quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Semed participa do Seminário pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa



Foto: Cortesia Ascom SEE/AL

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participa nesta quinta-feira (30), do Seminário de Culminância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Etapa 2013, o PNAIC. O encontro, que segue até esta sexta-feira (31), está sendo realizado no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá.
Para Maria José Pereira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, o envolvimento da Secretaria em projetos como o PNAIC reforça o compromisso da Gestão em buscar alfabetizar todas as crianças da rede municipal de ensino até oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental em português e matemática.
Segundo com a coordenadora local do PNAIC, Izabel Araújo, professores e técnicos estão empenhados em oferecer aos alunos letramento e numeramento até os 8 anos de idade.
O Seminário de Culminância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Etapa 2013, foi uma ação conjunta da Semed com a Secretaria de Estado da Educação e Esporte de Alagoas.

O Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC, visa garantir que o ensino-aprendizagem seja efetivo nas escolas e alcance todas as crianças em fase de alfabetização até oito anos de idade. O pacto trabalha com materiais didáticos e avaliação permanente, além de gestão e mobilização.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Prefeitura é homenageada no aniversário de 37 anos da Associação Pestalozzi



A Prefeitura de Maceió prestigiou, nessa quarta-feira, 29, a solenidade de comemoração dos 37 anos de existência da Associação Pestalozzi de Maceió. Em reconhecimento ao apoio da gestão municipal, a Associação Pestalozzi elegeu o prefeito Rui Palmeira como um dos homenageados da noite. A secretária municipal de assistência social, Juliana Vergetti, o superintendente da SMTT, Tácio Melo, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela, e o secretário-adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, representaram a Prefeitura de Maceió.

“A Pestalozzi  tem uma história de luta e de parceria com o município de longa data. Nós não poderíamos deixar de continuar apoiando um trabalho tão importante que precisa de uma atenção especial. Consideramos a associação como uma parceira estratégica e importante”,disse a secretária Juliana Vergetti. 
A presidente da Pestalozzi, Teresa Amaral, destacou o papel da Prefeitura de Maceió para o desenvolvimento da Associação. “O prefeito Rui Palmeira tem sido um parceiro que tem dado grande incentivo para o crescimento da Pestalozzi”, frisou.
Ainda segundo a presidente, um marco da trajetória da Pestalozzi é a instalação do Centro Especializado de Reabilitação (CER), tornando-se a primeira entre as mais de 200 Pestalozzis do país a alcançar o nível 4. A conquista posicionou a instituição como a primeira em Alagoas entre as entidades filantrópicas do Estado a ser reconhecida como referência no atendimento de nível mais elevado para as pessoas com deficiências intelectuais, visuais, auditivas e físicas.
A instituição é credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém as redes de reabilitação, neurosensorial e Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), por meio da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS).
Nos serviços de saúde, a Pestalozzi oferece atendimento em mais de vinte especialidades. Entre elas, fisioterapia e hidroterapia, adulto e infantil. Realiza exames como ultrassonografia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, imitanciometria e audiometria. Fornece, ainda, órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção após apresentação de todos os exames e recomendações médicas essenciais para que o benefício seja fornecido. 
A Prefeitura fortaleceu ainda mais sua parceria com o órgão quando restabeleceu um convênio por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), para a disponibilização de veículo para transportar pessoas com deficiência que necessitem fazer tratamentos fora de casa. 
O que é
Junto às entidades filantrópicas, incentiva a formação e fortalecimento de associações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, de conselhos de participação social e das atividades sociais direcionadas para esse público-alvo. Mantém uma estrutura com capacidade para atender 130 mil procedimentos por ano, previstos em vários convênios.
Secom Maceió

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Educação: Escolas de Maceió recebem novo mobiliário



O ano letivo de 2014, que começou nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Maceió na última semana, teve um diferencial. Para 37 escolas integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam mobiliário novo para atendimento dos alunos.
O material, composto de cadeira e mesa de estudos, foi adquirido através de convênio entre a Semed e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). O convênio faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), em execução pelo Governo Federal, através do qual disponibiliza aos estados, Distrito Federal e municípios, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação.
Nesse primeiro momento, o material adquirido compreende 5.345 conjuntos de mesas e cadeiras, contemplará a 37 unidades de ensino e beneficiam um universo superior a 21 mil alunos. Foram investidos pouco mais de R$ 844,5 mil de recursos federais que também contou com uma contrapartida municipal. O convênio ainda prevê o atendimento a todas as escolas públicas de Maceió, de forma gradual.
As unidades atendidas nesse primeiro momento apresentam maior urgência na aquisição do material. “O mobiliário novo dará ao aluno mais conforto para desenvolver suas atividades de classe. As mesas e cadeiras usadas serão remanejadas para outras unidades”, comentou Ana Dayse Dorea, secretária de Educação.
Ascom Semed

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Carnaval: Alunos de Semed participam de iniciativa dos Bombeiros




Alunos do 4º e 5º ano das escolas Cicera Lucimar e Orlando Araújo, participarão do projeto “Carnaval Ultra Seguro: O bombeiro é seu amigão!”. O objetivo é alertar a população por meio dos trabalhos textuais como frases de conscientização, no período que antecede o carnaval, visando garantir a segurança e a paz no trânsito. A ação educacional conta com a parceria do Corpo de Bombeiro e da Ultragás. A apresentação do projeto acontece no dia 27e 30 nessas escolas.
De acordo com a técnica do departamento de Programa Especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Nadja Frasão, os alunos produzirão textos com mensagens de conscientização na tentativa de sensibilizar a população quanto aos riscos e danos dos acidentes automobilísticos e da violência.
As 30 melhores mensagens serão selecionadas e farão parte de uma campanha educativa que será distribuídas no trânsito, em locais estratégicos, nas prévias da folia de Momo. Como premiação, no dia 07 de fevereiro, os alunos que tiveram suas produções selecionadas, visitarão o Corpo de Bombeiro e em seguida curtirão uma sessão de cinema. Já no dia 21 de fevereiro todos os envolvidos no projeto, inclusive os alunos, farão distribuição dos panfletos confeccionados com suas mensagens na orla da Jatiúca. No dia 28 o Corpo de Bombeiro estará nas vias de saída da capital alertando a população.
Para a técnica, é de fundamental importância as crianças participarem desse processo de sensibilização e conscientização aos adultos. “É necessário elas se fazerem presentes na vida dos adultos, no sentido de valorizar a vida, no que se refere também aos riscos que eles correm e na imprudência no comportamento durante este período, onde as pessoas na euforia do carnaval bebem e dirigem colocando em risco sua própria vida”, salienta ela.
O projeto será apresentado no dia 27 primeiramente para os professores e no dia 28 e 30 para os alunos.
Janaina Farias – Ascom Semed


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Representante do MEC visita obras de creche e destaca trabalho da Semed

José Henrique Paim e Ana Dayse visitaram as obras da
Creche Tenente Madalena. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Durante sua passagem por Maceió, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, visitou a obra de uma das 17 creches que estão sendo construídas no município. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A visita aconteceu no bairro da Cambona, ao lado da sede da Secretaria. Lá, as obras de construção da Creche Municipal Tenente Madalena estão em estágio avançado. Em alguns meses, 240 crianças com idades entre 0 e 05 anos começarão a ser atendidas pela nova unidade.

“Essa etapa da educação infantil é fundamental para que possamos avançar na qualidade da formação. As crianças que frequentam a creche e a pré-escola têm mais chances de evoluir na educação básica e na formação”, disse Paim. O secretário executivo também explicou que essa valorização do espaço para a educação infantil é uma prioridade para o Governo Federal, que espera que o Brasil tenha um crescimento expressivo e histórico na construção de creches melhorando a infraestrutura e ampliando o atendimento.
“Eu costumo dizer que, para as pessoas terem sucesso, elas precisam ter oportunidade cedo. As escolas de educação infantil têm sido uma prioridade como política pública de educação no País e o município tem ido buscar”, explicou a secretária municipal de educação Ana Dayse Dórea. A secretária reforçou que o município está com 17 creches já em andamento e nove serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano.
“Até o final do primeiro semestre teremos, pelo menos, nove unidades concluídas. As obras estão avançando e nós estamos acompanhando criteriosamente, mas a nossa vontade é acelerar ainda mais. A carência no município é grande e a possibilidade de termos mais creches também”, explicou o secretário adjunto de Educação, João Carlos Barbirato.
Os recursos foram adquiridos por meio do Programa Pró-Infância, do Governo Federal. Cada creche seguirá um padrão estrutural de arquitetura com salas, pátio amplo, biblioteca, sala multimeios, cozinha e banheiros com louças infantis. Tudo planejado para assegurar o desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes.
“Nós temos a certeza de que, nesta gestão, a educação municipal vai atingir o patamar de qualidade de ensino que esperamos. Estamos acompanhando muito de perto a construção das creches e as reformas das escolas para que, a cada dia mais, venhamos melhorar a qualidade do ensino”, comentou a vereadora por Maceió e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Maceió, Tereza Nelma.
Semed e MEC
O secretário executivo do Ministério também destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. “A professora Ana Dayse é uma grande parceira do MEC. Na nossa opinião, ela e sua equipe têm feito um excelente trabalho que tem um alinhamento muito forte com o Ministério da Educação e com as políticas que o Governo Federal está implantando”, disse Paim.
Também com a articulação do MEC, a Prefeitura vem desenvolvendo uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Viva Escola. Os trabalhos serão aplicados na melhoria dos indicativos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 27 unidades de ensino, inicialmente. Nas escolas, os esforços se concentrarão na implantação de padrões básicos de funcionamento nas áreas de gestão pedagógica, infraestrutura, gestão de pessoas e gerenciamento de processos.

Secom Maceió

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Reunião discute sequência do projeto Guarda Faz Escola


Erick Nogueira - Ascom Semed

Na manhã desta quarta-feira (22), representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió reuniram-se com membros da Guarda Municipal para discutir o direcionamento da execução do projeto Guarda Faz Escola durante o ano de 2014.
O projeto irá trabalhar ações de cidadania, direitos humanos, paz e educação no trânsito por meio de atividades lúdicas, pedagógicas, vídeos educativos, jogos interativos, teatro, cinema, além de uma van que conta com um acervo de 1800 livros.
As escolas que serão beneficiadas com o Guarda Faz Escola ainda não foram selecionadas, mas cerca de 5000 alunos serão beneficiados com este projeto, em parceria com a SMTT e a Guarda Municipal. O Guarda Faz Escola já é desenvolvido há 3 anos e partiu da necessidade de trabalhar temas que somam forças para o desenvolvimento de cidadãos dentro das unidades escolares.
Erick Nogueira/ Ascom Semed

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Orientadores são selecionados para formação de alfabetizadores



Estão abertas, até a próxima sexta-feira (24), na sede da secretaria municipal de Educação de Maceió (Semed), as inscrições para seleção de orientadores de estudo para o curso de formação de alfabetizadores, ofertado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Serão selecionados dez coordenadores pedagógicos, dos quais quatro para início imediato e outros seis para reserva técnica. Os selecionados receberão uma formação a ser oferecida por uma instituição de ensino superior.

O programa vem sendo executado desde 2012 e a continuidade, este ano, terá algumas mudanças. De acordo com a coordenadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Izabel Araújo, os selecionados nesse ano terão como foco o ensino de matemática. “Essa seleção é para orientadores de estudo para professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano das séries iniciais. Até o ano passado, o foco do ensino era a língua portuguesa. Em 2014, o foco será matemática, mas com a continuidade do português”, explica ela.
Quem for selecionado para a atividade receberá uma bolsa, no valor mensal de R$ 765, liberado pelo governo federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para participar do processo seletivo, os interessados devem entregar, na Diretoria Geral de Ensino (Digen), cópias da Carteira de Identidade; do CPF; do diploma de graduação ou licenciatura (frente e verso); currículo Lattes ou resumido apresentado em, no máximo, duas páginas; declaração de comprovação de atuação em sala de aula nos anos iniciais de pelo menos três anos; uma foto 3×4; declaração de lotação como coordenador pedagógico e declaração de carga horária.
Os interessados devem ter disponibilidade de, no mínimo 20h para a atividade e, no máximo, 40h. Além disso, ser professor efetivo da rede; ter formação em Pedagogia ou Licenciatura; ter atuado no ensino fundamental, séries iniciais há, no mínimo, três anos; estar atuando como Coordenador Pedagógico; ter experiência como tutores do programa Pró-Letramento; não estejam recebendo bolsas de estudo de outros programas federais; e ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
Delane Barros/Ascom Semed

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Educação: começa ano letivo de 2014


As aulas na Rede Pública de Ensino da capital começaram nesta segunda-feira (20) e seguem determinação de lei federal que regulamenta o calendário escolar de 2014. O calendário está sendo antecipado por ser este um ano atípico, em virtude dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.
Mais de 60 mil alunos, matriculados nas 131 escolas integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) terão aulas até o dia 12 de junho, quando começa o recesso escolar, até o dia 13 de julho. O período compreende o espaço em que ocorrem os jogos do mundial.
De acordo com a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Maria José Pereira, apenas quatro das 135 unidades de ensino não concluíram o ano de 2013 e, por isso, prosseguem com o calendário do ano passado. “Essas escolas tiveram problemas diversos, o que as impediu de conclusão do ano letivo no prazo correto”, explica. Ela cita o caso da escola Pedro Barbosa, que passou por uma reforma e a impediu de concluir o ano passado.
As escolas que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem a mesma programação das demais unidades de Educação Básica. O encerramento do calendário de 2014 está mantido para o mês de dezembro, isso porque o período de recesso estendido na metade do ano será compensado com a antecipação das aulas.
Delane Barros – Ascom Semed

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Maceió ganhará novas creches ainda no primeiro semestre


Obra da creche Tenente Madalena, na Cambona.        
Foto Mauro Fabiani – Ascom Semed

Com recursos garantidos para a construção de creches na cidade, por meio do Programa Pró-Infância, a Prefeitura de Maceió vem trabalhando para finalizar as obras iniciadas em 2013. A previsão da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é de que até o final do primeiro semestre deste ano, nove novas unidades serão entregues à população.
Levando em conta as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes na faixa de 0 a 5 anos, em combinação com a diversidade do país nos aspectos ambientais, geográficos e climáticos, a construção de 17 creches estão em andamento e seguem o padrão exigido pelo Ministério da Educação (MEC).
“Teremos salas no tamanho correto, janelas com a abertura adequada e banheiros com louças infantis. A previsão é de que até meados do próximo ano, as 17 obras estejam finalizadas”, disse o secretário-adjunto de Educação, João Cordeiro Barbiratto.
Obra da creche Recanto das Estrelas.
Foto Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Ainda de acordo com Barbiratto, a Prefeitura tem uma ação dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o financiamento de unidades escolares. “Já temos nove obras de creches em andamento, que serão entregues até o segundo semestre de 2014, mas poderemos colocar mais unidades dentro do projeto”, afirmou.
Entre as creches que serão concluídas ainda este ano, está a Escola Rodrigues Alves, localizada no bairro do Benedito Bentes, na parte alta da cidade. Funcionando num galpão alugado, as crianças serão transferidas para o novo prédio construído pela atual gestão.
“O local onde estão atualmente não é o mais adequado, mas é melhor do que essas crianças estarem na rua. Já houve o compromisso da secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, que visitou as instalações do galpão, viu a produção dos meninos, que mostraram tudo com muita empolgação. Na ocasião, ela avisou que aquela creche será fechada e que eles irão para a nova creche dentro dos padrões. Foi a maior alegria para todos”, ressaltou o secretário-adjunto de Educação.
Secom Maceió

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura e PNUD assinam memorando de cooperação técnica


Prefeito Rui Palmeira participa da assinatura do Memorando de Cooperação Técnica entre o PNUD, MEC e Semed. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Maceió deu mais um grande passo para progredir na melhoria da educação. Na manhã desta sexta-feira (17), aconteceu a assinatura oficial do memorando de entendimento entre a Prefeitura de Maceió e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU). A cooperação técnica é efetivada através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o respaldo efetivo do Ministério da Educação (MEC).
Os trabalhos serão aplicados na melhoria dos indicativos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto-piloto, que recebeu o nome de “Viva Escola”, atenderá 27 unidades de ensino. Nas escolas, os esforços se concentrarão na implantação de padrões básicos de funcionamento nas áreas de gestão pedagógica, infraestrutura, gestão de pessoas e gerenciamento de processos.
“Não podemos nos omitir. Por mais difícil que seja a situação na educação, temos que enfrentar e para isso precisamos de parceiros. Nada melhor do que trazer o PNUD com toda a sua expertise de volta a Maceió. Tenho ampla convicção de que vamos obter os melhores resultados”, disse Rui Palmeira.
O prefeito lembrou que a educação é uma das prioridades da gestão municipal. “Nossa primeira medida quando assumimos a Prefeitura foi a busca por apoio. E foi isso que fizemos, junto com a professora Ana Dayse, procuramos o MEC e demonstramos nosso interesse em retomar a parceria que, em anos anteriores, havia sido suspensa em Maceió”, afirmou.
O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, também participou da solenidade. “É através de parcerias como esta, com instituições como o PNUD, que a educação vai seguir pelo caminho do desenvolvimento. Certamente, iremos elevar a educação do município a patamares satisfatórios”, pontuou Marcelo.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Resende Dórea, destacou o esforço interinstitucional para a efetiva melhoria da educação. Diante de um auditório repleto de professores, diretores e técnicos da educação municipal, a gestora agradeceu, mas também convocou todos. “Vamos continuar unindo forças na construção de um modelo arrojado de educação. Renasce a esperança na educação em Maceió”, frisou. 
Em sua fala, Ana Dayse traçou um retrospecto da educação nesse primeiro ano e apontou uma série de avanços e previu: “Nós vamos conseguir, a médio e longo prazo, um ensino diferenciado no município de Maceió”.
“A construção de um mundo melhor passa por uma melhoria na educação, na melhor formação, mas a chave do sucesso é o compromisso pessoal e institucional para continuar essa construção aqui na bela cidade de Maceió. A Prefeitura está bastante envolvida. Esse compromisso é fundamental”, comentou Jorge Chediek, representante residente do PUND no Brasil e coordenador residente da ONU no Brasil.
A professora Roxana Araújo assinou o memorando representando os diretores de escolas municipais de Maceió. “A gente recebe essa novidade com extrema satisfação. Nossa escola precisa e está motivada e entusiasmada para melhorar nossos indicativos. Juntos, conseguiremos transformar a realidade de nossa escola”, prevê a educadora, que é diretora da Escola Municipal Petrônio Viana, no Conjunto Carminha
O Ministério da Educação foi representado por Luis Eduardo Rodrigues Alves, da Secretaria Executiva do MEC. “Garantir ações de acesso à permanência e melhoria da qualidade da educação básica é fundamental. Que Maceió se torne um exemplo para outras cidades do País”, afirmou Alves.
A manhã contou ainda com a apresentação do coro da Escola Municipal Higino Belo, formado por alunos e funcionários da unidade.
Unidades atendidas pelo  Viva Escola
As 27 escolas atendidas pelo Viva Escola são: Maria José Carrascosa, Doutor Orlando Araújo, Professor Antídio Vieira, Nosso Lar I, Pio X, Silvestre Péricles, Walter Pitombo Laranjeiras, Radialista Edécio Lopes, Padre Brandão Lima, Luis Pedro da Silva, Arnon de Mello, Balthazar de Mendonça, Eulina Alencar, Kátia Pimentel Assunção, Lenilto Alves dos Santos, Marizete Correia Nunes, Pompeu Sarmento, Professor Petrônio Viana, Elizabeth Anne Lyra, Santo Antônio, Selma Bandeira, Jaime Amorim Miranda, José Haroldo da Costa, Manoel Pedro dos Santos, Zumbi dos Palmares, Padre Pinho e Marechal Floriano Peixoto.
Secom Maceió

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Secretaria de Educação abre vagas para Educação de Jovens e Adulto


Foto: Delane Barros - Ascom Semed


Começam na próxima segunda feira (20) as aulas para os alunos da Educação de Jovens e Adulto (EJA). As inscrições seguem abertas em 55 escolas da Rede Pública que oferecem esta modalidade. A EJA é destinada para alunos acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. A meta, de acordo com o coordenador do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Adelson Gomes, é atingir mais de três mil alunos.


Para efetivar a matrícula é preciso que o estudante tenha, no ato da inscrição, o RG, CPF e um comprovante de residência. Se o candidato já tiver passado pela escola, ele deve levar o histórico, mas caso o aluno não tenha o documento, ele não é impedido de realizar a inscrição.“O fato de o estudante não ter o histórico escolar não impede ele de realizar sua matrícula. A escola dá um prazo para o estudante possa levar o documento”, afirmou Gomes

Ainda segundo o coordenador do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, o aluno pode fazer a matrícula em qualquer período do ano, mas é muito importante que ele inicie o ano letivo o quanto antes. “Se o aluno chega depois, por exemplo, não será negada a efetivação da matrícula, mas ele poderá ficar de fora do censo e isso pode dificultar tanto a questão do financiamento da Educação como a certificação desse aluno”, concluiu.
EJA
A EJA está voltada para atender uma demanda de jovens, adultos e idosos que não conseguiram estudar no período regular. A modalidade oferece três fases para o primeiro e segundo seguimento, correspondendo um total de seis anos de estudo.
Segundo o coordenador, há alunos que podem concluir esse período bem antes do previsto “Ele pode passa por uma avaliação e diante disso pode pular etapa”, disse Gomes.
As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são feitas nas próprias unidades escolares, distribuídas em oito distritos administrativos. As vagas disponíveis estão nas escolas Maria José Carrascosa, Orlando Araújo, Antídio Vieira, Almeida Leite, Silvestre Pericles, José Carneiro, Hermino Cadroso, Pedro Café, Luiz Pedro I, Bonifácio Silveira, João Sampaio, Baltazar de Mendonça, Dom Helder Câmara, José Correira Costa, Audival Amélio, Lenilton Alves, Lamenha Lins, Arnon de Mello, Eulina Alencar, Kátia Assunção, Pompeu Sarmento, Frei Damião, Nise da Silveira, Elizabethe Anne Lira, Corinto Campelo, Denisson Menezes, Dom Antônio Brandão, Hévia Valéria Maia, Jayme de Alta Villa, Jaime Miranda, Zumbi dos Palmares, Haroldo da Costa, Neide Freitas França e Padre Pinho.
Janaina Farias/ Ascom Semed

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Educação abre mais de 8 mil vagas para novos alunos




A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu o período de matrículas para o ano letivo de 2014 da Rede Municipal de Ensino de Maceió.  Entre os dias 06 e 08 deste mês, 8.797 crianças maceioenses que ainda não fazem parte da Rede Municipal de Ensino poderão ingressar em uma das 135 unidades escolares de Maceió.
Nas oito regiões administrativas, a gestão municipal já viabiliza o acesso à educação mais digna para 57.699 crianças no ano letivo de 2013.  A Secretaria possui ainda uma expectativa de abertura de mais de três mil novas vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o turno da noite para o ano letivo de 2014.
De acordo com Kay Guimarães, da Comissão de Matrículas, para er acesso a uma das mais de 8.000 vgas disponibilizadas para a demanda geral, as orientações do edital devem ser atendidas e servem tanto para os alunos da educação infantil e fundamental, como para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda conforme esclarece Kay, o calendário publicado no edital leva em consideração o calendário escolar de algumas unidades.
Para efetuar a matrícula, os pais, responsáveis ou os próprios alunos, quando maior de idade, devem apresentar originais e cópias do registro de nascimento ou casamento, cartão de vacinação para crianças até 07 anos, comprovante de residência, cartão do programa Bolsa Família, caso possua, duas fotos 3×4, documento original de escolaridade (declaração ou histórico escolar) para matrículas a partir do 2º ano fundamental.
Para mais informações os pais, alunos e comunidade podem procurar a Comissão de Matrículas, na sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, 1199, Cambona, das 8 às 17h ou entrar em contato no telefone.
Secom Maceió

Educação recebe segunda Missão técnica do MEC e Pnud


Foto: Adriana Thiara Oliveira - Ascom Semed


A partir desta segunda-feira (13), a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) participa da segunda Missão de Cooperação Técnica entre a Semed e o Ministério da Educação (MEC), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ao final desse segundo momento de imersão entre as equipes, será assinado o Memorando de Entendimento entre a Prefeitura Municipal de Maceió e o Pnud, que oficializa o Projeto de Cooperação Técnica MEC/Pnud II na Semed, que vem sendo desenvolvido desde outubro de 2013.
Jorge Chediek, representante residente do PNUD no Brasil e coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, estará presente para assinatura do Memorando. A solenidade de assinatura será realizada na próxima sexta-feira (17), às 9h, no Auditório do Cine Arte Pajuçara, localizado na Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara. A assinatura do Memorando encerra a segunda missão.
Segunda Missão
Ao longo dos próximos cindo dias, a equipe técnica da Cooperação e os consultores do MEC/Pnud, Liliane Macciorato, coordenadora da Cooperação pelo MEC/PNUD e consultora pedagógica, Antonio Xavier, consultor de gerenciamento de processos, e Luiz Guilherme, consultor de Infraestrutura, farão a revisão dos documentos elaborados eles servidores da Semed envolvidos na confecção das diretrizes escolares e padrões mínimos a serem adotados nas 27 unidades escolares, que desenvolverão as ações da cooperação em um projeto-piloto.
A Cooperação Técnica terá duração de 12 meses e tem como objetivo implementar na rede pública municipal padrões mínimos de funcionamento da Educação, alicerçados em quatro pilares: infraestrutura, gerenciamento de processos, gestão pedagógica e recursos humanos.
Cooperação MEC/Pnud/Semed
A retomada da atuação do PNUD no município se deu em outubro de 2013, após a visita da secretária Ana Dayse ao Ministério da Educação, durante uma viagem a Brasília ocorrida no início daquele ano. Na ocasião, ela e o prefeito manifestaram o desejo e a necessidade de retomar a parceria. Com o sinal positivo, os trabalhos agora contam com o apoio do MEC, que financiará o desenvolvimento do projeto, que havia sido suspenso.
O desafio da Cooperação, que foi iniciada em 2010 e retomada em 2013, é mudar os indicadores negativos da educação e reestruturar o ensino. Através das experiências vivenciadas pelo PNUD nos estados do Maranhão e Piauí, foi desenvolvida uma nova metodologia. O trabalho em Maceió será piloto para este método, pautado na proximidade com as instituições de ensino. Para a coordenação, é a certeza de que as ações planejadas serão cumpridas. “Temos a certeza de que vamos trabalhar para ser referência nacional”, prevê Ana Dayse.
Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Educação: matrícula para novos alunos começa dia 6



As matrículas para o ano letivo de 2014 continuam na Rede Pública de Ensino de Maceió. De 06 a 08 de janeiro estarão abertas as matrículas para os alunos novos, que não fazem parte da Rede Pública Municipal. No dia 23 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) concluiu a matrícula dos alunos que já estavam na rede. Já no dia 27, do mesmo mês, foi encerrado o calendário das matrículas para os alunos removidos.
De acordo com Kay Guimarães, da Comissão de Matrículas, as orientações do edital servem tanto para os alunos da educação infantil e fundamental, como para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda conforme esclarece Kay, o calendário publicado no edital leva em consideração o calendário escolar de algumas unidades.

Matrícula

Para efetuar a matrícula, os pais, responsáveis ou os próprios alunos, quando maior de idade, devem apresentar originais e cópias do registro de nascimento ou casamento, cartão de vacinação para crianças até 07 anos, comprovante de residência, cartão do programa Bolsa Família, caso possua, duas fotos 3×4, documento original de escolaridade (declaração ou histórico escolar) para matrículas a partir do 2º ano fundamental.
Em caso de dúvida, os pais, alunos e comunidade podem procurar a Comissão de Matrículas, na sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, 1199, Cambona, das 8 às 17h.
Secom Maceió

Educação abre mais de 8 mil vagas para novos alunos



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu o período de matrículas para o ano letivo de 2014 da Rede Municipal de Ensino de Maceió.  Entre os dias 06 e 08 deste mês, 8.797 crianças maceioenses que ainda não fazem parte da Rede Municipal de Ensino poderão ingressar em uma das 135 unidades escolares de Maceió.
Nas oito regiões administrativas, a gestão municipal já viabiliza o acesso à educação mais digna para 57.699 crianças no ano letivo de 2013.  A Secretaria possui ainda uma expectativa de abertura de mais de três mil novas vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o turno da noite para o ano letivo de 2014.
De acordo com Kay Guimarães, da Comissão de Matrículas, para er acesso a uma das mais de 8.000 vgas disponibilizadas para a demanda geral, as orientações do edital devem ser atendidas e servem tanto para os alunos da educação infantil e fundamental, como para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda conforme esclarece Kay, o calendário publicado no edital leva em consideração o calendário escolar de algumas unidades.
Para efetuar a matrícula, os pais, responsáveis ou os próprios alunos, quando maior de idade, devem apresentar originais e cópias do registro de nascimento ou casamento, cartão de vacinação para crianças até 07 anos, comprovante de residência, cartão do programa Bolsa Família, caso possua, duas fotos 3×4, documento original de escolaridade (declaração ou histórico escolar) para matrículas a partir do 2º ano fundamental.
Para mais informações os pais, alunos e comunidade podem procurar a Comissão de Matrículas, na sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, 1199, Cambona, das 8 às 17h ou entrar em contato no telefone.
Secom Maceió


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Equipe do Mais Educação terá acesso a curso da Ufal



A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro de Educação, abriu as inscrições para o processo seletivo para o Curso de aperfeiçoamento: “A Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais”. O curso é fruto da cooperação com o Ministério de Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação.
O curso tem como objetivo oferecer aos professores, agentes culturais e aos demais profissionais da educação condições de observar e introduzir nas suas reflexões novas concepções acerca da ampliação da jornada escolar (tempo integral) e as implicações desta ampliação no âmbito das políticas públicas em Educação.
As inscrições para participação do processo seletivo devem ser feitas até 31 de janeiro junto à Gerência de Assistência Técnica aos Agentes Educacionais, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. Poderão candidatar-se ao presente curso, todos os profissionais da educação envolvidos com as ações do Programa Mais Educação nas redes estadual e municipais de Alagoas.
Ascom Semed

Educação Reforça Apoio ao Projeto Guarda faz Escola




Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed

A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, recebeu nesta segunda-feira (30), a secretária-adjunta de cidadania, Mônica Suruagy e os guardas municipais que desenvolvem o projeto Guarda Faz Escola (GFE). A visita, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve como objetivo apresentar o relatório das atividades desenvolvidas nas escolas de Maceió, além de fortalecer a aliança entre as secretárias, por meio da institucionalização da parceria.
Para a secretária Ana Dayse, o trabalho que a Guarda Municipal desenvolve nas escolas é imprescindível. “Eles têm um olhar diferenciado sobre a escola, pois nos auxiliam a dar as crianças desde noções de preservação do patrimônio até cuidados com a vida”, destacou.
Já a secretária-adjunta, Mônica Suruagy, destacou que o trabalho desenvolvido pode ser potencializado com a institucionalização da parceria. “Atualmente, o Projeto Guarda Faz Escola conta com o apoio da Semed e precisamos fortalecer essa parceria por meio da institucionalização, visando, principalmente, desenvolver um planejamento para que as ações do GFE possam gerar um impacto ainda maior”, revelou.
Os guardas Marcos Cleverson e Valter Dayvis, que trabalham na linha de frente do projeto, também participaram do encontro. Segundo Marcos, esta foi a primeira vez que um secretário de Educação recebeu a equipe do Guarda Faz Escola.
“Estamos nos sentindo lisonjeados com a recepção da secretária Ana Dayse, pois já atuamos há mais de sete anos com o GFE e esta foi a primeira vez que o gestor maior da pasta nos recebeu e ouviu o relato das conquistas alcançadas com o projeto”, afirmou Marcos.
Além da secretária Ana Dayse, participaram do encontro as diretoras de Ensino, Sonia Moraes, e de Gerenciamento Escolar, Maria José Pereira, o assessor técnico de gerenciamento escolar, pPedro Crisanto e o inspetor Jeferson.
 Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed