quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Secretária apresenta programa Viva Escola ao CNE





A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, participou nesta quarta-feira (5) da Reunião Conjunta das Câmaras de Educação Básica e Superior, durante a Reunião Itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ela apresentou o programa Viva Escola, polítca adotada pela Prefeitura de Maceió para reestuturação da educação municipal.
A gestora municipal participou da mesa intitulada Diálogo com a comunidade educacional – o PNE e o desafio das Políticas Públicas: Formação de Professores, Qualidade Social e Gestão Educacional. Além da secretária Ana Dayse, participaram os conselheiros nacionais Sérgio Roberto Kieling Franco, Raimundo Moacir Mendes Feitosa e Luiz Dourado.
A secretária compartilhou a experiência de Maceió e dos avanços alcançados, ao tempo que desafiou os participantes a refletir sobre como deve ser organizado o ensino público para atender os estudantes. “Começamos a enxergar as demanda das escolas e a reestruturá-las. Mesmo percebendo os entraves, Maceió iniciou seu projeto de reestruturação, o Viva Escola”, afirmou.
Ainda segundo Ana Dayse, o Viva Escola é um programa estruturante em quatro áreas, entre elas a formação de professores. “Na área pedagógica e de gestão,  a formação  de professores e  gestores é instância fundamental na construção  de um projeto de qualidade. Temos ainda a infraestrutura e recursos humanos, complemento importante nesse processo de integralização da política pública da educação de Maceió”.
Ana Dayse reforçou ainda que o Plano Municipal de Educação materializa o quanto Maceió vem dialogando com as metas do Plano Nacional. “É uma plataforma  de referência para o desenvolvimento. A gestão democrática é um condutor. Por isso, faz-se necessário ter um diagnóstico da realidade das escolas para poder intervir e nós estamos trabalhando a partir desse panorama”.
A secretária contextualizou os desafios do segmento. Para ela, o gestor deve ter ser um mediador entre a escola e a gestão pública. “Havia um descrédito na gestão escolar, compreensível, pois foram anos de descaso da gestão municipal, mas começamos a envolver as pessoas, por meio do Viva Escola, e hoje Maceió tem um rumo, uma política de Educação”.
Corroborando com a secretária sobre o papel do gestor, o conselheiro Sergio Franco estimulou o debate, posicionando-se sobre o papel da gestão no estimulo à formação integral do profissional da educação. “Cada um deve fazer o que lhe cabe. Tudo ao seu tempo e ao mesmo tempo. Temos que discutir e planejar a formação dos novos professores sob todas as perspectivas”.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Nenhum comentário: