quarta-feira, 9 de maio de 2018

Biblioteca Carlos Moliterno promove cursos para professores



A Biblioteca Carlos Moliterno, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, nesta quarta-feira (9), a Formação Continuada sobre Origâmi para os professores readaptados das bibliotecas das escolas municipais. A arte faz parte dos minicursos que acontecem de 8 a 19 de maio no espaço da biblioteca no bairro da Cambona e abrange preservação e conservação de livros, contação de história e organização técnica de acervo.
A coordenadora de rede de bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, disse que a formação tem como objetivo preparar os professores readaptados lotados em bibliotecas da rede. “O Estatuto dos Servidores Municipais, no seu Artigo 18, define que a readaptação é a investidura em cargos de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica realizada por Junta Médica Oficial”, disse.
Janaína esclareceu que a formação tem o papel de preparar esses profissionais. “Trouxemos uma oficina de artes em Origâmi que pode ajudar a melhorar a concentração no trabalho desses professores e desenvolver melhor sua criatividade no trabalho. Os servidores obtiveram conhecimento para dinamizar o espaço e, ao mesmo tempo, possibilitar o acesso ao livro e à leitura, sob a supervisão das bibliotecárias da Semed”, afirmou.
Sobre a técnica do Origâmi, a formadora Ângela Torres explica que a arte trabalha a concentração, a inteligência espacial e a paciência. “Origâmi é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O Origâmi usa vários tipos de dobras diferentes, que podem chegar de formas geométricas simples a desenhos complexos. Nesta formação a gente percebe o olhar curioso dos professores ao ver as figuras que surgem após as várias dobras”, destacou.
A professora Catarina de França Clemente, da Escola Rodrigues Alves, ressalta a meditação como referência do trabalho executado. “Essa arte traz uma tranquilidade, nos devolve o equilíbrio que precisamos para o nosso dia a dia e também trabalha a paz em nosso interior. É como se eu estivesse meditando. É assim que me sinto participando desse minicurso”, frisou.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: