sexta-feira, 22 de março de 2019

MindLab e Semed selecionam representantes para a olimpíada nacional do projeto Mente Inovadora


Alunos pré-selecionados participaram da etapa online. Foto:Secom Maceió
O programa MindLab, executado na rede municipal de educação de Maceió, vai enviar representantes de três escolas para participar da olimpíada nacional, que será realizada em maio, em São Paulo (SP). Os alunos das escolas Zaneli Caldas, Silvestre Péricles e Selma Bandeira que foram pré-selecionados para o evento já participaram da etapa online da disputa que definirá os nomes que irão para a viagem.

De acordo com Carla Gaspar, coordenadora do projeto Mente Inovadora junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a etapa é uma sequência do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula. O programa MindLab trabalha o desenvolvimento de capacidades como raciocínio lógico, trabalho em grupo, concentração, resolução de problemas e solução de conflitos através de jogos de raciocínio lógico.
jogos como abalone, bloqueio, dama e octi, todos focados no raciocínio lógico
Ainda de acordo com a coordenadora, o programa ajuda aos alunos a solucionar problemas sócio-emocionais,  contribuindo assim para superar situações do cotidiano, como ansiedade e frustração. “Os estudantes aprendem por meio dos jogos a ter autocontrole e a lidar com as perdas”, afirma Carla Gaspar. Os alunos participam de jogos como Abalone (jogo de tabuleiro e esferas criado por dois franceses), Bloqueio (os jogadores devem cruzar um tabuleiro contornando os bloqueios que adversários colocam no caminho) e a tradicional dama. “São todos jogos focados no raciocínio lógico”, reforça a coordenadora.
Os alunos viajam custeados pela Semed, e irão acompanhados pelos responsáveis. Pedro Joaquim da Silva, de 10 anos, é aluno 5º ano da escola Zaneli Caldas. Ele destaca a iniciativa como muito positiva. “É uma boa maneira pra exercitar o raciocínio”, afirma.
Delane Barros/Secom Maceió

Nenhum comentário: