sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Escola Sagrado Coração promove projeto de leitura


A prática cotidiana da leitura é fundamental para o desenvolvimento pedagógico das crianças, sobretudo nos anos escolares iniciais. Pensando nisso, a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro da Cruz das Almas, criou há três anos um Projeto de Leitura, que envolve alunos de todas as turmas, do 1º ao 5º ano. Como resultado da iniciativa, foi realizada nesta sexta-feira (27) uma apresentação do projeto, que inicia sempre no último bimestre e vai até o final do ano letivo.


O projeto foi idealizado e desenvolvido pelos educadores da unidade de ensino, com supervisão e apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ideia tem como premissa encontrar maneiras criativas para despertar nos pequenos o interesse pelos livros, além de alfabetizar crianças que ainda não sabem ler.
No decorrer do dia, a escola foi palco de apresentações teatrais, músicas, poesias, fábulas e literatura de cordel, entre outras manifestações culturais. Além disso, auxiliados pelos mestres, os próprios estudantes produziram cartazes e ficaram responsáveis pela decoração da unidade. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, entre pais, alunos e professores.
A coordenadora da escola, Sônia Maria Vieira, explica que são trabalhados gêneros diferentes com cada turma, de acordo com o ano de escolarização, além da turma do programa Se liga e Acelera. Durante os três meses do projeto, as dinâmicas são desenvolvidas em sala de aula de maneira multidisciplinar, com foco em língua portuguesa. As obras literárias escolhidas pelos professores remetem ao universo infantojuvenil e, de acordo com a coordenadora, fica mais fácil aprender.
“É a maneira que nós educadores encontramos para fugir da rotina e estimular essas crianças. Como consequência desse projeto, os alunos aprendem mais e de forma criativa, instiga a socialização, imaginação e oralidade. Alguns aprendem a ler durante o projeto e isso é nossa maior recompensa”, conta Sônia.
A programação contou ainda com a presença de técnicos dos departamentos de Ensino Fundamental e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder), que desde o início acompanham de perto as atividades do projeto e realizam formações contínuas com os professores. O setor de biblioteca da Semed doou 100 livros que foram sorteados entre os alunos. A Semed também cedeu a contadora de histórias Maria Lúcia Andrade, que divertiu os alunos com suas performances.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

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