quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Orientadores são selecionados para formação de alfabetizadores



Estão abertas, até a próxima sexta-feira (24), na sede da secretaria municipal de Educação de Maceió (Semed), as inscrições para seleção de orientadores de estudo para o curso de formação de alfabetizadores, ofertado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Serão selecionados dez coordenadores pedagógicos, dos quais quatro para início imediato e outros seis para reserva técnica. Os selecionados receberão uma formação a ser oferecida por uma instituição de ensino superior.

O programa vem sendo executado desde 2012 e a continuidade, este ano, terá algumas mudanças. De acordo com a coordenadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Izabel Araújo, os selecionados nesse ano terão como foco o ensino de matemática. “Essa seleção é para orientadores de estudo para professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano das séries iniciais. Até o ano passado, o foco do ensino era a língua portuguesa. Em 2014, o foco será matemática, mas com a continuidade do português”, explica ela.
Quem for selecionado para a atividade receberá uma bolsa, no valor mensal de R$ 765, liberado pelo governo federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para participar do processo seletivo, os interessados devem entregar, na Diretoria Geral de Ensino (Digen), cópias da Carteira de Identidade; do CPF; do diploma de graduação ou licenciatura (frente e verso); currículo Lattes ou resumido apresentado em, no máximo, duas páginas; declaração de comprovação de atuação em sala de aula nos anos iniciais de pelo menos três anos; uma foto 3×4; declaração de lotação como coordenador pedagógico e declaração de carga horária.
Os interessados devem ter disponibilidade de, no mínimo 20h para a atividade e, no máximo, 40h. Além disso, ser professor efetivo da rede; ter formação em Pedagogia ou Licenciatura; ter atuado no ensino fundamental, séries iniciais há, no mínimo, três anos; estar atuando como Coordenador Pedagógico; ter experiência como tutores do programa Pró-Letramento; não estejam recebendo bolsas de estudo de outros programas federais; e ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
Delane Barros/Ascom Semed

Nenhum comentário: