sábado, 3 de setembro de 2016

Semed convoca escolas particulares para preencher documento


A secretaria municipal de Educação (Semed) informa à direção das escolas particulares que possuem alunos beneficiados com o programa Bolsa Família, a data para a entrega dos formulários que estarão disponíveis na Semed, na Rua General Hermes-Cambona, no período de 26 a 30 de setembro. Os mesmos fomulários deverão ser devolvidos até o dia 14 de outubro, na Semed.
Devem comparecer a Semed cerca de 532 escolas particulares de Maceió. Segundo a coordenadora do programa Bolsa Família na Semed, Aucione Albuquerque, se as escolas não trouxerem as informações não será possível inserir os dados da frequência no sistema presença do MEC, podendo acarretar em uma advertência ou suspensão do benefício. “Sem inserir os dados no sistema, o formulário vai zerado, por que o sistema vai reconhecer que o aluno não está frequentando a sala de aula. Sendo assim, as famílias receberão inicialmente uma advertência em seguida terão o benefício cancelado,”, afirma a coordenadora.
Aucione explica ainda que algumas das escolas particulares são pequenas unidades existentes nos bairros e que dependem, na maioria das vezes, dessa renda. Mas, para receber o benefício, o aluno precisa ter uma frequência mínima definida pelo programa Bolsa Família.
O programa define como frequência mínima a presença de 85% das crianças de 6 a 15 anos e 75% para as crianças de 16 e 17 anos. A coordenadora chama atenção que um dado importante para identificar as causas da baixa frequência é que as escolas precisam informar também o motivo da falta dos alunos. Dessa forma, a Semed pode fazer um levantamento e saber os reais motivos que levam a ausência e a desistência.
Aucione Albuquerque ressalta ainda que o não cumprimento desses prazos pode acarretar em um prejuízo muito grande para as famílias. “Insistimos que essas escolas particulares procurem a Semed, peguem os fomulários, preencham e nos devolvam no prazo estipulado”, apela.
Janaina Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: