Foto: Diogo Brandão
Lucas José da Silva (o primeiro da esquerda para a direita) obteve o melhor comportamento e ganhou um computador
O auditório do Sest/Senat, no bairro da Serraria, ficou lotado de estudantes da escola municipal Selma Bandeira, agraciados pelo programa Bombeiro Voluntário, executado em parceria pelo Corpo de Bombeiros e secretaria municipal de Educação (Semed). 40 estudantes de até 14 anos participaram da turma, que recebeu noções de cidadania, de direitos e deveres, direitos humanos, artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e exercícios físicos.
O trabalho resultou na melhora do comportamento dos alunos, conforme atesta a diretora da escola, Josefa Rodrigues Acioli. “Sem dúvida, que é gratificante constatar a mudança no comportamento desses garotos e garotas”, afirma Josefa.
De acordo com a diretora, o programa é executado há dois anos na unidade de ensino e, nesse período, seu maior desafio foi encontrar um espaço físico adequado. “Apesar das dificuldades, superamos os obstáculos e o resultado está aqui. Hoje, há uma lista enorme de pais e mães interessados em matricular os alunos na turma do próximo ano”, revela Josefa Acioli.
Os alunos que concluíram o curso de Bombeiro Voluntário receberam certificado e medalha. O primeiro colocado na avaliação do curso, Lucas José da Silva Santos, de 11 anos, foi agraciado com um computador. O coordenador do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caica), Cristóvão Alves, explicou que a formação foi executada ao longo dos dois últimos anos. “O Caica apoia a iniciativa de forma integral. Para isso, inclusive, destacamos uma técnica para acompanhar de perto a evolução do projeto”, afirma ele, numa referência a Maria das Graças Ferreira. Técnica da Semed, ela recebeu a atribuição de avaliar as atividades do grupo.
O coordenador do Bombeiro Voluntário, sargento Clezivaldo Cavalcante Rocha, acrescentou que o objetivo do programa é oferecer aos alunos noções que servirão para o mercado de trabalho, além de contribuir para o reforço das atividades escolares. O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, participou da formação, representando o órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário