terça-feira, 20 de setembro de 2016

Educação: Escola Maria José Carrascosa é reinaugurada


Foto: Ascom Semed
Após intensos trabalhos de reforma, a tradicional Escola Municipal Maria José Carrascosa, foi devolvida à comunidade do Vale do Reginaldo na manhã desta terça-feira (20). A reestruturação começou a partir da urgente necessidade de intervenção na unidade escolar, que, desde sua fundação em 2004, jamais passou por reparos, o que comprometia a segurança das crianças, professores e funcionários. O investimento do município chegou a R$ 3 milhões, oriundos do Fundo Municipal de Educação.
A alegria e a satisfação de entregar um equipamento de grande importância social foi ressaltada pela secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea. “Essa é a nona escola que entregamos, nesse porte, com essa qualidade. Uma escola que atende os padrões exigidos pelo Ministério da Educação. Isso representa o esforço de uma gestão municipal que se preocupa de fato com os indicadores do Município de Maceió, partindo do princípio de que toda mudança acontece com investimentos na educação”, destacou Ana Dayse.
Foto: Secom Maceió
Durante a reinauguração, a secretária relembrou que todas as escolas da rede que passaram por grande reformas são preparadas para a educação em tempo integral, inclusive a Maria José Carrascosa. Ana Dayse aproveitou a oportunidade para apontar as melhorias na educação pública de Maceió, a exemplo da redução da taxa de analfabetismo e o avanço no Ideb.
“Reinauguramos hoje mais uma escola que não deixa a desejar a qualquer outra escola particular. Nossas escolas ganharam padrão de primeiro mundo, ouço isso das crianças e de seus pais. Me sinto muito feliz em escutar depoimentos de funcionários que relatam que não estão numa simples escola, estão em um prédio de primeiro mundo. Só temos o que comemorar, pois nossos números mostram que os investimentos estão sendo feitos. Quem conhece o Vale do Reginaldo sabe da importância dessa escola para essa comunidade e o que ela pode explorar principalmente nos fins de semana”, considerou a secretária.
Foto: Secom Maceió
Diante da situação encontrada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o antigo prédio foi reconstruído e ampliado, e no lugar que antes era abandono ergueu-se a nova Carrascosa. Dotada de 20 salas de aula amplas, espaço de convivência, refeitório, laboratório de ciências e informática, quadra de esportes coberta, entre outras benfeitorias, a escola foi preparada para funcionar na modalidade de ensino em tempo integral, com capacidade para cerca de 1200 crianças, divididas em dois turnos.
“Hoje temos uma escola especialmente projetada para alunos especiais, o que vai contribuir na questão da inclusão social. Além disso, ficou enorme e bem arejada. Estamos muito satisfeitos com os resultados. A escola tá linda!”, comemorou a vice diretora Diacuí Lima.
Foto: Ascom Semed
A solenidade de reinauguração aconteceu no ginásio de esportes e teve início com a apresentação dos alunos do 1º ao 5º ano que cantaram uma versão da música Bê a bá, do músico Toquinho. Em seguida, entrou o grupo de coco de roda da comunidade do Reginaldo que embalaram ritmos regionais inspirados no cangaço.
Dando prosseguimento a cerimônia, foi feita uma homenagem a professora e patrona da escola, Maria José Carrascosa. Em reconhecimento ao trabalho prestado à educação, as ex diretoras Genilda Rodrigues, Rosângela Santos e Rivânia Moura foram citadas. Na ocasião, o pastor Damião, da Igreja Batista Monte Sião, e o Frei capuchinho Osvaldo Pereira dedicaram momentos para orações.
Foto: Secom Maceió
Durante o tempo em que os trabalhos estavam sendo realizados, as aulas foram transferidas para a escola Estadual Prof. Eduardo da Mota Trigueiros, na Jatiúca. Por causa da distância, a Semed disponibilizou ônibus para o deslocamento diário, sem prejuízos para os estudantes. As aulas na escola recém-entregue serão imediatamente retomadas.
Mãe de dois alunos da Carrascosa, Marcelane Freire, conhece bem a antiga realidade da escola e comemora os resultados. “Antes, a situação era deprimente. O teto ameaçava cair e as paredes davam choque. Não tínhamos nenhuma segurança para as crianças. Agora tá bem melhor. Meus filhos adoraram a novidade”, relembrou.
Thiago Guimarães – Estagiário/ Ascom Semed


Nenhum comentário: