terça-feira, 1 de novembro de 2011

Secretário visita o estande da Semed na V Bienal


Foto: Janaína Farias




O Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, prestigiou o estande da Semed na V Bienal Internacional dos Livros de Alagoas. Na oportunidade ele observou os trabalhos desenvolvidos pelos departamentos, e participou também da contação de história, feita pela professora Lúcia Andrade.


A atividade prendeu a atenção dos alunos da escola Nosso Lar I e dos visitantes que conheceram a história de João Jiló. A aluna do 3º período Maria Eduarda, da Escola Nosso Lar I ficou encantada com a história. “Ele é malvado, faz coisa errada que não pode”, afirma.

Outro trabalho que contou principalmente com a participação alunos da rede foi o projeto “Desarmamento Infantil” uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a secretaria da Paz contra a violência infantil.


Segundo a professora Adelaide Balbino da escola Geruza Costa, foi feito um trabalho voltado para a conscientização das crianças contra o uso das armas. “Elas trocaram armas de brinquedo por livros. Tudo que se remetia a violência como DVD com desenhos violentos eram trocados por livros”. Explica.


A maquete que exemplifica uma cidade sustentável desenvolvida pelo Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb/Semed) fez o maior sucesso entre as crianças. A professora Yumi Miranda do Creamb disse que as próprias crianças diziam onde era possível construir casas usando como exemplo a maquete. “Elas apontam e mostram o local onde as casas devem ser construídas, sabem que não podem ser perto da mata ciliar e nascente, por exemplo”, disse Yumi.


O ecopesca e o trabalho com origame - uma técnica de dobradura em papel foram os outros destaques do estande da Semed na Bienal. A professora Cristina Rodrigues explicou que o projeto ecopesca funciona discutindo conceitos. “As crianças pescam os peixinhos e descobrem que vem um recado chamando atenção dos pequeninos para a relação do consumo da água, alimentação saudável e outros temas”, realça.


Segundo Ericsson Rodrigues, coordenador da Biblioteca da Semed, o setor trouxe além da exposição de vários livros direcionados a alunos e professores da rede, a oficina de dobradura de origame e a contação de histórias. “A programação é voltada para a atenção das crianças. Elas tanto aprendem uma técnica como se divertem ouvindo histórias infantis”, avaliou.



Nenhum comentário: