Texto: Janaína Farias
A prova avalia o conhecimento em leitura e matemática das crianças do segundo ano do ensino fundamental |
Está prevista para os dias 27 e 28 de fevereiro, a realização da segunda etapa da Provinha Brasil 2012 nas escolas da rede municipal de ensino. A informação é do departamento de Ensino Fundamental que neste primeiro momento aplicará a prova nas escolas com calendário regular.
A provinha brasil é uma avaliação que verifica o nível de alfabetização de crianças que cursam o segundo ano de escolarização na esfera pública, no entanto devido a um atraso do Ministério de Educação (MEC) na distribuição do Kit impresso da prova a segunda etapa que deveria ser realizada ainda no ano passado abordará os alunos matriculados no 3º ano.
Reunião
De acordo com a técnica pedagógica Laudicea Souza, nesta quarta feira (19) será realizada, no auditório Paulo Freire, uma reunião com os educadores visando passar orientações acerca da aplicação do teste, intervenção pedagógica e apresentação de resultados relativos a 2008 a 2012.
A técnica informa que o cronograma para a realização da Provinha Brasil em algumas escolas será diferenciado. As escolas que concluíram 2012, mas não iniciaram 2013 como Pedro Barbosa, Denisson Menezes, D. Hélder e Higino Belo aplicará seu teste na 3º semana de aula.
Já as escolas que não concluíram 2012 como Paulo Bandeira e Octávio Brandão, a data da aplicação da prova será 15 dias antes do término do ano letivo para o alunos do 2º ano. A previsão da entrega do resultado ao departamento será de 15 dias.
A técnica pedagógica, Márcia Luna destacou que o teste é realizado em duas etapas durante o ano letivo: a primeira detecta o nível de conhecimento do aluno que está chegando naquela turma - o início do segundo ano de escolarização -quanto ao fim desse mesmo ano.
A prova será realiza em dois dias. Os alunos devem responder 20 questões leitura e 20 de matemática. O exame permite aos educadores identificar possíveis erros no processo de ensino- aprendizado. A avaliação servirá ainda de parâmetro para a melhoria do ensino e elaboração de projetos que contemplem a leitura e a escrita garantindo assim uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE).
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