quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Semed amplia oferta de vagas na modalidade Jovens e Adultos

Texto/foto: João Filho



A Secretaria Municipal de Educação reuniu na tarde de ontem (05), no Auditório Paulo Freire, Cambona, Diretores e Coordenadores Pedagógicos de vinte e três escolas para definir estratégias de atuação na oferta de vagas na modalidade Jovens e Adultos (EJA).
A Diretora Geral de Ensino, Sônia Moraes, disse que a secretaria irá encaminhar uma equipe de técnicos às escolas para verificar os espaços e as condições necessárias para as novas turmas, garantindo aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
 
Segundo a Diretoria de Ensino será ofertado durante o ano de 2013, na modalidade Jovens e Adultos, cerca de 8.200 vagas na rede, sendo 3.700 para jovens e adultos; 1.500 no Programa Brasil Alfabetizado e 3.000 vagas no ProJovem. “É necessário que a escola assuma a função reparadora de uma realidade injusta, que não deu oportunidade nem direito de escolarização a tantas pessoas. O educador do ensino fundamental noturno deve estar disposto a encarar as dificuldades como desafios estimulantes, solidarizando-se com o aluno, traçando boas estratégias para facilitar-lhe a aprendizagem”, esclareceu Sônia Moraes.
 
O Diretor do Departamento de Jovens e Adultos, Adélson Gomes da Silva, falou da necessidade de articulação entre os programas Brasil Alfabetizado, ProJovem e Educação de Jovens e Adultos junto às escolas, na busca de garantir os espaços necessários aos alunos e assim reverter os dados alarmantes de analfabetismo em nosso município. ”O calendário escolar dos Jovens e Adultos é diferenciado e as escolas podem fazer suas adequações para garantir a permanência desses alunos na escola”, acrescentou Adélson, garantindo ainda que os recursos para as novas turmas de Jovens e Adultos já estão reservados.






Durante a reunião, o diretor da Escola Corintho da Paz, Luiz de Gonzaga Pedrosa apresentou a realidade da sua escola: “Nós partimos da discussão com nossos próprios alunos em sala. Eles colocam as dificuldades de estudar e trabalhar ao mesmo tempo e nós vamos fazendo as adequações para dar os incentivos necessários”, informou Luiz, que aproveitou a oportunidade para elogiar toda sua equipe pedagógica.
 
Estiveram presentes a reunião o coordenador do ProJovem Gino César, a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado Maria de Lourdes Bezerra, o diretor do Departamento de Jovens e Adultos, além dos técnicos das referidas coordenações.

O Departamento de Jovens e Adultos está à disposição para maiores esclarecimentos por meio do telefone 3315-4571.

Nenhum comentário: