sábado, 8 de agosto de 2015

Semed realiza aulão preparatório para a Prova Brasil






A maratona de estudos para os 589 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal já começou. Eles participam neste sábado (8), no Auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de aulões preparatórios voltados à aplicação da Prova Brasil 2015, prevista para acontecer em novembro. O teste tem como objetivo principal avaliar a qualidade de ensino do sistema educacional brasileiro.

Os aulões serão quinzenais, realizados sempre aos sábados, com orientações de Matemática e Língua Portuguesa. O primeiro aulão será de Matemática e envolve estudantes de cinco escolas municipais. Pela manhã, participam as Escolas Haroldo da Costa, Pompeu Sarmento e Hevia Valério. No período da tarde, será a vez dos alunos das Escolas Jaime Miranda e Zumbi dos Palmares. O próximo encontro dessas escolas será no dia 22 de agosto.
Nos dias 5 de agosto e 12 de setembro, participarão as Escolas Arnon de Melo, Kátia Assunção, João Sampaio, Padre Pinho e Neide França. Para as Escolas Antídio Vieira, Silvestre Péricles E Pio X, o aulão será nos dias 19 de setembro e 03 de outubro. O Dia D está previsto para 17 de outubro, quando realizado um simuladão geral, no ginásio Tenente Madalena, com todos os estudantes.
Segundo a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Regina Buarque, o Prova Brasil já faz parte das ações do calendário da Semed. A proposta do projeto, segundo ela, é contribuir para o aumento do nível de proficiência do ensino da Língua Portuguesa e de Matemática na rede e ainda familiarizar esses estudantes com a estrutura do modelo de prova de avaliação aplicada pela Prova Brasil.
“Estamos trazendo para este aulão uma professora que é doutoranda no ensino de Matemática, professora Ana Técia Lopes, e o professor Carlos Erimar, que é mestre em educação de Matemática”, frisou Regina. A coordenadora ressalta que a Prova Brasil é realizada para os 5º e 9º anos, mas que o projeto inicial está contemplando os 9º anos e logo adianta que o departamento já está desenvolvendo o projeto que contemplará também os 5º anos, “ Ainda estamos fechando a metodologia, mas será feito o projeto Aulão Prova Brasil nas escolas com aulas voltadas para os 5º anos. Ele vai acontecer ainda este ano, antes da aplica
A novidade, segundo Regina é que diferente das aulas dos 9º anos, cerca de 5 mil alunos dos 5º anos terão suas aulas nas próprias unidades escolares. “Achamos mais viável realizarmos os aulões dos 5º anos nas escolas, por conta do número de estudantes”. Regina salienta que o objetivo dos aulões é contribuir e fortalecer as ações que já são trabalhadas nas escolas para o desenvolvimento das habilidades básicas em língua portuguesa e matemática. “ Queremos aumentar o Ideb municipal, pois se a gente pensa em ações que vão fortalecer o trabalho que já é desenvolvido nas escolas voltados para esses componentes curriculares, consequentemente, se esses estudantes desenvolvem melhor a aprendizagem desses componentes, eles têm possibilidades maiores de um melhor desempenho na Prova Brasil, usada para mensurar o Ideb”, explica.
Janaina Farias/ Ascom Semed

Nenhum comentário: