sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Alunos da Semed realizam formatura do Proerd no Le Cirque


Secretária de Educação Ana Dayse Dorea,
fala da importância do Proerd durante solenidade de formatura
O ambiente mágico do circo foi palco de formatura para mais mil alunos da Rede Municipal de Educação que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A solenidade de encerramento do curso aconteceu na tarde desta quinta-feira (14).

O Le Cirque, montado em Mangabeiras, ficou lotado com a presença dos 1.200 alunos de 10 escolas. O circo, além de reunir os formandos, também representou a primeira oportunidade para muitos dos alunos conhecerem o ambiente que reúne malabaristas, contorcionistas, palhaços e outros profissionais de diferentes habilidades, oriundos de diversas partes do mundo.
O Proerd é um programa executado pela Polícia Militar do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com o apoio do Le Cirque, instalado na capital desde o final do ano passado para uma temporada que está próxima de se encerrar.
O trabalho, realizado pelo programa com o apoio da coordenação de programas e projeto educacionais, recebeu o reconhecimento da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea. “Este é um programa no qual os alunos tiveram a oportunidade de, através de palestras, oficinas, encontros e trabalhos, receberem a orientação de como enfrentar situações de uso de drogas. O Proerd é essencial por ser um programa que traz essa parceria de orientar e ensinar nossas crianças da rede de ensino a se manterem distantes dessa triste sedução, que é o uso das drogasFoi uma tarde maravilhosa, porque vemos a satisfação no rosto dos nossos alunos”, disse.
Momento do juramentoA coordenadora do programa, coronel PM Valdenize Ferreira Lima, considera que o Proerd representa o melhor papel da Polícia Militar, de prevenção à violência. “Esse é um momento lindo, resultado de quem tem amor, educação e quem faz com compromisso. É a culminância de um trabalho de levar informação e educação, dizendo não às drogas e à violência. A PM cumpre, assim, seu melhor papel, de prevenir”, afirmou.
Participaram da solenidade os alunos das Escolas municipais Frei Damião, Cecília Carnaúba, Neide França, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Higino Belo, João XXIII, Corintho da Paz e Hévia Valéria. Também foram convidados alunos da Cícero Dué, Eulina Alencar, Cícera Lucimar, Pedro Barbosa Júnior, Manoel Pedro, e Luiz Pedro IV. Os alunos produziram redações sobre o conteúdo aprendido durante o curso. Na solenidade, foi feito o juramento, quando os alunos Proerd se comprometem a se manter longe das drogas e da violência.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Higino Belo, Araci Lins, destaca a importância do programa pelos objetivos propostos, pela metodologia desenvolvida e a forma como é trabalhada. “As crianças amam o programa e aguardam com ansiedade cada aula. Para elas, é muito importante, pois elas enxergam no policial o cidadão do bem, que existe não apenas para punir, mas para educar”, afirmou.
A professora Cátia Simone, da Escola Eulina Alencar, ressalta o acesso à cultura para os alunos. “O evento no Le Cirque representa a oportunidade do acesso à cultura para muitos que têm, nesse momento, o primeiro momento para isso, para conhecer um circo”, frisou.
Espetáculo Le Cirque
Ana Gabriela, de 9 anos, aluna do 3º ano da Escola Municipal Eulina Alencar, confirma que é a primeira vez que conhece um circo. Flávia Fernandes, de 11 anos, da escola Higino Belo, também elogia o Proerd. “Todos os dias vivenciando os ensinamentos passados pelo programa foi muito bom e a escolha do circo para encerrar o programa foi um momento belo, encantador”, resumiu.
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: