terça-feira, 16 de julho de 2013

Ações de prevenção a obesidade acontecem durante Bairro Vivo da Santa Lúcia

Texto e fotos de João Filho
  

Os moradores do bairro Santa Lúcia receberam de profissionais de Educação Física e nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), orientações de como de prevenir a obesidade. O trabalho ocorreu durante a realização de mais um Bairro Vivo, promovido pela Prefeitura de Maceió.

O evento se concentrou na Escola Municipal Jayme de Altavilla, a Semed participou com ações de cidadania, atividades recreativas e de lazer, atendimento em sala de recursos, matrículas do Projovem, oficinas de arte, contação de histórias, além de apresentação de capoeira e coco-de-roda do Programa Mais Educação.

Durante toda a manhã de sábado os moradores puderam medir o Índice de Massa Corporal (IMC), fórmula que possibilita diagnosticar se uma pessoa tem um peso normal (IMC de 20 a 25), se está com sobrepeso ou excesso de peso (IMC de 25 a 30) ou ainda, se está obesa (IMC superior a 30). Após esta etapa, os moradores receberam orientação sobre uma alimentação saudável.
Segundo a coordenadora de alimentação escolar da Secretaria de Educação, Ana Carla dos Santos, o sobrepeso é um alerta de que o indivíduo está a um passo de se tornar obeso. A especialista explicou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o excesso de peso baseando-se no índice de massa corporal (IMC). “O cálculo é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros), elevado ao quadrado”, esclareceu.
Para uma alimentação saudável, segundo a nutricionista, alguns alimentos devem ser evitados como aqueles que não estão contemplados na Roda de Alimentos, a exemplo de doces, bolos, sorvetes, refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e pipocas que, segundo a nutricionista, em sua composição existem substâncias que causam danos ao organismo.
A moradora do bairro, Mônica Lima da Silva, 27 anos, disse que espera melhorar seu hábito alimentar. Ela própria assume sua dificuldade. “Venho comento muita besteira”, confessa. Após ser orientada pela nutricionista, ela promete mudar seus hábitos de alimentação. “Espero ter mais disposição e mais saúde. Vou seguir a orientação da nutricionista porque quero viver melhor”, disse.
As ações prosseguiram, com atendimentos para Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do Governo Federal, recadastramento do Bolsa Família, orientações sobre carteira de passageiro especial e cartão do idoso, pela Assistência Social, além de ações da Sima, com reposição e luminárias, Sempma, com revitalização do bairro, entregas de mudas, jardinagem no bairro e na escola, entre outras atividades.

Nenhum comentário: