sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Sustentabilidade: alunos da rede visitam aterro sanitário




Uma parceria formada entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental está estimulando, ainda mais, a educação ambiental nas escolas da rede através de diversas atividades que buscam conscientizar alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O Instituto Estre presta serviços ao aterro sanitário e uma das atividades do instituto é promover a educação ambiental no sentido de estimular a implantação da coleta seletiva e a práticas de sustentabilidade nas escolas. Entre as atividades realizadas, estão a formação com coordenadores pedagógicos e professores das escolas para discutir as ações que poderiam ser realizadas e oficinas com alunos sobre compostagem, coleta seletiva e outros assuntos relacionados ao meio ambiente.
Para dar um pontapé inicial nas atividades, esta semana (29 a 02) foi dedicada a visitas ao Aterro Sanitário de Maceió. Alunos de cinco escolas da rede estão participando das oficinas que tratam da produção e descarte de lixo, como explica a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semed, Vírgina Miller. “Na visita, eles aprendem como funciona o aterro, conhecem as células de lixo doméstico, células de poda de árvores, veem como é feito o tratamento de chorume e como é feito todo o manejo do lixo dentro do aterro sanitário, conhecem também a parte de reflorestamento e produção de mudas”.
A visita ao aterro promove uma verdadeira sensibilização para os cuidados com o meio ambiente, como explica Virgínia. “Essa visita técnica ao aterro muda completamente a visão do lixo que você gera. Os alunos ficam mais preocupados com o destino dado ao lixo, pois eles veem a enorme quantidade de resíduo que é gerada todos os dias e isso promove uma sensibilização no sentido de reduzir a produção de lixo e no cuidado com o destino que é dado a esses resíduos”. Afirma a coordenadora.
“Além disso, as crianças são muito importantes nesse papel de sensibilizar a comunidade, eles voltam para casa e cobram essa atitude dos pais, pedem para eles separarem o lixo. Então, os nossos alunos atuam como multiplicadores dessa questão de educação ambiental”, completa Virgínia.
Em dezembro, ocorrerá a segunda etapa da visita com outras escolas da rede e para 2017 já está prevista a realização de um curso com coordenadores e professores sobre escolas sustentáveis, com vistas ao manejo e gestão adequada dos resíduos, ao incetivo de implantação da coleta seletiva e da construção de espaços educadores sustentáveis.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: