sexta-feira, 31 de julho de 2015

Conselho Nacional de Educação realiza reunião itinerante em Maceió



Os rumos da educação básica e superior no país serão o tema da reunião ordinária itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), que acontece de 03 a 06, em Maceió. Na ocasião, autoridades públicas nacionais e regionais, educadores e gestores de todo o Brasil debaterão os avanços e os desafios após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que acaba de completar um ano em vigor.
A programação do evento começa no Hotel Jatiúca e no decorrer da semana, as atividades ocorrerão em ambientes diversos. Um deles é a Serra da Barriga, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares (em União dos Palmares), onde será realizado um ato público sobre as diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola.
“Receber esse encontro em Maceió é de grande importância, pois a cidade é uma área que necessita de um olhar atencioso. Melhorar a educação na capital alagoana é um desafio grande, mas desde que assumimos, temos trabalhado para mudar a realidade”, comentou o prefeito Rui Palmeira, que participará da abertura do encontro, acompanhado da secretária municipal de Educação e ex-conselheira do CNE, Ana Dayse Rezende Dorea.
Para o prefeito, a Educação em Maceió passa por transformações e é importante compartilhar experiências e debater avanços. “Estamos reformando várias unidades de ensino. Numa ação inédita, os mais de 60 mil alunos estão recebendo fardamento completo com calça, short, tênis e mochila e também um kit com material escolar. Além disso, dobramos o valor repassado para a merenda escolar. São investimentos altos e nossa expectativa é, de fato, reduzir índices negativos e melhorar indicadores como o Ideb”, frisou o prefeito.
“A realização do encontro no Estado representa para o Conselho Nacional de Educação a oportunidade de ampliar o diálogo com a comunidade regional do Nordeste e fortalecer o alcance das políticas educacionais em todo o País”, afirma o presidente do CNE, Gilberto Garcia.
A abertura da reunião propõe amplo debate público sobre o período de um ano de vigência do PNE e deve contar com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes; do presidente do CNE, Gilberto Garcia; do governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho, além de outras autoridades locais.
Secom Maceió com Ascom Semed

Nenhum comentário: