quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Alunos do EJAI discutem questões sociais do Cleto Marques Luz


Culminância do Projeto “As Questões Sociais do Meu Bairro”

Escola Municipal de Educação Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no Conjunto Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, realizou, na noite dessa terça-feira (26), a culminância do Projeto “As questões sociais do Meu Bairro”. O evento encerrou o ano letivo das turmas de Jovens Adultos e Idosos (Ejai).
O Coordenador Geral do Ejai do município, José Rubens Lima, disse que é preciso dar continuidade e concluir o Ensino Fundamental. “Estamos trabalhando para que a escola possa oferecer o ciclo completo e atender toda comunidade do bairro”, ressaltou.
“Estamos organizando um grande encontro de alunos do Ejai na rede municipal e logo teremos a exposição de todos esses trabalhamos que estão sendo produzidos por vocês”, disse o coordenador, se referindo às produções artísticas dos alunos.
A diretora da unidade de ensino, Sayonara Peixoto dos Santos esclareceu sobre o projeto. “As ações que envolveram todos os alunos do Ejai contribuíram na busca de soluções para os prolemas da escola”.
Sayonara fez questão de destacar o esforço da equipe e a parceria da escola com a comunidade na realização do projeto. “Hoje, aqui com a gente, o representante da comunidade, Ademir Pereira, comerciante antigo do bairro, ampliou com a gente as discussões sobre a construção de um processo educacional baseado na cooperação”, ressaltou.
Dona Maria do Socorro, 63 anos, aluna do Ejai estava entusiasmada. “Achei o trabalho maravilhoso saber que podemos contribuir e ajudar o nosso bairro”, confessou.
Pinturas retratou história do Bairro Cleto Marques Luz
A professora da 2ª fase, Ana Amélia Vilela da Silva, explorou com seus alunos a questão do saneamento básico do bairro do Cleto Marques Luz. “Questionamos em sala de aula os serviços oferecidos em nosso bairro. Falamos da importância da água tratada, rede de esgoto, porque isso prejudica muito a saúde, a qualidade de vida dos nossos estudantes e discutimos como os alunos podem ajudar a nossa comunidade a superar essa situação”.
Ana Amélia ressaltou que foi através da pintura, do desenho, que os alunos abordaram o tema. “Eles representaram as suas casas, as suas ruas, o lixo, a água suja, falta de iluminação, falta de pavimentação e retrataram tudo isso em suas pinturas. O resultado foi um abaixo-assinado a ser encaminhado aos órgãos competentes”, destacou.
Os alunos da Universidade Federal de Alagoas e ex-alunos da rede municipal Jeferson Oliveira da Silva e Pedro Leonardo da Rocha Santos, de forma voluntária auxiliaram os alunos do Ejai no desenvolvimento das pinturas. Jeferson disse que acredita que as pessoas possam se superar por meio da pintura, “Principalmente quando retratam suas realidades”, destacou.
A dinâmica de acolhimento e encerramento do evento foi conduzida pelas professoras Meysui Chen, formando uma grande roda no pátio da escola e a dramatização da professora de teatro Rosebeu Tenório abordando a importância da reciclagem.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

Nenhum comentário: