domingo, 21 de abril de 2019

Educação prepara eleição para diretores de escolas em maio


Professora exercendo sua cidadania durante a votação
O processo que visa a eleição direta para diretores e vice-diretores das escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) movimenta as unidades de ensino da capital. O pleito, que será no final de maio, conta com 121 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) habilitados para a renovação da gestão. Entretanto, algumas ficarão de fora por situações excepcionais, a exemplo daquelas situadas no Pinheiro e que precisaram ser realocadas devido aos problemas estruturais do bairro, bem como algumas que têm calendário especial.

Nos casos dessas unidades, o pleito será realizado em outro momento. É o que explica a coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed, Marta Palmeira Melo. O período de inscrição das chapas será entre nos dias 2, 3 e 6 de maio, na sede da secretaria, no bairro da Cambona. “Somente depois da inscrição das chapas será possível saber quais terão o pleito”, informa Marta.
De acordo com o calendário, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em março passado, a campanha dos candidatos será entre os dias 14 e 28 de maio. Nesse período, serão permitidas reuniões, encontros e divulgação junto a toda comunidade escolar, dos nomes que farão parte do pleito. “A Semed conta com grande apoio dos conselhos escolares, que definem as comissões eleitorais nas escolas. Eles já providenciaram a convocação e constituíram as comissões. No momento, acontecem as formações, nas quais há o fluxo de informações sobre o pleito”, acrescenta Marta Palmeira.
O mandato de diretor e vice-diretor da rede municipal de ensino tem duração de três anos. Para normatizar todas as questões desse processo, o prefeito Rui Palmeira sancionou a lei 6.482/2015. Nela, constam todos os detalhes, como a formação mínima necessária para os interessados em disputar os cargos, suas competências e as questões relacionadas à gestão das unidades de ensino, entre outros pontos.
Delane Barros/ Ascom Semed

sábado, 20 de abril de 2019

EJAI define formação para professores e coordenadores


Formação de Coordenadores e professores na Semed
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu o calendário de formação dos professores e coordenadores pedagógicos para esta modalidade de ensino na rede municipal de ensino de Maceió.

Os encontros acontecem nos meses de abril e maio nas escolas polos Higino Belo, no bairro de Cruz das Almas, Jaime de Altavila, na Santa Lúcia, Paulo Bandeira, no bairro do Benedito Bentes, Nise da Silveira, no bairro Antares, na Pestalozzi e no Centro de Formação Paulo Freire na Semed, Cambona.
O Coordenador da Ejai, José Rubens Lima, disse que os encontros discutem as reais necessidades de aprendizagem dos alunos. “O encontro promove momentos de reflexão e auxilia no planejamento das ações pedagógicas. A formação de professores e dos coordenadores é essencial para que haja uma educação de qualidade, pois somente desta maneira o educador será capaz de elaborar didáticas que resultem bons desempenhos em sala de aula, garantindo a permanência desses alunos na escola”, esclareceu.
Rubens acrescentou também que a formação visa aperfeiçoar técnicas pedagógicas, metodologias de ensino que possibilitem a permanência desses alunos na escola, proporcionando-lhes um ensino significativo, que os levem à análise crítica dos fatos abordados em sala de aula e do seu meio social.
Trabalhos em equipe durante a formação
São responsáveis pelas formações as professoras formadoras da Semed, Sheyla Bastos, Maria Ivana Patriota, Maria Inês Souza, Almira Albuquerque, Viviane Maria, Maria Imaculada Cavalcante, Maria Jeane Bomfim, Antônia Matilde, Ivalda Bonfim de Gusmão, Maria de Lourdes bezerra, Evarista Costa e o coordenador do Ejai em Maceió, José Rubens Lima.
João de Oliveira Filho – Ascom / Semed

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Internet: Prefeitura inicia Programa Educação Conectada


Internet é utilizada como recurso pedagógico nas escolas públicas de Maceió.
Foto: Ascom Semed
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inciou a primeira etapa do Programa Educação Conectada nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Neste primeiro momento, mais 20, das 94 escolas da Rede, serão contempladas.

Com o programa, os alunos das escolas municipais de Maceió passam a contar com internet de alta velocidade como recurso pedagógico. A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo universalizar o acesso à internet nas escolas de Ensino Fundamental da Rede.
Ao todo, o programa prevê quatro fases: Conectividade, Infraestrutura, Formação e Diagnóstico. De acordo com o assessor de Infraestrutura da Semed, William Carvalho, a utilização da internet contribui para o desempenho escolar dos estudantes e no trabalho dos professores.
“O programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital tenha efeito positivo na educação”, detalhou Carvalho.
“O recurso disponibilizado pelo Governo Federal não foi suficiente para a contratação de serviço de internet com as especificações exigidas pelo Programa, de modo que a Prefeitura fez a contrapartida”, acrescentou o assessor.
A diretora da Escola Municipal Jaime Altavilla, Maria Quitéria, ressaltou a importaria da conexão para o desenvolvimento dos estudantes. “A iniciativa facilita ainda mais a integração, levando para sala de aula recursos mais rápidos, proporcionando aulas mais dinâmicas, atrativas e fundamentais ao processo de aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Obras de complexo esportivo seguem em ritmo acelerado


Fiscais da obra monitorando os serviços

As obras do complexo esportivo da Escola Nosso Lar, localizada na Levada, estão aceleradas. Mais de mil alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados com um ginásio coberto, quatro vestiários e três salas multiuso para práticas de balé, dança e judô. O serviço contempla ainda uma quadra de vôlei de praia e uma área externa, que receberá uma pracinha.
As obras já avançaram 50% e estão sendo custeadas por meio de uma parceria com o Ministério Público, que autorizou o recurso bloqueado referente a uma ação civil pública de 2008. A Escola Nosso Lar foi totalmente reformada e reinaugurada em 2016.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o projeto não prevê somente a recuperação do ginásio como a construção de um complexo esportivo. “Será um beneficio social sem proporção para a região, para os alunos, professores e comunidade local. A parceria com o Ministério Público permitiu que, por meio da ação civil pública, investíssemos nessa obra para atender a população. Outra parte do recurso será investida em uma creche que será construída também na região”, destacou a gestora frisando que a obra ainda conta com a contrapartida da Prefeitura.
As obras estão com 50% da fase de execução
O fiscal da obra, engenheiro Lucas Raniery, informou que os serviços seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídos em aproximadamente três meses. Ele ressalta que o intuito da Prefeitura é permitir que o complexo seja utilizado não apenas por alunos da escola como também estudantes das escolas circunvizinhas e pela comunidade. “A proposta é fazer com que o complexo seja aberto para a população para ser um ponto de encontro da região”, explicou.
O Complexo Esportivo da escola Nosso Lar se tornando realidade
A diretora da escola Nosso Lar, Gilda Verbênia Rodrigues, enfatiza que o complexo esportivo está sendo muito esperado pela comunidade. “A comunidade aguarda há muitos anos a construção do complexo esportivo que representa para nós não apenas um espaço onde serão encontradas e desenvolvidas diversas habilidades esportivas, mas, principalmente, um espaço de lazer e de cultura”, afirmou.
Janaína Farias/ Ascom Semed

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Estudantes vão participar de olimpíada de raciocínio lógico


Estudantes participam de competição no mês de maio
Alunos da Escola Municipal Selma Bandeira foram classificados para participar da etapa nacional da Olimpíada de Raciocínio Lógico da MindLab, em São Paulo. Os estudantes embarcam para a capital paulista no dia 3 de maio onde participam da disputa no dia seguinte.
Para Jaciana Costa, coordenadora pedagógica da Escola, o resultado foi alcançado em razão do envolvimento de toda unidade escolar. “Nossa primeira participação nas Olimpíadas da MindLab foi em 2017, desde então toda a escola se envolve nas olimpíadas em torno da classificação”, ressaltou.
Lucas Arruda, aluno do 5º ano que vai participar da Olimpíada, está ansioso para o embarque com destino a São Paulo. “Estou muito ansioso e animado para viajar e conhecer pessoas novas. Estamos treinando muito para competição e tenho certeza que teremos muitos desafios”, disse.
De acordo com Carla Gaspar, coordenadora do Projeto Mente Inovadora na Secretaria Municipal de Educação (Semed), os jogos ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico e a controlar a ansiedade. “Os estudantes aprendem por meio dos jogos a ter autocontrole e a lidar com as perdas”, reforçou.
Os alunos Diego Oliveira, Lucas Arruda, Wesley Ferreira e Cristian da Silva vão participar da competição com os jogos Abalone (jogo de tabuleiro e esferas), Bloqueio (os jogadores devem cruzar um tabuleiro contornando os bloqueios dos adversários) e dama.
Ascom Semed

Guarda Faz Escola realiza ação na Escola Denisson Menezes


Ação na Escola Denisson Menezes
Alunos do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Denisson Menezes, localizada no bairro do tabuleiro, receberam, nesta quarta-feira (17), o Projeto Guarda Faz Escola, iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

A ação, que contou com oficinas temáticas voltadas para o turismo, segurança, bullying e diversidade cultural, busca estimular a discussão sobre cidadania, direitos humanos, cultura da paz, saúde e ecologia dentro da escola.
Alunos da Escola Denisson Menezes durante ação do Guarda Faz Escola
De acordo com o inspetor da Guarda Municipal, Manuel Costa, o projeto promove, há 10 anos, atividades lúdicas e educativas para alunos das escolas do Município. Ele explica que um dos critérios para a escolha das escolas leva em consideração a área em que a unidade está situada. “A Guarda Municipal faz uma visita para conversar com os educadores, para saber quais temas cercam os alunos no dia a dia daquela escola. A partir daí é feito o material para a realização das palestras e oficinas”, esclareceu.
A vice-diretora da escola, Maria Quitéria, afirmou que a escola uma das alternativas para a cidadania e segurança para a comunidade local. “Nossa escola fica localizada em um local de alta vulnerabilidade, mas esperamos que essas crianças percebam que existe a possibilidade de uma vida melhor. O bairro pode ser cruel, mas há esperança dentro da escola”, declarou a professora.
Segundo Joyce Madylene, aluna do 5° ano, o projeto levou bastante conhecimento para os estudantes. “Fico na expectativa de conhecer todos esses lugares da nossa cultura. Hoje estudamos as músicas e como foram criados os monumentos históricos”, afirmou.
O Guarda Faz Escola conta com a parceria a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Economia (Semec), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
Renata Marques (estagiária)/ Ascom Semed

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto Coração de Estudante realiza ação no Cmei Ranilson França


Projeto foi levado a Cmei no bairro da Levada
O Projeto Coração de Estudante foi recebido, pela primeira vez, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ranilson França de Souza, localizado no bairro Levada, nesta sexta-feira (12). Uma equipe, composta por um médico, estudantes e residentes de Medicina, realizou avaliações cardíacas e repassou orientações sobre primeiros socorros.

A iniciativa tem como objetivo a prevenção da mortalidade infantil. Neste ano, serão realizados encontros em, pelo menos, 20 escolas da rede municipal de ensino da capital. Em todos eles, haverá atendimento a crianças de 2 a 5 anos, oferecendo noções a professores e pais sobre como detectar doenças simples de coração.
Equipe que atua no projeto
O presidente da Fundação Cordial, o pediatra Cláudio Soriano, explica como a ação é realizada nas escolas municipais. “A nossa prioridade é a educação infantil, com atendimento para promover avaliação cardíaca nas crianças que estão diariamente na escola. Nessas ações, quando houver algum problema nas avaliações, os alunos serão transferidos para o Hospital do Coraçãozinho”, esclareceu o médico.
Segundo a diretora do Cmei, Maria Aparecida, os atendimentos e a formação são essenciais para o dia a dia na escola, pois é importante os professores terem o conhecimento do que fazer em uma emergência. “Somos localizados em uma comunidade carente e diariamente nos encontramos em situações nas quais precisamos desse atendimento. O projeto contribui porque pode antecipar qualquer problema futuro. É muito importante para a vida escolar dos alunos”, afirmou a professora.
Renata Marques (estagiária)/ Ascom Semed

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Educação de Jovens, Adultos e Idosos está com matrículas abertas


A Escola Natalina Costa Cavalcante tem Educação para Jovens, Adultos e Idosos.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Estão abertas as matrículas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), na rede municipal de ensino de Maceió. As vagas são destinadas às pessoas com idades a partir dos 15 anos que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos no tempo regular.

Segundo coordenador do Ejai em Maceió, José Rubens Lima, o município dispõe de 45 escolas com esta modalidade de ensino. “Queremos ampliar nossa matrícula este ano e atingir a nossa meta que é de dez mil alunos. Em Maceió, ainda temos um número elevado de pessoas sem o ensino fundamental nessa faixa etária de 15 anos acima. Essa mobilização é fundamental para que as pessoas procurem essas escolas em seus bairros, principalmente as recém-inauguradas que ficam no bairro do Rio Novo e no Eustáquio Gomes”, esclarece.
Sobre os documentos necessários para efetuar a matrícula, o coordenador destacou a necessidade da apresentação de um documento oficial com foto, CPF e o comprovante de residência. “Se o aluno tiver um comprovante de escolaridade, caso já tenha estudado, pode levar também. Servirá como referência, mas a falta desse documento não será impedimento para o aluno estudar. A coordenação pedagógica vai encaminhar esse aluno para fazer uma avaliação junto com um grupo de professores onde será definido o ano que ele vai estudar”, ressaltou.
Para os professores e coordenadores pedagógicos da Escola Major Bonifácio da Silveira, localizada no bairro do Bebedouro, a mobilização na divulgação das matrículas já começou. “Fizemos duas ações. Na primeira, fizemos visitas às casas na comunidade e no segundo momento fizemos panfletagem com bicicleta de som na praça principal do bairro, além de colarmos cartazes em casas comerciais, padarias, farmácias, supermercados, mercadinhos e quitandas”, revelou a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Salvione Tenório.
Ejai é uma modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos, que não deram continuidade a seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Coordenadores pedagógicos participam de formação na Semed


Coordenadores pedagógicos participam de formação com Júlio Furtado.
Foto: Ascom Semed
Pelo menos 30 coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino da capital participaram nesta quarta-feira (10) de um workshop com o professor, escritor e consultor Júlio Furtado. O encontro, realizado no Auditório Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi um momento de vivência e reflexão sobre a atuação dos educadores nas unidades de ensino.
O workshop é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio do convênio entre a Semed e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para promover integração e desenvolvimento pessoal.
“O objetivo do encontro é fortalecer a pessoa do coordenador. É um profissional que necessita de muita força interior para o exercício de suas funções, que normalmente refletem em muito estresse ”, pontuou Júlio Furtado.
Na oportunidade, o consultor também destacou a necessidade de se olhar o profissional como pessoa, dissociando-o da atividade que exerce. “O momento de vivência, quando cada um expõe seu cenário interior, demonstra o grau de estresse de cada um. Os profissionais precisam ter segurança psicológica para o exercício de suas atividades”, acrescenta Júlio Furtado, que realiza a formação em parceria com a psicóloga Vânia Aniz.
“As formações são importantes para refletir na prática escolar. Também teremos programações que serão desenvolvidas com professores e gestores da Secretaria”, frisou a coordenadora do Centro de Formação Paulo Freire, Isabel Melo.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pio X, localizada no Prado, Rejane Alves Guedes, parabenizou a iniciativa. “Participo das formações realizadas pelo professor Júlio Furtado desde 2017 e sempre avalio de maneira positiva. Hoje, o fato de ser ouvida, nos dá uma sensação muito boa. É muito bom e sempre faço o possível para participar”, resumiu.
Novas formações com o consultor Júlio Furtado estão previstas para junho, agosto, setembro, outubro e novembro.
Delane Barros / Ascom Semed

domingo, 7 de abril de 2019

Alunos participam de palestra sobre bullying


Cerca de 150 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de uma palestra em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola. O evento aconteceu na última quinta-feira (4), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola, com alunos do 9º ano das Escolas municipais João Sampaio e Silvestre Péricles.

Palestra aconteceu na Esmal
De acordo com o juiz da Comarca de Joaquim Gomes, o bullying é uma questão que precisa ser dada atenção. “O bullying é um problema subestimado que está no dia a dia das escolas. Minha participação aqui é preventiva para ouvir, informar e contribuir um pouco para pacificação desse conflito. Espero contribuir de alguma maneira para Educação dessas crianças e jovens”, ressaltou o magistrado.

O aluno da Escola Municipal João Sampaio, Yan Cristian, disse que esse momento teve um papel fundamental para alertar quem comete bullying. “A prática do bullying não é legal. A palestra mostra que as pessoas que cometem esse ato precisam ter mais empatia, precisam se colocar no lugar de quem sofre com isso”, relata o aluno.
A palestra teve o objetivo de alertar as escolas sobre a importância de combater o bullying no ambiente escolar.
Ascom Semed

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Educação inicia preparativos para concurso de quadrilhas


Apresentação Cultural. Foto: Ascom Semed
Nesta semana, a Rede Municipal de Ensino iniciou os preparativos para o Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed. O evento está na 18ª edição e é considerado um dos maiores espetáculos juninos da capital. O concurso, que será realizado de 4 a 6 de junho, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
De acordo com o coordenador de Ação Cultural da Semed, Tércio Smitt, o concurso tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina. “A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas e, no concurso, as apresentações serão acompanhadas pelo conjunto musical oferecido pela organização do evento, o trio forrozeiro”, garantiu.
Apresentação de quadrilha matuta. Foto: Ascom Semed
O coordenador explica que os grupos devem ser constituídos por no mínimo 10 e no máximo 20 pares. “Todos os integrantes da quadrilha devem ser alunos matriculados nas escolas e com frequência regular. Já o marcador poderá ser um membro da comunidade designado pela Direção da escola”, frisou.
Sobre as apresentações, o coordenador disse que a ordem será definida em um sorteio, com a presença dos representantes das quadrilhas, no dia 24 de maio , às 10h, na Semed. “Iremos divulgar nos e-mails corporativos das escolas inscritas a partir do dia 27 de maio. Os representes das quadrilhas que não estiverem presentes não poderão reclamar posteriormente”, pontuou.
De acordo com o regulamento, as inscrições serão realizadas no período de 02 de abril a 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Semed, no setor de Ação Cultural.
Apresentação de quadrilha matuta. Foto: Ascom Semed
O regulamento determina ainda que não será permitida a utilização de música mecânica durante as apresentações das quadrilhas. Músicas mecânicas somente serão aceitas para apresentações como coco de roda e dança da fita, conforme coreografias e ensaios.
Mais informações no Núcleo de Ação Cultural da Semed, no 3351-7082.
João de Oliveira Filho / Ascom Semed

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Alunos da Escola Paulo Bandeira participam de intercâmbio cultural


Crianças participaram de projeto
Os alunos da Escola Municipal Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, tiveram um dia especial nesta quinta-feira (4). Eles conheceram um pouco da Bélgica, país localizado no continente europeu. O momento de intercâmbio é parte do Projeto Educação pela Paz, que acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Organização Não Governamental (ONG) Maceió Voluntário.

A psicóloga belga Charlotte de Thomaz explicou aos alunos sobre o cotidiano em seu país, detalhando os costumes alimentares, o idioma, meios de transporte e os principais pontos turísticos do país.
Na plateia os alunos ouviam atentos e curiosos sobre cada peculiaridade da Bélgica. Um dos assuntos mais questionados era a alimentação. Os pequenos perguntavam sobre as frutas do país e ficaram surpresos, por exemplo, ao saber que não há jaqueiras e mangueiras por lá.
A representante do Maceió Voluntário, Maristela Positano, explica que os belgas passam três meses aqui no Brasil, custeados pelo governo da Bélgica, com o intuito de conhecer a cultura brasileira. “Eles têm muita curiosidade com nossa realidade e quando chegam acha tudo maravilhoso”, disse. Os visitantes já conheceram outras unidades da Rede Municipal no bairro do Jacintinho.
O Projeto Educação pela Paz abrange 13 escolas municipais inseridas em localidades de vulnerabilidade social.
Hebert Borges (estagiário)/ Ascom Semed

terça-feira, 2 de abril de 2019

Atualização cadastral de servidor municipal termina dia 12



A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) alerta os servidores que ainda não fizeram sua atualização cadastral sobre o término do prazo que se aproxima. A atualização cadastral pode ser feita até o dia 12 de abril e quem não realizar corre o risco de ter o pagamento suspenso. Cada servidor municipal poderá fazer a atualização cadastral, diretamente, no Portal do Servidor, no endereço http://servidor.maceio.al.gov.br.
De acordo com o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Semge, Israel Guerreiro, dos 14 mil servidores, apenas 4 mil já realizaram a atualização.
“O procedimento servirá para comprovação de dados à Prefeitura de Maceió. Além disso, a atualização cadastral está vinculada ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que foi instituído pelo decreto 8.373/2014, do Governo Federal para unificar a prestação de informações de trabalhadores no país. Vale ressaltar que o procedimento é obrigatório”, destacou Israel.
Segundo ele, a não realização da atualização poderá excluir o cadastro do servidor do sistema da Prefeitura, acarretando assim, a suspensão de pagamento.
O procedimento deve ser feito por todos os servidores ativos, efetivos e comissionados, além de estagiários e prestadores de serviços. O acesso deve ser feito com sua matrícula e senha no portal e devem ser preenchidas todas as informações solicitadas.
Em caso de dúvidas, basta procurar o setor de Recursos Humanos do órgão de lotação ou entrar em contato, diretamente, com a Semge pelo 3315-7100, ramal 7317.
Ascom Semge