quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Semed discute com gestores escolares o Plano de Desenvolvimento na Escola

Foto: João Filho



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Coordenação de Desenvolvimento Escolar reuniu representantes de 58 escolas da rede municipal de ensino que já receberam o dinheiro do Plano de Desenvolvimento na Escola (PDE). O encontro teve como objetivo discutir o monitoramento e a melhor aplicação dos recursos do plano, com a finalidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) destas escolas.


De acordo com a técnica da coordenação do PDE-Escola da rede municipal de Maceió, Eluzia Correia, a ideia principal da reunião é de superar a visão do PDE Escola como programa de repasse de recurso e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar. “Vamos disseminar o ciclo de gestão, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação, bem como de retroalimentação do planejamento”, afirma.


Ela disse ainda, que o sucesso deste plano de intervenção são as boas práticas pedagógicas, o melhor aprendizado do aluno e consequentemente a elevação do Ideb. “Estamos fortalecendo o PDE-Escola com intuito de elevar o nível de comprometimento deste programa”, confirma Eluzia.


O evento contou ainda, com a entrega do “Selo E” a todas as escolas que cumpriram com a fase de execução e monitoramento do programa.


O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.



O PDE-Escola, que desde 2005 está sendo definido pelo Ideb, constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. O Ministério da Educação, a partir do ano passado, criou um sistema de monitoramento financeiro com a finalidade de elaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento da Educação.



Nenhum comentário: