quarta-feira, 13 de março de 2019

Secretária de Educação discute projetos político-pedagógicos


A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea durante a participação
na videoconferência na plataforma do Conviva Educação
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, foi uma das participantes da videoconferência da Plataforma Conviva Educação, realizada na terça-feira (12), em Brasília. A gestora dividiu o debate sobre “Currículos dos municípios e projetos político-pedagógicos das escolas”, com a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Mônica Gardelli Franco.
Na oportunidade, as conferencistas responderam perguntas e tiraram dúvidas dos internautas participantes do fórum. A secretária Ana Dayse inciou a videoconferência falando sobre o trabalho que vem sendo feito há seis anos à frente da gestão municipal de Educação de Maceió. “Uma experiência muito rica e um aprendizado enorme. Pela segunda vez assumo esta secretaria. Iniciamos o trabalho com desafios muito grandes, Maceió com indicadores perversos. Havia uma desmotivação por parte dos professores”, ressalta.
Diante do cenário, ouvindo os professores, a gestora constatou que não existia um documento que orientava o fazer pedagógico da rede municipal. Buscou apoio do Ministério da Educação (MEC) e firmou parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). “Com a cooperação técnica do Pnud começamos a trabalhar os referenciais teóricos baseados nas diretrizes nacionais, construímos uma politica de educação municipal para cada etapa, para cada modalidade de ensino. As orientações curriculares foram construídas com a participação de toda equipe técnica da rede, dos gestores das escolas, dos coordenadores pedagógicos e dos professores. Construímos o referencial teórico, cujo referencial teórico é o que embasa os currículos das escolas. Hoje temos um currículo ampliado”, destaca.
Ainda segundo Ana Dayse, o Plano Municipal de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ajudaram a fortalecer o referencial teórico curricular construído no município. Com a aprovação da BNCC, que pelo próprio nome já diz, é a base para a construção dos currículos, a partir daí os municípios e o estado estão trabalhando nessa construção, em cima dos referências curriculares que a BNCC recomenda. Hoje temos uma politica de educação construída, estamos na fase de implantar fazendo adequações”, explica, complementando que o município fará a revisão do projeto político-pedagógico norteado pela base.
Outro ponto marcante da gestão destacado pela secretária foi a melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Alagoas e em Maceió. “O Estado implantou o programa Escola 10 que tem o foco na avaliação do Ideb e isso fez com que Alagoas tenha saído da posição de lanterninha, e Maceió foi a quarta capital que mais cresceu, melhorando a cada ano e superando a nossa meta em 2017”, frisa.
O resultado positivo da avaliação no Ideb, segundo Ana Dayse, é fruto do trabalho dos professores. “São eles enquanto educadores com toda a dificuldade da educação desses pais, assumem todo o trabalho e seu papel na sala de aula. Mesmo com as dificuldades que a rede tem, mas eles não abandonaram o papel deles de ser professor”, disse.
Durante sua participação na videoconferência a secretária, Ana Dayse frisou um outro ponto importante para a construção dos currículos que Maceió já vem fazendo que é a transição da Educação Infantil para o ensino fundamental, que a base prevê.
“A discussão já está sendo feita há um ano, criamos um grupo de transição. Estamos com um documento praticamente pronto, e até o final do ano deve ser publicado. Conversando com os professores da educação infantil e do ensino fundamental observamos que existiam queixas. As etapas não se falavam, e eram preciso se falar, pois surgiam as indagações de como receber a criança que vem da educação infantil e como preparar a criança que vai para o ensino fundamental. O grupo avançou e tem sido uma experiência muito rica”, ressalta a secretária respondendo a pergunta de um participante do fórum.
A videoconferência completa neste link: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia
Janaína Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: