quinta-feira, 14 de junho de 2012

Especialista ensina professores a identificar distúrbios psicológicos infantis

Foto: Roberto Lopes

O Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió iniciou um ciclo de palestras com especialistas externos para informar e preparar seus professores em assuntos voltados à área clínica. A primeira palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), no auditório Paulo Freire, com o Prof. Dr. Liércio Pinheiro de Araújo (PhD), psicólogo e coordenador do curso de psicologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac.

A diretora Geral de Ensino, Maria Clara Lopes enalteceu o trabalho feito pelo DEE e a parceria com o Cesmac que possibilitou a visita do Prof. Liércio. Andresa Pedrosa, diretora do DEE, informou que o principal objetivo do departamento é oferecer a discussão de temas que estão constantemente no cotidiano das escolas da rede, tanto para os professores do atendimento especializado quanto para os de sala regular.

Com o tema “Transtornos mentais e outras dificuldades na infância”, a apresentação visou demonstrar as principais síndromes e psicoses infantis e instruir os professores das salas regulares na identificação e posterior encaminhamento de crianças para o atendimento especializado. “Quanto mais rápida a intervenção melhores serão os resultados obtidos”, explicou o Prof. Liércio.

Para Liércio mais que produzir conhecimento a academia precisa aplicá-lo. Segundo o professor a possibilidade de trocar informações e levar algo útil à sociedade é muito importante e necessária, principalmente nas atividades desenvolvidas nos setores públicos, como a educação. “Toda capacitação oferecida deve ser estruturada de forma que permita uma ação voltada para a prática”, afirmou Liércio.

O DEE conta com 13 técnicos especializados que prestam assistência não apenas às 44 escolas que dispõem sala de atendimento especializado, mas à toda a rede municipal de ensino. De acordo com a técnica do DEE, Vilma Muritiba, a próxima palestra do ciclo está prevista para julho.


Vilma informa também que em agosto será inaugurado o laboratório clínico do curso de psicologia do Cesmac, que vai trabalhar com crianças com dificuldade de aprendizagem e por meio do DEE da Semed serão feitos os devidos encaminhamentos dos alunos da rede municipal de ensino de Maceió.

Nenhum comentário: