segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Escola Maria José Carrascosa é reinaugurada nesta terça


Escola passou por reforma e será reinaugurada nesta terça-feira (19).
Foto: Ascom Semed.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reinaugura na manhã dessa terça-feira (20) a Escola Municipal Maria José Carrascosa. A solenidade de entrega da unidade de ensino será aberta à comunidade. A reestruturação do prédio teve investimento de cerca de R$3 milhões, oriundos do Fundo Municipal de Educação de Maceió.
“Esta é mais uma conquista para a educação pública de Maceió. Estamos devolvendo à comunidade maceioense uma escola linda e renovada, dotada de todos os recursos necessários, humanos e físicos, para que essas crianças estudem com a qualidade que merecem e as mães sintam-se seguras em deixar seus filhos”, considera a secretária Ana Dayse Dorea.
Desde sua fundação, em setembro de 2004, a escola nunca havia sido reformada. O novo espaço foi idealizado para que a unidade passe a funcionar em tempo integral. Com a reforma, a Carrascosa passa a atender cerca de 322 estudantes do bairro do Poço e adjacências, desde a educação infantil e Ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
De acordo com a Semed, as obras atendem às normas atuais de acessibilidade, ventilação e iluminação natural propostas pelo MEC para oferecer segurança e conforto para funcionários, professores e alunos. O projeto priorizou a otimização dos espaços. Com melhor aproveitamento a escola ganhou um novo ginásio para prática de esportes, banheiros adaptados, salas amplas, laboratórios de ciências e informática e biblioteca, além de outras melhorias.
Maria José Carrascosa
Natural de Maceió, Maria José Carrascosa nasceu em 4 de novembro de 1914 e foi formada em Educação Artística, começando a ensinar na cidade de Coruripe. Em 1938, no Teatro Deodoro, formou seu primeiro grupo de folguedos populares para crianças, que recebeu o nome de Teatro Escola Infantil, mantendo-se durante anos.
Em 1949 foi convidada para ensaiar um grupo de pastoril na Rádio Difusora de Alagoas e outro no Jornal do Comércio de Recife (PE). Em 1951, a convite do radialista Aroldo Miranda, seu descobridor, ensaiou um pastoril em Fortaleza (CE).
Recebeu da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), em 24 de dezembro de 1994, uma placa pela sua dedicação à cultura alagoana; em 19 de dezembro de 1996, a Ufal a homenageou com uma placa pela coordenação dos grupos de folguedos populares e em 16 de setembro de 2002, o governo do estado ofereceu-lhe uma outra, pelo seu grande valor como mulher alagoana.
Ensaiou grupos de folguedos populares durante 20 anos, formando vários coordenadores de danças folclóricas e só parou de ensaiar devido aos vários problemas de saúde, inclusive a perda da visão. A professora Carrascosa faleceu em 27 de janeiro de 2009.
Serviço: Solenidade de reinauguração da Escola Municipal Maria José Carrascosa
Quando: Dia 20 de setembro de 2016, às 9h
Endereço: Avenida Comendador Calaça, S/N, Poço.
Ascom Semed

Nenhum comentário: