Com ações estratégicas e investimentos, a educação de Maceió vem alcançando índices positivos e colhendo frutos importantes. Nesse sentido, a Prefeitura implantou a matrícula online para os estudantes da rede municipal e, assim, eliminou as longas e constantes filas nas escolas. A portaria que normatiza o processo deste ano foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 31 de dezembro de 2018. No próximo dia 12, terá início a pré-matrícula online do ano letivo de 2019. Serão disponibilizados computadores em escolas para quem não conseguir operacionalizar a pré-matrícula em casa. Todas as regiões administrativas contarão com pontos de apoio.
Outro ato importante para a capital foi a realização de concurso público e a nomeação de mais de 400 aprovados para atender a rede que não para de crescer com novas creches, novas escolas e novas quadras. “As nomeações nos ajudam a dar continuidade ao trabalho de reestruturação do setor. Esse é um dos compromissos desde o início da gestão, priorizando o investimento na Educação, que é base de desenvolvimento da sociedade”, explica o prefeito Rui Palmeira.
Rui Palmeira e Marcelo Palmeira comentam investimentos na Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió |
Essa premissa norteia a rede municipal de ensino que vem reformando, ampliando e recuperando escolas. Somente em 2018, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou cerca de 90 intervenções estruturais. Para ampliar as escolas em tempo integral, que garantem a permanência dos alunos na sala de aula, a Prefeitura autorizou a recuperação de 11 quadras esportivas, o que beneficiará tanto as escolas quanto a comunidade local.
Para o prefeito Rui Palmeira, essa infraestrutura é fundamental no processo de ensino aprendizado dos alunos. “A cada obra entregue, é muito gratificante ver a felicidade da comunidade acadêmica. Essas ações ajudam a diminuir a evasão escolar, pois estimulam o estudante a frequentar a escola e a se dedicar aos estudos”, afirmou.
Marcelo Palmeira, vice-prefeito da capital, corrobora o que diz o prefeito. “Quando estruturamos as unidades, além de manter as crianças em sala de aula, ajudamos a distanciá-las da ociosidade e afastamos esses meninos e meninas da violência”, ponderou.
Merenda
Outro fator importante na diminuição da evasão escolar é a merenda. Desde o início da gestão, o prefeito dobrou o investimento e cumpriu a determinação da lei federal 11947, de 2009, que determina que 30% da alimentação da merenda escolar sejam comprados de agricultores familiares.
Com essas e outras ações, Maceió fechou 2018 como a capital do Nordeste que mais avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A nota da Rede Municipal de Educação em 2015 nos anos iniciais foi de 4.4, já em 2017 a nota foi 5.0 crescendo seis décimos e ultrapassando a média projetada que era de 4.8.
Sarah Mendes/ Secom Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário