Christinie Laci, que coordenou a programação na escola, explica que os estudantes concorrem a prêmios oferecidos pela Semed, para as melhores frases. A premiação é de netbook, bicicleta e câmera fotográfica. “Os alunos entenderam a importância da campanha, mas ainda apresentam resistência a entregar os brinquedos que são armas”, explica Crhistinie. “A questão da violência precisa ser melhor debatida, pois faz parte do dia a dia da comunidade”, acrescenta ela.



Os estudantes da escola Geruza Costa farão uma visita à Bienal Internacional do Livro de Alagoas, quando receberão um livro para cada arma de brinquedo entregue. O coordenador do programa junto à Semed, Paulo Roberto de Souza, diz que 12 escolas municipais foram selecionadas para participar do projeto. “Escolhemos aquelas que vivem em maior vulnerabilidade, inseridas em bairros com maiores índices de violência”, afirma. Ele defende uma ação permanente e ampliada nesse sentido, com o objetivo de envolver as famílias.


A diretora da escola, Maria de Jesus, mostrou a satisfação com o envolvimento dos alunos na programação. Para ela, o combate à violência deve ser feito a partir da infância e em todas as fases da vida. A coordenadora do MovPaz, Maristela Pozitano, fez uma palestra para os estudantes, na qual buscou conscientizar os pequenos sobre os perigos do uso de armas, mesmo que de brinquedos e os riscos que isso representa para o cotidiano de crianças e adultos.



Nenhum comentário: