quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Estudantes criam jornal para divulgar atividades da escola



A Escola Municipal Nise da Silveira, localizada no bairro da Serraria, lançou nesta quarta-feira (8) a primeira edição do jornal escolar – Jornefa 2017.  A publicação é resultado do trabalho dos alunos do 1º segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. com a colaboração dos bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Segundo a professora doutora e coordenadora do Projeto Maria Aparecida Pereira Viana, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, a iniciativa tem como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para educação básica e contribuir para a valorização do magistério. “Queremos elevar a qualidade da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura, inserindo os alunos do curso de pedagogia no cotidiano da escola e assim, contribuir para a articulação teoria/prática”, esclareceu Maria Aparecida.
A professora disse que o Pibid oferece bolsas aos alunos de cursos de licenciatura. “O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. É uma oportunidade para o aperfeiçoamento e a valorização da formação do professor de educação básica”, pontuou.
Para a diretora da Escola, Maria do Socorro Nunes Lemos, a parceria com a Universidade tem contribuído não só com os alunos de pedagogia, mas principalmente com os alunos da Escola Nise da Silveira. “Nós nos sentimos honrados em receber essa parceria, que só traz aprendizado para nossa escola. Fico encantada quando vejo nossos alunos lendo sem nenhuma dificuldade. Isso tudo tem sido fruto da nossa parceria e do nosso trabalho inovador, em conjunto com o nosso corpo docente”, disse, entusiasmada, a diretora.
A professora supervisora dos bolsistas do Pibid, Arlete Domingos, reforçou que o Jornefa é uma ferramenta do processo de letramento e numeramento dos alunos da Escola Nise da Silveira. “Durante o projeto, os alunos do curso de pedagogia conheceram o Projeto Político Pedagógico da escola, conheceram os alunos, os professores, observaram as necessidades de cada turma e elaboraram projetos didáticos para desenvolver as ações com as turmas da escola. Tudo isso sendo acompanhado pela equipe de supervisores. Hoje é o lançamento de todo esse trabalho”, finalizou a supervisora Arlete.
O Jornefa traz reportagens sobre o dia a dia da escola, registra os prêmios recebidos pelos alunos da escola em vários eventos, traz denúncias de acontecimentos do bairro, mobilizações junto ao conselho da escola, além dos quadros Receitas e Classificados promovidos pela comunidade escolar.

Ascom Semed / João de Oliveira

Nenhum comentário: