sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ideb: Escola Pedro Suruagy registra maior média na rede


Professora Sandra Vilela, a feliz contadora de histórias
Foto: Mauro Fabiani Ascom/ Semed
Com a divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb),que apontou crescimento na média da Rede Municipal, a Escola Municipal Pedro Suruagy, localizada no Tabuleiro, se destaca. Em 2013, a unidade já havia superado a meta de 4.6 estabelecida pelo Mec, quando alcançou 5.1. O feito se repetiu em 2015.
Dos 5.1, a escola subiu sete pontos, alcançando uma média de 5.8. A unidade vem dando passos largos a cada resultado do Ideb e agora se configura como a primeira da lista das escolas da rede com melhor desempenho na educação. A conquista foi marcada por um momento festivo. Uma tarde de diversão e contação de histórias.
A diretora, Cícera Genilda, diz que a cada ano a curva do gráfico cresce devido a um trabalho de equipe. “Ter comprometimento e vontade de fazer, fazem toda a diferença. O mérito desse resultado é de todos da escola, desde o porteiro até a direção. Cuidamos com muito carinho da educação das nossas crianças” afirma a diretora.
Foto: Mauro Fabiani Ascom/ Semed
Em relação aos números do Ideb, Sandra Vilela, professora do 3º ano, se diz feliz com a conquista. “O resultado é a prova dos nossos esforços e dedicação. É uma felicidade estupenda pelo resultado do trabalho. Isso é reflexo de muito amor e compromisso”, diz a professora.
A escola Pedro Suruagy figura em primeiro lugar no ranking municipal. Em seguida, vem a escola Elma Marques Curti, com 5.7 no Ideb. Para a diretora, Luciane Rodrigues Fonseca o comprometimento dos professores foi determinante para elevar o rendimento dos alunos. “ Dedico essa vitória a todos que fazem parte da escola. É sempre uma grande satisfação sabermos que estamos fazendo o trabalho certo”, diz ela.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
A rede pública de ensino de Maceió, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed), registrou mais uma vez crescimento em seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (08) e revelam que o Ideb de Maceió nas séries do 4º e 5º anos, que foi de 4.1 em 2013, em 2015 alcançou a pontuação de 4.4. Já o Ideb de Maceió das séries do 8º e 9º, que foi de 2.3 em 2011, em 2015 alcançou pontuação de 3.4 em 2015. Saiba mais aqui.
“São projetos inovadores que a atual gestão implementou, como o apoio de organismos como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a reforma de unidades de ensino, a compra de material e fardamento escolar, a melhoria na merenda, a digitalização da matrícula e principalmente o empenho, muito empenho, dos servidores da Semed, entre eles os docentes e pessoal da apoio, que nos levaram a este aumento do Ideb. Maceió tem muito a comemorar”, afirmou a Secretária Municipal de Educação Ana Dayse Rezende Dórea.
Janaina Farias/ Ascom Semed e Secom Maceió

Nenhum comentário: