terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Transferência interna: prazo para matrícula termina nesta terça


O prazo para a efetivação da matrícula referente ao processo de transferência interna entre escolas da Rede Municipal de Educação termina nesta terça-feira (31).  A recomendação para pais e responsáveis é procurar a escola que o filho foi alocado e efetivar a matrícula. Os documentos necessários são histórico ou declaração, certidão de nascimento, Cartão do SUS, Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário), Cartão de vacinação (para crianças de até 07 anos), RG e CPF originais do responsável, comprovante de residência e duas fotos 3×4.
Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para saber onde estudante foi alocado basta procurar a unidade onde ele estudou em 2016 e lá será informado o nome da nova escola. A partir disso, o responsável pelo aluno deverá levar toda a documentação para a escola que seu filho foi encaminhado.
A Semed informa ainda que os alunos que não foram alocados nessa primeira lista devem aguardar a segunda chamada da matrícula, que será divulgada no dia 06 de fevereiro.
Pré-matrícula online
Termina hoje, também, o prazo final para a inscrição da pré-matrícula online para os alunos que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino. Para concorrer à vaga, os pais ou responsáveis devem acessar o site da Prefeitura de Maceió, preencher os dados solicitados, seguindo o passo a passo, e realizar o cadastro. Para se cadastrar é necessário ter em mãos dados essenciais da criança, como data de nascimento e os nomes oficiais das três escolas de interesse.
O pai ou responsável que ainda não fez o cadastro da pré-matrícula online pode se dirigir até a unidades de ensino mais próxima de sua residência. O prazo não será prorrogado.
Ascom Semed

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pré-matrícula 2017 da rede municipal termina nesta terça-feira


O prazo para cadastro da pré-matrícula online para as escolas da Rede Municipal de Educação termina nesta terça-feira (31). Os pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos em unidades da Rede devem acessar o site da Prefeitura, clicar no banner da pré-matrícula e preencher os dados requeridos. Após o preenchimento da ficha cadastral, será emitido um número de protocolo, que deverá ser impresso ou salvo pelo requerente.
No ato da inscrição, os pais ou responsáveis precisam indicar três opções de escolas onde desejam matricular a criança. Para que o cadastro tenha êxito, é preciso preenchê-lo corretamente e ter em mãos dados essenciais, tais como a data de nascimento da criança, nomes oficiais das três escolas e saber qual o período de escolarização que o aluno deve estudar em 2017.
A coordenadora de Matrícula da Semed, Kay Guimarães, reforça: “É importante que as famílias não deixem para fazer a inscrição na última hora. Além disso, para que o cadastro seja válido, é necessário que os dados sejam fornecidos corretamente. Só assim a criança pode concorrer à vaga”, relembra a coordenadora.
Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferta mais de 17 mil vagas para novos alunos. A pré-matrícula não representa garantia de vaga, já que depende da disponibilidade da rede. O resultado oficial da seleção será divulgado no próprio site da Prefeitura, a partir do dia 9 de fevereiro.
Para quem não tem acesso à internet, as próprias escolas da rede municipal funcionarão como parceiras da comunidade, que poderá usar o computador dessas unidades de ensino para efetuar a pré-matrícula dos filhos.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Escola Sagrado Coração promove projeto de leitura


A prática cotidiana da leitura é fundamental para o desenvolvimento pedagógico das crianças, sobretudo nos anos escolares iniciais. Pensando nisso, a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro da Cruz das Almas, criou há três anos um Projeto de Leitura, que envolve alunos de todas as turmas, do 1º ao 5º ano. Como resultado da iniciativa, foi realizada nesta sexta-feira (27) uma apresentação do projeto, que inicia sempre no último bimestre e vai até o final do ano letivo.


O projeto foi idealizado e desenvolvido pelos educadores da unidade de ensino, com supervisão e apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ideia tem como premissa encontrar maneiras criativas para despertar nos pequenos o interesse pelos livros, além de alfabetizar crianças que ainda não sabem ler.
No decorrer do dia, a escola foi palco de apresentações teatrais, músicas, poesias, fábulas e literatura de cordel, entre outras manifestações culturais. Além disso, auxiliados pelos mestres, os próprios estudantes produziram cartazes e ficaram responsáveis pela decoração da unidade. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, entre pais, alunos e professores.
A coordenadora da escola, Sônia Maria Vieira, explica que são trabalhados gêneros diferentes com cada turma, de acordo com o ano de escolarização, além da turma do programa Se liga e Acelera. Durante os três meses do projeto, as dinâmicas são desenvolvidas em sala de aula de maneira multidisciplinar, com foco em língua portuguesa. As obras literárias escolhidas pelos professores remetem ao universo infantojuvenil e, de acordo com a coordenadora, fica mais fácil aprender.
“É a maneira que nós educadores encontramos para fugir da rotina e estimular essas crianças. Como consequência desse projeto, os alunos aprendem mais e de forma criativa, instiga a socialização, imaginação e oralidade. Alguns aprendem a ler durante o projeto e isso é nossa maior recompensa”, conta Sônia.
A programação contou ainda com a presença de técnicos dos departamentos de Ensino Fundamental e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder), que desde o início acompanham de perto as atividades do projeto e realizam formações contínuas com os professores. O setor de biblioteca da Semed doou 100 livros que foram sorteados entre os alunos. A Semed também cedeu a contadora de histórias Maria Lúcia Andrade, que divertiu os alunos com suas performances.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Escola Corintho da Paz homenageia alunos jovens, adultos e idosos



Reconhecer o esforço de jovens e adultos que se dedicam aos estudos é uma das melhores formas de estímulo à educação. Tendo esse pensamento como valor, a Escola Municipal Corintho da Paz, localizada no Conjunto Cidade Universitária, parte alta de Maceió, realiza anualmente a tradicional festa de formatura das turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e dos 5º anos.
Na última terça-feira (17), professores e diretores da unidade escolar organizaram a festa de formatura para 18 alunos da Ejai, como forma de estímulo ao prosseguimento dos estudos. Na ocasião, cada membro da turma recebeu um diploma simbólico e, juntos, cantaram a canção “Amigos para sempre”, ao lado do professor de música da escola. A emoção tomou conta da festa, embalada pela música, alegria e a gratidão aos mestres.
Para a vice-diretora da unidade, Tarcísia Rosa, o momento serve para partilhar a alegria de mais uma conquista desses estudantes que, em algum momento de suas vidas, tiveram que abandonar os estudos. Deste modo, o encontro promete reforçar os laços entre escola pública e alunos, além de mostrar que a educação sempre será o ponto de partida para uma sólida formação ética e cidadã.
“É com muito carinho que organizamos esse momento no intuito de motivar esses jovens e adultos a continuar estudando e jamais desistir. A partir deste momento, esses guerreiros subiram mais um degrau em suas vidas e estão aptos a ingressar no Ensino Médio”, conta Tarcísia, emocionada.
Este ano, como de costume, os pequenos não ficaram de fora e também tiveram sua própria festa, do jeito que criança gosta, com danças, brincadeiras e jogos. Cerca de 120 alunos, divididos em quatro turmas dos 5º anos, também concluíram mais um ciclo e participaram da aula da saudade, que foi realizada na tarde do mesmo dia. Durante a solenidade, as crianças que mais se destacaram no ano letivo de 2016 ganharam medalhas que foram entregues pelos professores.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Semed prorroga para 31 de janeiro prazo da pré-matrícula 2017


A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) prorrogou para o dia 31 de janeiro o prazo para cadastro de pré-matrícula online. Para este ano, a secretaria oferta mais de 17 mil vagas para novos alunos. Os pais ou responsáveis que desejam que seu filho estude em uma das escolas da rede no ano letivo de 2017 devem acessar o endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br e preencher os dados requeridos. Após o preenchimento, será emitido um número de protocolo, que deverá ser impresso ou salvo pelo requerente.
A coordenadora de matrículas da Semed chama a atenção para os novos prazos: “É importante que as famílias não deixem para fazer a inscrição na última hora. Além disso, para que o cadastro seja válido, é necessário que os dados sejam fornecidos corretamente, só assim a criança pode concorrer à vaga”, relembra a coordenadora.
Parceria das escolas
Para quem não tem acesso à internet, as próprias escolas da rede municipal funcionarão como parceiras da comunidade, que poderá usar o computador da unidade de ensino para efetuar o cadastro. A pré-matrícula não representa garantia de vaga, já que esta depende da disponibilidade da rede. O resultado oficial da seleção será divulgado no próprio site da prefeitura a partir do dia 9 de fevereiro.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Rui Palmeira visita escola Lamenha Lins, após reforma


Rui Palmeira, secretária Ana Deyse, alunas e professora da Escola Lamenha Lins

O prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, visitaram, na manhã desta quarta-feira (25),  a Escola Municipal Antônio Semeão Lamenha Lins, no Jacintinho. A unidade educacional, que atende a 524 alunos do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJA), recebeu melhorias em toda sua estrutura física.
Com um investimento de R$ 149.754,00 em recursos próprios do município, a escola foi contemplada com a construção de uma nova área para a prática de atividades recreativas, além da recuperação das instalações hidráulica, elétrica, sanitária e reforço nos revestimentos cerâmicos, retelhamento, pintura em geral e rampas de acessibilidade.
Na oportunidade, Rui Palmeira falou da importância de melhorar a estrutura das escolas da capital. “A Lamenha Lins está de cara nova. Hoje temos um espaço amplo, vivo e digno para a comunidade escolar. A Prefeitura de Maceió tem trabalhado diariamente para que os serviços sejam ofertados com qualidade à população. Na educação, temos realizado a requalificação dos espaços de ensino a partir da manutenção da estrutura física como também a reforma completa das escolas. Ainda há muito que melhorar, mas trabalhamos na certeza de que a criançada da rede municipal de ensino continuará contando com espaços adequados e professores qualificados para o aperfeiçoamento do aprendizado”, destacou o prefeito.
“O prefeito Rui Palmeira tem tratado o dinheiro público com muita responsabilidade e zelo. Sabemos da necessidade de oferecer educação de qualidade aos pequenos maceioenses. E com a manutenção e as grandes reformas nas escolas, além da capacitação dos professores, temos conseguido bons resultados, a exemplo das excelentes notas  obtidas pelo município no Ideb”, pontuou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dórea.
As melhorias proporcionaram à escola espaços e ambientes mais confortáveis. Com a manutenção, a unidade de ensino também ganhou um pátio coberto com piso cimentado, que permite que as crianças pratiquem atividades lúdicas e tenham aulas de educação física.
O diretor da Lamenha Lins, Genival Medeiros, também comentou a respeito das intervenções na unidade. “Há muito tempo a escola não passava por melhorias em sua estrutura. Era uma reivindicação antiga da comunidade escolar e graças ao comprometimento do prefeito Rui Palmeira que temos conseguido ofertar à criançada um espaço apropriado para o conhecimento”, disse.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cmei Hebert de Souza terá berçário e horário integral após reforma


O prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, visitaram nesta sexta-feira (20), o Centro Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza, localizado em Jacarecica.  A unidade recebeu um investimento de R$ 215,3 mil, em recursos próprios da arrecadação municipal, que vai possibilitar ampliação da capacidade atendimento, incluindo berçário e tempo integral.


As obras foram iniciadas em novembro de 2016 e estão com 95% de conclusão.  O Cmei Hebert de Souza recebeu diversas melhorias, como incluem pintura, revestimento de parede, revisão elétrica, hidráulica, construção de muro, retelhamento, reparos nos pisos dos banheiros, substituição de esquadrias de ferro e madeiras, novas portas e janelas de alumínio, além de otimização dos espaços como fixação de prateleiras na cozinha e secretaria.
As crianças também ganharam uma grande caixa de areia para a área de lazer, além da adaptação de salas para a instalação do berçário, que irá atender bebês a partir de 6 meses até 2 anos de idade.
“Esse centro é muito importante para a comunidade da Vila Emater I e essas melhorias, feitas com recursos dos impostos municipais vai atender a uma demanda grande de mães e pais, que é o berçário e o horário integral. Fiquei muito satisfeito com as melhorias e quero voltar quando o ano letivo iniciar”, comentou o prefeito Rui Palmeira.
A secretária Ana Dayse conta que a creche foi fundada em 2006 e funcionava em um pequeno prédio, na Vilar Emater I, apenas com três salas de aula, cozinha, sala de direção, além de um pequeno pátio. Em 2014, a prefeitura entregou o atual prédio, amplo, com 12 salas de aulas, área de lazer e vários cômodos.
“Agora estamos melhorando a estrutura da unidade para atender o berçário e pré-escola em horário integral. Estamos finalizando os detalhes para já atender a comunidade ainda neste ano letivo”, explicou Ana Dayse.
A diretora da unidade, a professora Giane Costa, elogiou as melhorias. “Nós que fazemos a educação, sabemos o quanto é importante investir na primeira infância, especialmente numa comunidade tão carente quanto a do nosso público. Oferecer o berçário e turmas de horário integral será de grande ajuda para mães e pais que vão poder contar com um local seguro para deixar seus filhos”, comentou.
Com a reforma, o Cmei Hebert de Souza, que hoje atende 150 alunos de 2 a 5 anos,  ampliará sua capacidade de atendimento para 200 crianças. Somente no berçário são 20 vagas, sendo 8 para bebês entre 6 e 11 meses, e 12 para crianças de 11 meses a 2 anos, já disponibilizadas na pré-matrícula on line.
Diretora Giane Costa, vice-diretora, Giselle Lira recebem prefeito Rui Pameira

Pré-matrícula para novos alunos da rede municipal


De 20 a 27 de janeiro, pais ou responsáveis podem fazer a pré-matrícula de novos alunos para a rede municipal de ensino. Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos dados essenciais da criança, como data de nascimento, e os nomes oficiais das três escolas de seu interesse, que você pode encontrar na relação de unidades, clicando AQUI
Além disso, para matrículas na Educação Infantil, é preciso indicar ainda o período conforme a idade da criança, que você pode ver na tabela disponível AQUI.
Para se inscrever, clique na imagem abaixo:

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Pré-matrícula para novos alunos começa nesta sexta(20)


Período de pré-matrícula on line do ano letivo 2017 será de 20 à  27 de janeiro.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Conforme portaria nº 008, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (18), a pré-matrícula online da rede municipal de Educação de Maceió, referente ao ano letivo de 2017, inicia na próxima sexta-feira (20) e segue até o dia 27 de janeiro. Pelo terceiro ano consecutivo, as inscrições só serão feitas pela internet, através do endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br. O cadastro abrange somente alunos novos, ou seja, que ainda não fazem parte da rede municipal de ensino.
Para concorrer a vaga, os pais ou responsáveis legais devem acessar o sistema a ser disponibilizado no site da prefeitura a partir de sexta-feira e fornecer os dados solicitados, seguindo o passo a passo até a confirmação da inscrição. Feito isso, será emitido um comprovante de pré-matrícula, o qual deverá ser impresso ou salvo pelo requerente. O resultado oficial da seleção será divulgado no próprio site da prefeitura e nos meios de comunicação.
No ato do cadastro, os pais ou responsáveis precisam indicar três opções de escolas onde desejam matricular a criança. Para que o cadastro tenha êxito é preciso preenchê-lo corretamente e ter em mãos dados essenciais tais como a data de nascimento da criança, nomes oficiais das três escolas e saber com exatidão qual o período de escolarização que o aluno deve estudar em 2017.
Os critérios de seleção incluem disponibilidade de vaga para a unidade escolar selecionada, idade adequada ao ano escolar, ter irmão que estude na escola e criança com algum tipo de deficiência. A ordem de inscrição não será critério para seleção. A pré-matrícula também não representa garantia de vaga, já que esta depende da disponibilidade da rede.
ACESSO À INTERNET
Para quem não tem acesso à Internet, as próprias escolas da rede municipal funcionarão como parceiras da comunidade, que poderá usar o computador da unidade de ensino para efetuar sua pré-matrícula. Funcionários das escolas também estão orientados a auxiliar pais ou responsáveis na efetivação da inscrição.
A portaria completa sobre a pré-matrícula on line pode ser vista na página 4 do Diário Oficial do Município, disponível aqui.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Escola faz formatura do 5º ano para estimular alunos




Festa organizada por funcionários da Escola Selma Bandeira
e pais de alunos já ocorre há cinco anos

Alunos e professores da Escola Municipal Selma Bandeira, localizada no Benedito Bentes, reuniram-se para festejar o já tradicional baile de formatura das turmas dos 5º anos. Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram da solenidade, dentre as quais 50 formandos. A festa, ocorrida na última sexta-feira(13) já acontece há cinco anos e tem como objetivo estimular as crianças a prosseguirem com os estudos.
Este ano, a temática escolhida pelos organizadores foi “Uma noite em Hollywood”. A escola foi cuidadosamente decorada pelos professores e funcionários para receber os pequenos e seus familiares. A criançada caprichou no visual, como verdadeiras estrelas do cinema americano, conta orgulhosa a diretora da unidade, Josilda Lima.
“É uma oportunidade única para confraternizar e passar a mensagem que esta é apenas mais uma etapa de suas vidas. Eles precisam ser encorajados a continuar estudando. A festa foi linda. As crianças adoraram”, comemora a diretora.
Com a formatura do 5º ano, alunos são estimulados a continuar os estudos
A solenidade contou ainda com apresentações musicais, danças e homenagens aos professores, além de momento ecumênico. Para ser realizada, a iniciativa contou com a colaboração conjunta de pais, professores e funcionários.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Prefeito vistoria obras na Escola Natalina Costa Cavalcante



A Prefeitura de Maceió segue com a reestruturação de escolas e creches por toda a cidade, proporcionando melhores condições de ensino aos alunos e trabalho aos servidores. Nesta quarta-feira (11), o prefeito Rui Palmeira vistoriou as obras na Escola Professora Natalina Costa Cavalcante, no Cleto Marques Luz. Essa é a primeira vez que a unidade de ensino recebe uma grande reforma, que vai viabilizar a adequação dos espaços de aula e recreação, além de ampliar o número de alunos atendidos.
“Há muito tempo a comunidade escolar aguardava essa iniciativa. A escola é uma das maiores do município e vinha funcionado parcialmente devido à falta de estrutura, o que será otimizado com os serviços que estão sendo feitos”, afirmou o prefeito, destacando o investimento de R$ 839 mil, vindos de recursos próprios da arrecadação municipal.
Prefeito vistoria reforma na escola Natalina Costa Cavalcante, no Cleto Marques Luz
De acordo com o Rui, em quatro anos de gestão, cerca de 80 escolas da Rede Municipal de Ensino receberam ações de reestruturação, entre pequenas e grandes reformas. “Nossa meta agora é atender 100% das escolas, levando dignidade para alunos e professores”, completou.
Na reforma, a Escola  Natalina Costa Cavalcante recebeu revisão nas instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, retelhamento, renovação do piso, que agora conta com granilite de alta resistência. Também está em andamento o revestimento cerâmico das paredes, a reforma e ampliação do refeitório, secretaria e coordenação pedagógica e renovação da quadra coberta.
Além disso, a unidade ganhará equipamentos de acessibilidade nos banheiros e novas salas, como a de atividades do programa Mais Educação, mini auditório e sala de atendimento psicossocial. Toda obra está sendo realizada sem interromper o ano letivo.
Para a secretária de Educação Ana Deyse Dorea, as obras na escola retomam os trabalhos da Semed no tocante a transformação do ensino na capital. “Estamos avançando, já temos resultados desses trabalhos, como o crescimento no Ideb, mas é claro que precisamos e vamos avançar muito mais, levando melhorias à toda a rede”, enfatizou a gestora.
A secretária destacou ainda que a reforma na unidade segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação. Com a intervenção física, todas as salas de aula contam com janelas mais amplas, que permitem maior ventilação e entrada de luz natural, itens fundamentais para o bem estar de alunos e professores.
Trabalhando na escola desde a sua inauguração, as diretoras Sayonara Peixoto e Clarice Mendonça não faltaram elogios à iniciativa. “A principal melhoria se refere a sala de aula, que era escura e pouco ventilada. Muitas vezes, os alunos deixaram de ter aula por uma falta de energia ou pelo calor, mas, agora, mesmo com os serviços ainda sendo realizados, já vemos as mudanças, inclusive, nos rostos de nossas crianças”, contou a vice-diretora Clarice.
Com a reforma, a diretora Sayonara já planeja a expansão da unidade. “Com as novas salas e a nova estrutura vamos poder atender mais alunos e melhorar nosso desempenho pedagógico. São reformas no prédio mas que proporcionam uma melhoria grande em todo processo do ensino-aprendizado”, concluiu.
Jonnathan Firmino (Estagiário)/ Secom Maceió

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Matrícula: Semed prorroga prazo para transferência interna


Semed prorrogou prazo para solicitação transferência
entre escolas da Rede Municipal de Ensino.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Pais ou responsáveis por estudantes da rede pública de ensino de Maceió têm até o próximo dia 10/01 para solicitar a transferência interna entre escolas municipais. O prazo que se encerraria no último dia 6 foi prorrogado e vale para o ano letivo de 2017.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa ainda que a portaria estabelecendo novas datas para a divulgação do resultado e da efetivação da matrícula para os alunos transferidos será republicada no Diário Oficial de Maceió ainda esta semana.
Quem desejar transferir os filhos para outra escola da rede municipal de ensino deve comparecer à unidade de ensino onde a criança estuda e solicitar a transferência na secretaria.
No ato da solicitação, os pais devem preencher o formulário de intenção de transferência e indicar três opções de unidades de ensino para onde pretendem que a criança seja encaminhada. O processo de transferência está condicionado à existência de vaga na escola pretendida.
Ainda esta semana será informada a data para divulgação dos resultados da solicitação. Após a divulgação, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola de destino levando todos os documentos necessários para concluir o processo de transferência interna e garantir a vaga.
Documentos necessários:
Histórico ou declaração;
Certidão de nascimento;
Cartão do SUS;
Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
Cartão de vacinação (para crianças de até 07 anos);
RG e CPF originais do responsável;
Comprovante de residência;
Duas fotos 3×4.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-4720 (Comissão de Matrícula da Semed).
Ascom Semed

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Projovem Urbano transforma vidas de estudantes




As amigas Lisiane Cristine e Heloísa de Fátima ingressaram no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e terão a possibilidade de cursar o ensino médio e estudar Mecânica e Informática. As estudantes têm em um comum o fato de terem participado do Projovem Urbano.
Após a separação dos pais, em meados de 2001, Lisiane foi obrigada a largar os estudos e trabalhar para ajudar a mãe com as despesas. Sua adolescência pode ser resumida em constantes problemas de saúde que persistiram até a idade adulta e sempre a impediam de retomar os estudos.
Em 2015, a jovem viu na TV uma matéria sobre o Projovem Urbano. Na época, a promessa do Programa de concluir o Ensino Fundamental e ao mesmo tempo obter uma qualificação profissional em 18 meses reacendeu em Lisiane o interesse pela sala de aula.
Incentivada pelo esposo, ela procurou a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a inscrição e começou a estudar. Ainda em 2015, o destino lhe pregou uma peça com o falecimento do marido que tanto a estimulou a estudar. Seu sofrimento se intensificou com a perda da mãe alguns meses após. Mais uma vez, ela pensou em desistir dos estudos e entrou em depressão.
Em 2016, Lisiane conclui o tão sonhado Ensino Fundamental através do Projovem Urbano e, encorajada por uma amiga, participou da seleção para uma vaga no Ifal e foi aprovada. “Eu sou a prova viva que quando uma pessoa quer de verdade não existe nada no mundo que a impeça. Nunca desista de seus sonhos, siga em frente e não olhe para trás. Nós podemos tudo, basta querer e ter força de vontade. O Projovem mudou minha vida e pode mudar a sua também”, afirmou.
Heloisa também foi aluna do Projovem Urbano em 2015. Aos 15 anos Heloisa engravidou e teve que abandonar os estudos. Assim como sua amiga Lisiane, Heloisa ficou sabendo pela TV da existência do Projovem Urbano e resolveu retomar um sonho antigo: cursar Direito e prestar concurso para delegada federal. O primeiro passo foi dado no ano passado com a conclusão do Ensino Fundamental oferecido gratuitamente através do programa. Fato que lhe possibilitou prestar exame para o Ifal e ingressar no Instituto. Em poucos anos, a estudante estará apta para ingressar em uma Universidade e dar continuidade ao seu sonho.
“O apoio dos professores do Programa foi fundamental. Eles são sensíveis às nossas lutas e me ajudaram muito. Meu sentimento é de pertencimento e gratidão aos professores e amigos que fiz por lá. Sempre irei me orgulhar de ter feito parte do Projovem”, disse Heloísa.
Desde sua implantação em Maceió, em 2006, o Projovem formou mais de 7.500 alunos com idades entre 18 e 29 anos. A proposta do ProJovem é elevar a escolaridade de homens e mulheres com idade entre 18 e 29 anos que, por alguma razão, abandonaram os estudos e desejam reingressar à escola.
O ProJovem oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Fundamental e qualificação profissional, contemporaneamente, com cursos de turismo e hospitalidade, administração e telemática. Desta forma, a iniciativa proporciona conhecimento, maiores oportunidades e ganho de autoestima para esses jovens.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Transferência de alunos entre escolas municipais começa nesta quarta


Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A partir desta quarta-feira (04), os pais que desejam que seus filhos sejam transferidos para outra escola da Rede Municipal de Ensino no ano letivo de 2017 devem comparecer à unidade de ensino onde a criança estuda e solicitar a transferência. O prazo termina na sexta-feira (06) e não será prorrogado.

No ato da solicitação os pais devem preencher o formulário de intenção de transferência e indicar três opções de unidades de ensino para onde pretendem que a criança seja encaminhada. O processo de transferência está condicionado à existência de vaga na escola pretendida.
Após preencher o formulário de transferência, os pais devem aguardar até o próximo dia 10 e retornar à escola para saber o resultado da solicitação. Nos dias 11, 12 e 13 de janeiro os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola de destino levando todos os documentos necessários para concluir o processo de transferência interna e garantir a vaga.
Documentos necessários:
Histórico ou declaração;
Certidão de nascimento;
Cartão do SUS;
Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
Cartão de vacinação (para crianças de até 07 anos);
RG e CPF originais do responsável;
Comprovante de residência;
Duas fotos 3×4.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-4720 (Comissão de Matrícula da Semed).
Ascom Semed

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Semed produz material que orienta práticas pedagógicas


Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Ao longo dos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob o comnado da secretária Ana Dayse Dorea, tem se destacado pela realização de grandes reformas nas escolas, entregas de materiais escolares para as crianças, diversas formações continuadas aplicadas a professores, gestores e demais colaboradores da rede e tantos outros feitos.
A pasta tem se dedicado também a geração e publicação de documentos que orientam o planejamento curricular das escolas e do sistema educacional como um todo. No total, sete documentos foram produzidos e entregues, formando a coleção Viva Escola.
Desenvolvido por meio da parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), O Viva Escola tem foco na reestruturação da rede em quatro vertentes: Infraestrutura, gestão de pessoas, investimentos em ações pedagógicas e recursos humanos.
O resultado da construção da política de Educação desses últimos quatro anos de mandato foi apresentado recentemente em solenidade que teve a participação do prefeito Rui Palmeira, diretores, vices e coordenadores pedagógicos.
“Entregamos ao prefeito o resultado de todo o trabalho realizado em parceria com o PNUD. Esses produtos foram responsáveis pela elevação do Ideb, pela redução do analfabetismo na cidade de Maceió, pela melhoria da qualidade das escolas. De todos esses produtos que inclui as orientações da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial, de Educação de Jovens Adultos e Idosos, o Guia Prático de Gestão foi o último dessa leva”, salienta Ana Dayse.
Para ela, o maior investimento feito é na formação dos professores e gestores escolares. “Se a escola não for bem conduzida, se ela não for bem gerenciada tanto na infraestrutura quanto no projeto político pedagógico, não tem como alcançar objetivo de uma educação de qualidade”, disse a gestora.

Educação Infantil
Com atenção para a educação infantil, foi lançado o livro com proposta que estabelece as Orientações Curriculares para a Educação Infantil, com o objetivo de qualificar a política pública, avançando no processo de universalização.
A diretora do departamento de Educação Infantil, Angelina Araújo, explica que, “As orientações curriculares definem um currículo ampliado, que traz a criança para o centro do planejamento e das ações pedagógicas, políticas, éticas e estéticas, e coloca a família e a comunidade escolar como partícipe do processo educativo. As etapas de ensino vivem um momento de compreender esta criança como sujeito de direito que deve ser acompanhada com o devido cuidado quando a transição se dá de um ciclo a outro no percurso escolar”. Esclarece Angelina.
Angelina ressalta ainda que, as orientações curriculares sistematizam e conduzem o fazer da rede, quer seja na escola ou na sede. “Compreendo que a partir da publicação das diretrizes, matrizes e orientações curriculares iniciamos um trabalho de estruturação da Rede Municipal de Educação.  Esses documentos sedimentam o fazer pedagógico da rede e nos dá a possibilidades de realizar planejamentos mais assertivos, pois os documentos norteiam as práticas pedagógicas nas instituições de ensino e os fazeres diários dos profissionais da Semed”, salienta Angelina.
No total, sete produtos já foram lançados buscando promover a equidade de ensino e aprendizagem na Rede. As Diretrizes da Avaliação para Aprendizagem foram elaboradas considerando a necessidade da organização dos procedimentos avaliativos para todas as escolas da Rede e pretende contribuir com a unidade escolar na compreensão da aprendizagem intrínseca ao processo avaliativo, permitindo aos professores conhecer e incorporar conceitos básicos sobre avaliação, visando a sua aplicabilidade em seu cotidiano.
Prefeito Rui Palmeira participa do Encerramento das Atividades Da Semed.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Guia Prático de Gestão
Já o Guia de Educação Especial para a Inclusão na Rede Municipal de Ensino de Maceió: Orientações, Princípios e Práticas é resultado da organização e sistematização das experiências educacionais em todas as etapas e modalidades da rede de educação no município.
O objetivo é orientar, estimular e fomentar a implementação de ambientes inclusivos para as crianças e adolescentes com deficiências nas escolas. O Guia é um esforço conjunto da Semed e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também está disponível em áudio-livro para atender, especialmente, pessoas com deficiência visual.
Também em parceria com o PNUD, foi lançado, no último dia 15, o último produto da coleção Viva Escola, o Guia Prático de Gestão Escolar com orientações sobre a gestão educacional, com sua base legal, princípios e metas dos Planos Nacional e Municipal de Educação e com a socialização de conceitos, ferramentas e metodologias de gestão escolar.
Outros produtos já publicados, estes direcionados ao ensino fundamental, foram as Matrizes Disciplinares do Ensino Fundamental e as Diretrizes Disciplinares do Ensino fundamental. Os dois documentos se apresentam como um guia, uma orientação disciplinar e curricular para uma linha comum de trabalho das escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é que, com essas ferramentas, o profissional da educação da rede encontre sugestões e elementos de discussão para o seu trabalho em sala de aula.
Voltado para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a Semed publicou a obra intitulada “Universalizar a Alfabetização em Maceió – Subsídios para a Política Pública”. O documento apresenta dados da pesquisa desenvolvida pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (sigla em inglês IPC-IG) que visa fornecer subsídios para que o município alcance, até 2024, a meta de erradicação do analfabetismo absoluto de jovens, adultos e idosos do Plano Nacional de Educação.
Todos os documentos foram construídos com base na legislação vigente, bem como nos pressupostos teóricos norteadores de cada tema específico e elaborados de forma participativa e democrática. Alguns desses documentos estão disponíveis em formato digital e podem ser adquiridos gratuitamente através do link: www.maceio.al.gov.br.
Amanda Bezerra (estagiária)/Ascom Semed