terça-feira, 26 de março de 2019

Professores e coordenadores participam da Semana da Inclusão


Palestrante Márcia Pletsch. Foto: Ascom Semed
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam, nesta terça e quarta-feiras, dias 26 e 27 de março, da Semana da Inclusão, uma formação para inclusão de alunos com deficiências na Rede Municipal de Ensino. O evento está sendo realizado no Hotel Jatiúca e faz parte da programação do Seminário de Volta às Aulas da Prefeitura de Maceió.

Nesta terça-feira, a Semana da Inclusão contou com o painel “Os ‘filhos da Zika’ chegaram na escola: e agora?”, apresentado pela pós-doctor Márcia Denise Pletsch, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O painel ressaltou que as crianças afetadas pelos zika vírus precisam ser vistas além das estatísticas. “Os estudos práticos mostram que essas crianças chegam na Educação Infantil na idade certa. Os casos, muitas vezes, são tratados apenas pelas secretarias de saúde de estados e municípios, mas fico feliz em constatar que a Educação de Maceió entende como salutar esta inserção”, ressaltou a palestrante.
A palestrante também abordou a importância da elaboração curricular para inserir todos os estudantes que chegam à escola. “O currículo deve atender a diversidade, as diferentes possibilidades para a criança se apropriar dos conceitos escolares”, defende Márcia Pletsch.
Evento contou com representantes de várias entidades ligadas à educação
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ressaltou o empenho da Rede para ampliar o atendimento às crianças com deficiência. “ O desafio é atender adequadamente e estamos todos aprendendo. Nossa Rede abraça a todos e o maior exemplo disso é termos mais de 3.500 alunos com alguma deficiência matriculados”, pontuou a gestora.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também tem trabalhado pela inclusão atuando de forma conjunta com entes ligados ao processo”, disse a representante da pasta no seminário, Sônia Moura.
“A capital alagoana tem uma rede mobilizadora para proporcionar a inclusão”, acrescentou a coordenadora-geral do Projeto Semed e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Ippolito.
A programação desta terça-feira contou com a presença e relatos de mães de crianças com a síndrome do Zika vírus, que atestaram a importância do acolhimento pelas escolas para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. A Semana da Inclusão se estende até esta quarta-feira, 27 de março, com formação e planejamento dirigida aos professores da sala de recursos, coordenadores pedagógicos e gestores.
Ascom Semed

Nenhum comentário: