terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semed participa da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas


Foto: Janaína Farias



O estande da Semed na V Bienal internacional do livro vem recebendo diariamente vários estudantes da rede e visitantes de todas as partes. De acordo com a Coordenadora do Livro Didático da Semed, responsável pelo estande Taciana Cruz, cerca de 10 escolas municipais visitam diariamente a exposição. O secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento compareceu a Bienal e conferiu de perto o sucesso do evento, bem como os trabalhos produzidos pelos estudantes.



Durante os 10 dias com uma programação bastante diversificada, vários setores da Semed estarão expondo seus trabalhos. O público visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco das principais ações dos departamentos como Arte e Cultura, Educação Especial, Programa Mais Educação, dentre outros que estarão realizando suas apresentações durante a semana. Durante as visitas os alunos recebem informativos da escola Fátima Lyra, observam o varal literário de recontos e contos produzidos pelos alunos da escola Frei Damião.



Nesta edição, a Semed traz atividades como oficinas de libras, lançamento de livros de autores da rede, sarau literário, chuva de poesias e várias outras atividades desenvolvidas pelos alunos, a exemplo do teatro infantil intitulado de “Nyembá“ realizado pelos estudantes da escola Audival Amélio. O estande traz ainda a exposição de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (Pnbe) destinados tanto aos alunos como aos professores da rede municipal.



Segundo Taciana Cruz as visitas dos alunos são monitoradas, isso significa que todos estão sendo acompanhados por professores e profissionais da educação. “Durante as visitações os estudantes são acompanhados por monitores. Eles recebem uma cartilha produzida pelo departamento do Livro Didático como incentivo a leitura. A cartilha ensina como, por exemplo, preservar e devolver o livro didático” explica Taciana.



Para o secretário Adjunto, o evento é um momento único, onde a Semed sempre está presente por meio do departamento do Livro Didático e programas compartilhando e contribuindo para a dimensão em torno do conhecimento. “Através das escolas os alunos tem oportunidade e o acesso á visitação, isso enriquece seu conhecimento, dão mais importância ao mundo dos livros e estimula ainda mais a leitura”, destaca Marcelo. Os estudantes da escola Manoel Pedro, que prestigiaram a bienal também pensam assim. Para eles a leitura é essencial no desenvolvimento da escrita e enriquecimento do vocabulário.



Os alunos da educação infantil da escola Maria do Socorro Tavares compareceram a Bienal. A professora Naila Braga do 2º período atribuiu à leitura e a diversidade de obras literárias encontrada na exposição como ferramentas que estimulam e incentivam a leitura. Já a coordenadora Ana Paula destacou a oportunidade das crianças no acesso a cultura proporcionada pelo o evento. “Muitas crianças não tinham oportunidade de conhecer a bienal. O evento abre as portas para que muitas delas possam ter acesso a um pouco de cultura”, disse.



Nenhum comentário: