segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Instituto Abramundo apresenta análise inédita do Indicador de Letramento Científico



O Instituto Abramundo, entidade que possui a missão de disseminar a cultura científica no Brasil, a convite do Conselho Nacional de Educação (CNE), irá apresentar os resultados e uma análise inédita da pesquisa que revelou o Indicador de Letramento Científico (ILC) no Brasil, na próxima reunião ordinária itinerante do CNE/MEC, que acontece de 3 a 6 de Agosto, no Hotel Jatiúca.
A cidade de Maceió receberá autoridades públicas nacionais e da região para debater os avanços e os desafios após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Os rumos da educação básica e superior também serão temas da reunião, que objetiva promover o diálogo direto com a sociedade, permitindo conhecer e se aproximar das diferentes realidades e demandas locais.
O vice-governador de Alagoas e secretário estadual da Educação, Luciano Barbosa, destacou a escolha do Estado para sediar uma reunião do CNE/MEC. “Alagoas tem uma das maiores taxas de analfabetismo do Brasil. A presença de especialistas é fundamental para que possamos avaliar as ações e direcionar as políticas públicas em defesa de uma educação efetivamente transformadora para o nosso País”, disse.
O Instituto Abramundo ministrará uma das sessões públicas da reunião, onde apresentará o Sumário Executivo de Resultados 2014 do seu Indicador de Letramento Científico (ILC). O painel contará com apresentação do professor José Fernandes de Lima, um dos conselheiros do CNE/MEC, que destaca a importância do tema no encontro. “No âmbito da educação básica, o estudo aponta dados fundamentais que precisam ser de conhecimento das autoridades públicas nacionais, pois podem vir a ser uma ferramenta para ações que visam melhorias na educação do País”, afirmou.
Após a apresentação de Lima, Ricardo Uzal, presidente do Instituto Abramundo, fará a abertura da sessão que, na sequência, será conduzida pela professora Maria do Carmo Brant, que teve uma participação especial na elaboração do ILC. Ela enaltece a oportunidade de apresentar os resultados do estudo na reunião do CNE/MEC. “Os dados que mostraremos poderão contribuir para orientar o próprio ensino de Ciências na educação pública brasileira e a estimular iniciativas que visam melhor aproveitamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos na formação de crianças e jovens”, frisou.
Anderson Lenidas Gomes, professor do departamento de Física da UFPE, ministrará na sessão um debate com o tema: Letramento Científico – Um Indicador para o Brasil. Gomes irá compartilhar com os participantes da reunião, alguns dados comparativos entre o ILC e outros estudos internacionais sobre letramento científico, bem como seu impacto no desenvolvimento da sociedade e do país. “A reunião do CNE é um importante passo para fazermos com que esses resultados sejam transformados em um documento para a geração de ações e discussões que impactem diretamente em uma mudança para que se coloque o ensino de ciências como prioridade no Brasil”, ressaltou.
O ILC é uma iniciativa inédita do Instituto Abramundo, em parceira com o Instituto Paulo Montenegro, do Ibope e a ONG Ação Educativa. O estudo mostrou que 64% dos entrevistados possuem baixo letramento científico, o que compromete o dia a dia dos brasileiros, seja na leitura de uma bula, de um exame de sangue ou no cálculo do combustível necessário para percorrer uma determinada distância.
O estudo tem como base identificar o alcance da aplicação científica entre jovens e adultos em seu cotidiano e no planejamento do futuro. Para esta sua primeira edição foram entrevistados mais de duas mil pessoas, com pelo menos quatro anos de escola e idade entre 15 e 50 anos, em nove capitais do País.
Serviço
Reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação
Local: Hotel Jatiúca, Maceió-AL
Data: 3 a 6 de agosto
Sessão Pública Abramundo: Índice de Letramento Científico
Dia/hora: quinta-feira, 06.08, das 9h às 13h
Conferencista: Maria do Carmo Brant e Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE);
Apresentador: professor José Fernandes de Lima (USP).


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