quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Escola Zumbi dos Palmares discute Educação Ambiental




A recém reinaugurada Escola Municipal Zumbi dos Palmares recebeu na manhã desta quarta (21), a Formação Continuada em Educação Ambiental. O encontro, voltado para professores e coordenadores pedagógicos, busca favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares, de acordo com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) / Escola Sustentável.


A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Instituto Lagoa Viva, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O espaço foi utilizado para discussões e trocas de conhecimento a respeito do Programa e da educação ambiental como tema transversal e interdisciplinar.

No total, 18 escolas da rede estão inseridas no PDDE / Escola Sustentável que por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) financia projetos de educação ambiental. Processos de arborização, hortas, hortas suspensas, programas de reciclagem, farmácias vivas e pomares adequados à infraestrutura, necessidades e condições das escolas e da comunidade ao seu redor são algumas das ações programadas para a execução do projeto.
“Com a mudança de gestão escolar, nem todos os gestores têm conhecimento do PDDE / Escola Sustentável. Então estamos fazendo essas formações itinerantes nas escolas para apresentar o projeto e levando nossos parceiros para que eles se apresentem, conheçam a escola e, também, para que a escola entenda como eles podem ajudar no cuidado com o meio ambiente e na promoção da saúde”, explica Virgínia Miller, gestora da Coordenação de Educação Ambiental da Semed.
No encontro, o engenheiro agrônomo da Sempma, Valdir Silva, ministrou formação com o tema “Plantar nas Escolas”, onde foi falado sobre a importância de ter árvores no ambiente escolar e sobre a necessidade de sensibilização dos alunos para os cuidados com a plantação e conservação das mudas. Ainda foram abordadas técnicas de plantio, quais os tipos de mudas adequados para os meios urbanos, além da apresentação de curiosidades e do esclarecimento de dúvidas a respeito do tema.
A diretora da unidade ensino, Quitéria Cavalcante, fala sobre a importância do projeto. “O ser humano é membro efetivo do meio ambiente, por isso é nossa função preservar e protegê-lo. Projetos de educação ambiental são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania dos alunos. Nós já temos um projeto desenvolvido por meio do programa PDDE Escola Sustentável que beneficia o meio ambiente e a comunidade local, essas formações continuadas estão sendo importantes pois nos possibilitam realizar melhorias nesse projeto”, ressaltou Quitéria.
Após a formação, os professores irão elaborar o plano de ação e implementação de educação ambiental para a escola, o que auxilia na construção da sustentabilidade no município. “Nós temos um grande espaço na escola, então acredito que com o desenvolvimento desse projeto iremos alcançar melhorias na educação ambiental para com os nossos alunos, e, consequentemente, na nossa vida, nossa saúde e no meio ambiente como um todo”, afirma a professora Silvana Rodrigues.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: