terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ana Dayse promete priorizar avaliação do Ideb para melhorar educação pública municipal

Texto: Delane Barros
Foto: Adriana Cirqueira
               
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, planeja as ações da Semed para o decorrer do ano, dando enfoque inicial à Prova Brasil, que acontece em 2013 e define os números do Índice de Educação Básica (Ideb). Diante disso, a secretária pretende acompanhar o índice de cada escola, além de colocar na porta de cada unidade de ensino o resultado da avaliação.
                
Ana Dayse reafirma seu objetivo de mudar a realidade da educação pública da capital e adianta que conseguiu o compromisso do Ministério da Educação (MEC) para isso. “Na semana passada, estive em Brasília, acompanhando o prefeito Rui Palmeira (PSDB) nessa visita ao ministério e o secretário-executivo, Henrique Paim, colocou-se à disposição pela responsabilidade do governo federal, nas três instâncias”, afirma ela.
                
Ainda no contato no MEC, a secretária explicou que apresentou a prestação de contas das escolas, referente ao ano de 2006. “Esse não foi um problema das escolas, como pensávamos, mas da gestão, que perdeu o prazo para apresentar a prestação da utilização dos recursos do FNDE [Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação]. Como se trata de recursos federais, os repasses são fiscalizados pela Controladoria-Geral [CGU] e estamos tentando resolver o problema”, disse Ana Dayse.
                
A prestação de contas do período corresponde a pouco mais de R$ 400 mil. No entanto, com os juros e a correção, passa de R$ 1 milhão. A secretária informou que também busca a dispensa da cobrança dos juros e mora.
                
A Semed começará seu planejamento estratégico para 2013 logo depois do Carnaval. Para isso, estão sendo definidas as formas. “As mudanças, para se tornarem reais, só podem acontecer com investimento nas pessoas”, resume a secretária Ana Dayse.

Nenhum comentário: