quarta-feira, 20 de março de 2019

Educadora desperta interesse de estudantes pela música


Professora Alizete no momento da aula de música
A melodia suave que conquista e encanta vários alunos da Escola Municipal Dom Helder vem de um acordeon. O instrumento é a marca da professora de Música Alizete Maria Maneiro Gomes, que desenvolve um projeto há 18 anos na Escola Municipal Dom Hélder Câmara com alunos do 1º e 5º ano. O trabalho resgata a essência de músicas infantis tradicionais.

Alizete nasceu no Paraná, mas foi em Alagoas que iniciou a realização do seu sonho, uma trajetória marcada por luta e força de vontade. O amor e dedicação à música fizeram com que as crianças passassem a ter um olhar especial pela musicalidade. Com isso só cresceu o número de alunos interessados em aprender. Atualmente ela é responsável por 18 turmas de salas de aulas e mais 12 de instrumentalização musical e canto.
À frente do grupo musical Juntos Somos Mais, uma banda formada por alunos e ex-alunos, o trabalho da educadora se tornou ainda mais visível. Os convites para as apresentações em eventos da Rede Municipal de Educação resultaram em outras oportunidades. Ao todo, a banda realiza cerca de 25 participações por ano em diversos eventos.
A banda alcançou tanto sucesso que em 2001 foi possível gravar o primeiro DVD com alunos de escolas públicas. A educadora desenvolveu outros projetos, um deles foi o Alfabetizando através da música, o que resultou em prêmios estaduais e nacionais.
Apresentação da banda “Juntos Somos Mais”, no Natal da Semed
Apesar do já conquistado reconhecimento, ainda faltava um local apropriado para lecionar música. “Quando eu entrei na escola queria sair da linha tradicional de ensino, queria através da música ensinar cultura africana, alagoana e indígenas. Após muito tempo de luta, a escola disponibilizou uma sala que recebeu o meu nome, sala de música Professora Alizete Maria Maneiro Gomes”, disse a professora emocionada.
Alunos do 1º ano tendo os primeiros contatos com a música e instrumentos.
Filha de músico, ela começou a ser incentivada desde de muito nova em casa. Aos 12 anos teve sua primeira experiência de ensino em Curitiba. Com o apoio dos pais, as aulas aconteciam em sua casa, onde seu pai construiu uma sala de música quando ela tinha 10 anos.
Com o tempo veio a maternidade, mas Alizete não conseguia deixar de lecionar. Mãe de três filhos, nunca enxergou a dificuldade como algo negativo. “Na minha última gestação, eu trabalhei até os nove meses, não conseguia me manter longe. Após o nascimento da minha filha eu continuei trabalhando, levava ela quase todos os dias, com apenas meses de nascida”, afirmou.
A musicista com o instrumento que é a sua marca na sala de aula e nas apresentações
A musicista descreve a alegria em presenciar que a música se tornou um legado familiar. “Meus filhos não escolheram música como profissão, mas todos sabem tocar pelo menos um instrumento e eles, por incrível que pareça, sem incentivo meu, passaram a música para os meus netos”, destacou.
Fundadora do trabalho para crianças e adolescentes da Vila Emater, em Maceió, a professora desenvolveu o projeto durante oito anos e recebeu o Selo do Unicef. Em 2018 tornou-se parte do Diretório dos Poetas que escrevem em Rima Jotabé, em Valência, na Espanha.
Mãe, educadora e musicista, Alizete nunca pensou em ser artista, seu sonho sempre foi ensinar música, principalmente para crianças. Sua maior inspiração foi o pedagogo e músico Dalcrose. A educadora completou dizendo que sua satisfação não vem das conquistas profissionais. “O que conta mais na minha história não são os prêmios ou o reconhecimento, o que guardo em meu coração é o olhar apaixonado que cada aluno tem pela música”, encerrou.
Renata Marques (estagiária)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: