quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Semed realiza etapa de torneio para Olimpíada de Raciocínio Lógico


Competidores se cumprimentando antes do início dos jogos
Teve início nessa terça (29), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a primeira etapa do torneio do programa MenteInovadora. A competição que reúne 28 alunos de 6 escolas municipais têm como objetivo prepará-los para participar da Olimpíada Brasileira de Raciocínio lógico que acontece no mês de março, em São Paulo.

Os vencedores da primeira etapa serão selecionados para o segundo torneio, desta vez na modalidade online. A disputa é baseada em jogos de mesa que utiliza o raciocínio lógico, com o propósito de ajudar os estudantes na concentração, autocontrole e a trabalhar em grupo.
Segundo a técnica pedagógica da coordenadoria geral do ensino fundamental, Carla Gaspar, o torneio ensinará aos alunos a participar de competições.“A prática do jogo ensina os alunos a se comportarem com a vitória e com o insucesso. Além disso, acredito que vai adquirir maturidade para momentos futuros da vida, como na carreira profissional”, explica a coordenadora.
A diretora da escola Tereza de Jesus, Alisangela Leandro, falou sobre a diversão dos alunos no momento da preparação para os jogos, “É aprender na diversão, isso ajuda em matérias que requerem mais atenção como na matemática. E esse conhecimento vai além da vida estudantil, pois ajuda na interação entre os colegas de turma e nas competições que a vida trará para essas crianças.”, continuou.
Alunos jogando Dama para seleção das olimpíadas de Raciocínio lógico
Wesley Matheus, de 11 anos, aluno da Escola Selma Bandeira, foi o vencedor da primeira etapa do torneio. Ele falou sobre a sua primeira experiência no torneio e de sua expectativa, “Estou muio animado e nervoso com o torneio, porém estou certo que o importante é competir. Todos os dias eu pegava os jogos e chamava os amigos para treinar na hora do intervalo. Acredito que a experiência ajudará a me concentrar melhor nas aulas,” afirma.
O programa MenteInovadora da Mind Lab atua na rede desde 2013 com o trabalho focado em desenvolver as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, atendendo atualmente 27 escolas municipais.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: