domingo, 26 de março de 2017

Semed participa de Seminário do Paralápracá



Para planejar as ações do Projeto Paralápracá, a Coordenação de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participará do Seminário de Alinhamento de Ações para 2017. O encontro ocorrerá na cidade de Salvador entre os dias 27 e 31 de março.
A parceria firmada em 2013, entre a Semed, o Instituto C&A e a Agência Avante, que gerou bons frutos como o fortalecimento da identidade da Educação Infantil e a construção das Orientações Curriculares, entre outros benefícios, terá sua finalização este ano.
“No encontro, alinharemos as ações formativas que a Rede fará em parceria técnica com o Instituto C&A e a Agência Formadora Avante. Neste momento trabalharemos duas vertentes de formação: a primeira direcionada aos coordenadores e professores da rede e a segunda destinada a nossa equipe gerencial da Semed, lá receberemos os direcionamentos de como será realizado o trabalho em 2017, quando acontece a finalização no projeto”, esclareceu a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo.
A reunião contará, também, com a presença da secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, que, representando os secretários de Educação, dará sua palavra sobre a experiência de Maceió com o projeto, dando ênfase às ações realizadas e ao conhecimento adquirido durante os quatro anos que o Paralápracá tem sido desenvolvido no município.
No dia 15 de fevereiro, a Semed assinou a repactuação com o Projeto e analisou os avanços e desafios para 2017, a partir da avaliação anual feita pela empresa de consultoria MOVE Social. Angelina destaca como principais contribuições do projeto para a educação de Maceió: “a elaboração das Orientações Curriculares para a Educação Infantil, que traz com clareza a proposta pedagógica da rede para a educação de crianças de 0 a 5 anos, além da verdadeira função do coordenador pedagógico como gestor que se responsabiliza e potencializa as ações formadoras junto a todos os servidores dos Centro Municipais de Educação Infantil”.
Paralapracá
O Paralapracá é uma frente do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social, em dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de Educação Infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O Paralapracá atua, atualmente, nos municípios de: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).

Ascom Semed

Nenhum comentário: